Billy “The Kid” Emerson, um dos primeiros compositores do rock, morre aos 97 anos

Descoberto por Ike Turner, músico teve canções gravadas por Elvis Presley, Buddy Guy e Junior Wells, entre outros

O músico americano Billy “The Kid” Emerson teve sua morte confirmada aos 97 anos. Ele era o último compositor da equipe original da Sun Records ainda vivo. A causa não foi confirmada.

Nascido em 21 de dezembro de 1925 em Tarpon Springs, uma pequena cidade da Flórida, William Robert Emerson aprendeu piano na igreja e começou a se apresentar com vários grupos locais, antes de servir a Marinha na Segunda Guerra Mundial.

- Advertisement -

A seguir, tocou com vários artistas, como Ivory Mitchell, Billy Battle e Alfonso Brown, antes de retornar ao exército, desta vez na força aérea, por alguns meses no final de 1952.

Neste período, foi notado por Ike Turner, que o incluiu em seu conjunto Kings of Rhythm como cantor. Na primeira sessão para a Sun Records, em janeiro de 1954, conheceu o produtor Sam Phillips. Após o pequeno sucesso obtido por seus dois primeiros singles, montou o próprio grupo, liderado pelo pianista Phineas Newborn.

Leia também:  “Nunca fiz parte do Sepultura, sempre fui autônomo”, diz Eloy Casagrande

Os maiores sucessos de Billy “The Kid” Emerson foram “Red Hot” e “When it Rains it Pours”. Em um país de alta segregação racial, elas se tornaram mais conhecidas graças às regravações de Billy Lee Riley e Elvis Presley, respectivamente.

Na década de 1960, Emerson partiu para Chicago onde gravou para a Vee-Jay e a Chess Records. À época, trabalhou com nomes como Little Walter, Junior Wells, Willie Mabon, Hound Dog Taylor, Sonny Boy Williamson e Freddie King. Teve suas canções são gravadas por vários artistas desde então, incluindo Buddy Guy, Lonnie Brooks, Larry Williams, Little Miss Cornshucks e Dee Clark.

A partir de 1970, fez raras aparições artísticas, tendo se firmado como pastor protestante sob o nome Reverendo William R. Emerson. Da década de 1980 em diante, foi reverenciado (com o perdão do oportunismo) por Ry Cooder, Lonnie Brooks, The Fabulous Thunderbirds, Carey Bell, Sean Costello e Jimmie Vaughan, entre outros, que incluíram suas obras no repertório.

Leia também:  Guns N’ Roses está “tentando” fazer novo álbum, diz Slash

Em 2009, a Bear Family Records lançou a compilação “Red Hot: The Sun Years, Plus”, antologia mais completa da carreira do artista. Seus últimos anos de vida foram em Oak Park, cidade localizada no estado americano de Illinois, onde ministrava seus cultos.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasBilly “The Kid” Emerson, um dos primeiros compositores do rock, morre aos...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades