O melhor baixista da história na opinião de Lemmy

Escolha recaiu sobre John Entwistle, que colocou o instrumento na linha de frente em seus tempos de The Who

Lemmy Kilmister se tornou baixista simplesmente porque era o instrumento que estava sobrando no Hawkwind. Antes disso, se aventurou pela guitarra, cujo estilo de tocar o influenciou pelo resto da carreira, mesmo em outra função.

De qualquer modo, o líder do Motörhead tinha seus preferidos. Em entrevista à revista Revolver, em 2002 (resgatada pelo site Far Out Magazine), o músico foi convidado a falar sobre o lendário John Entwistle, de fama mundial graças ao The Who.

“O melhor baixista da face da terra para mim, sem contestação. Ele estava tão no comando de seu instrumento. Você nunca o via piscar. Nunca deixou soar uma nota ruim que eu tenha ouvido. E ele era muito rápido com ambas as mãos. O solo de baixo em ‘My Generation’ é algo que você ainda se atrapalha tentando fazer agora. Além disso, uma coisa é tocar, outra é ter criado ele. E isso foi em 1964!”

- Advertisement -

De acordo com Lemmy, Entwistle tinha tudo: o poder, a bravura e a habilidade absoluta. É essa trindade que o separa do segundo colocado na lista.

“Paul McCartney é o número 2. Ele continua cedendo ao covarde que há nele, mas é um ótimo baixista.”

Lemmy Kilmister “nasceu para o baixo”

Em sua última entrevista, publicada pela Guitar World, Lemmy se rende e confessa que o objetivo de ser um guitarrista era um devaneio.

“Nasci para tocar baixo. Fui um guitarrista medíocre – não sabia tocar solo nem se precisasse para salvar minha vida. Mas era bom na guitarra rítmica. Tenho bom feeling, então provavelmente é daí que vem.”

Sobre John Entwistle

Iniciado no piano aos 7 anos, John Entwistle passou por vários instrumentos até chegar no baixo. Na escola, fundou a banda The Confederates, junto do amigo Roger Daltrey. O grupo tocava jazz, mas após o primeiro show, mudou de vez para o rock and roll.

Leia também:  O surpreendente maior artista da história na opinião de Bruce Dickinson

No início dos anos 1960 passou para o The Detours, que depois viraria o The Who, um dos nomes mais importantes e influentes da história. Venderam mais de 100 milhões de discos em todo o mundo nas quatro décadas posteriores.

Em algumas canções do grupo, assumiu os vocais principais. É considerado um dos primeiros a usar registro gutural, na música “Boris The Spider”, presente no álbum “A Quick One” (1966).

Foi o primeiro integrante da banda a lançar um trabalho solo. Também excursionou com a Ringo Starr’s All Starr Band e o The Best, que contava com Keith Emerson, Joe Walsh, Jeff Baxter e Simon Phillips.

John morreu dia 27 de junho de 2002, num quarto do Hard Rock Hotel & Casino em Paradise, Nevada. Uma stripper, que o acompanhava, tentou acordá-lo sem sucesso. A causa determinada foi um ataque cardíaco induzido pelo uso excessivo de cocaína.

Leia também:  Quando Matt Cameron recebeu notificação extrajudicial do Kiss na adolescência

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO melhor baixista da história na opinião de Lemmy
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades