Kirk Hammett improvisou solos de “72 Seasons” e mandou colegas do Metallica montarem

Guitarrista acredita que o improviso é essencial, não só durante gravações em estúdio, como em performances ao vivo

Além de ter sido mais colaborativo, o processo de criação do “72 Seasons”, novo álbum do Metallica, envolveu muito improviso – ao menos de um integrante. Segundo o guitarrista Kirk Hammett, vários dos seus solos foram concebidos dessa maneira durante as sessões.

Conversando com a Total Guitar, o músico explicou que o seu “ser” artístico tem tal característica naturalmente. Angus Young, do AC/DC, traz a mesma marca nas performances, em sua opinião.

“Antes de tudo, sou um músico de improviso. Percebi que praticamente tudo o que você faz é improviso. Qualquer composição é improvisação. Compor melodias é improvisar. Tocar guitarra é improvisar. Uma das coisas que eu amo em Angus é como ele nunca toca o mesmo solo duas vezes. Tenho que confessar que esse foi o álbum que eu finalmente mostrei minha fixação por ele.”

- Advertisement -

Como destacado no bate-papo, Kirk vem constantemente trabalhando em seu improviso – inspirado, de certa forma, pela música progressiva e pelo jazz fusion. Quando toca, acima de qualquer outra coisa, o principal para ele é o ritmo.

“O ritmo é tudo. Se você está no ritmo, realmente não importa o que você está tocando. Você pode até tocar notas fora da escala, mas se o ritmo estiver lá, você está brilhando. Depois de tocar guitarra por 40 anos, cheguei a essa conclusão.”

Solos de Kirk Hammett montados

Sendo assim, essa “filosofia” se estendeu para o “72 Seasons”. Enquanto o Metallica gravava o álbum, Kirk Hammett elaborou inesperadamente cerca de 30 solos e os entregou para o baterista Lars Ulrich e para o produtor Greg Fidelman “se virarem” com o material.

“Com esse álbum, eu intencionalmente improvisei 20, 30 solos, dei tudo para Lars e Greg e disse: ‘vocês editam’. Eu sei que vou tocar algo completamente diferente ao vivo, então cada vez que você ver o Metallica, vou proporcionar algo diferente. Quando você comprar um ingresso para um show do Metallica, você não vai ouvir versões engessadas do álbum.”

Kirk desdobra o pensamento das apresentações ao vivo. Para o guitarrista, é preciso oferecer ao público um incentivo, para que de fato compareçam aos shows e não só vejam vídeos pelo celular. A espontaneidade é uma das saídas.

“Tenho a intenção de tocar cada solo desse álbum de forma diferente quando tocarmos ao vivo. Se você assistir a vídeos antigos de Ritchie Blackmore, Jeff Beck ou até mesmo Michael Schenker, eles não estão tocando os solos do álbum, eles estão tocando o que querem. Eu amo isso porque é um momento real de honestidade.”

Metallica e a turnê “M72”

No fim de abril, o Metallica iniciou a turnê “M72”, promovendo o álbum “72 Seasons”. O giro tem uma nova proposta, com dois shows em cada cidade e diferentes atrações de abertura e setlists em cada uma das datas. Há também um novo design de produção, com o resgate do famoso snake pit (área em frente ao palco circulada por passarelas onde os músicos transitam). Ainda não há datas confirmadas no Brasil.

Leia também:  Living Colour lançou “Vivid” há 36 anos; veja outros fatos da música em 3 de maio

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesKirk Hammett improvisou solos de “72 Seasons” e mandou colegas do Metallica...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades