Kiss lançou “Unmasked” há 44 anos; veja outros fatos da música em 20 de maio

Data marca também o lançamento de um álbum importante do Foo Fighters e do filme "Let It Be", dos Beatles

  • Leia mais sobre:
  • Kiss

Há 44 anos, em 20 de maio de 1980, o Kiss lançava “Unmasked”, seu 8º disco de estúdio. Traz ainda mais influências da música pop/disco vindas do álbum anterior, “Dynasty”. Teve bateria gravada pelo músico de estúdio Anton Fig, embora Peter Criss seja creditado.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 20 de maio de outros anos:

- Advertisement -

-> Há 27 anos, em 20 de maio de 1997, o Foo Fighters lançava “The Colour and the Shape”, seu 2º disco de estúdio. Foi o primeiro como banda, já que o anterior havia sido gravado apenas por Dave Grohl. “My Hero”, “Monkey Wrench” e “Everlong” saíram como singles.

-> Hoje, Cher faz 78 anos. A cantora, que nasceu em 20 de maio de 1946, surgiu com o duo Sonny & Cher, junto do marido, mas logo iniciou uma carreira solo de sucesso, com mais de 100 milhões de discos vendidos. Além da música pop, flertou com gêneros como blues, R&B, hard rock e mais.

-> Há 11 anos, Ray Manzarek nos deixava. O tecladista do The Doors morreu em 20 de maio de 2013, aos 74 anos, de câncer. Ele tocou em todos os álbuns da banda e era notório por fazer o papel de um baixista em seu instrumento.

-> Há 54 anos, em 20 de maio de 1970, era lançado o filme “Let It Be”, dirigido por Michael Lindsay-Hogg. Mostra ensaios e gravações do que viria a ser o álbum “Let It Be”, o último dos Beatles. Foi reeditado por Peter Jackson como “The Beatles: Get Back”.

-> Há 12 anos, Robin Gibb nos deixava. O vocalista do Bee Gees morreu em 20 de maio de 2012, aos 62 anos, vítima de câncer. Com exceção de “Cucumber Castle” (1970), participou de todos os álbuns do grupo com os irmãos Barry e Maurice.

-> Há 80 anos, em 20 de maio de 1944, nascia Joe Cocker. O cantor morreu em 22 de dezembro de 2014, aos 70 anos, vítima de câncer. Ficou conhecido principalmente pelas regravações de outros artistas, nas quais incorporava elementos próprios.

-> Há 21 anos, em 20 de maio de 2003, o Deftones lançava “Deftones”, seu 4º disco de estúdio. Originalmente intitulado “Lovers”, foi o último a ser produzido por Terry Date até “Ohms” (2020). As músicas “Hexagram” e “Minerva” saíram como singles.

-> Há 19 anos, em 20 de maio de 2005, o Crashdïet lançava “Rest in Sleaze”, seu disco de estreia. É o único com o vocalista Dave Lepard, que cometeu suicídio em 2006. “Riot in Everyone”, “Knokk ‘Em Down”, “Breakin’ the Chainz” e “It’s a Miracle” saíram como singles.

-> Há 39 anos, em 20 de maio de 1985, Robert Plant lançava “Shaken ‘n’ Stirred”, seu 3º disco solo. Não repetiu o sucesso dos álbuns anteriores, embora a música “Little By Little” tenha obtido destaque na parada americana. “Sixes and Sevens” também saiu como single.

Leia também:  Courtney Love e Melissa Auf Der Maur se reúnem em estúdio após mais de duas décadas

-> Há 13 anos, em 20 de maio de 2011, o Matanza lançava “Odiosa Natureza Humana”, seu 5º disco de estúdio. Marcou as estreias em estúdio do baterista Jonas e do guitarrista Maurício Nogueira. Entre seus destaques, estão “Remédios Demais” e “Saco Cheio e Mau-Humor”.

-> Há 27 anos, em 20 de maio de 1997, Sammy Hagar lançava “Marching to Mars”, seu 10º disco solo. Primeiro álbum do vocalista após sua saída do Van Halen, traz participações de nomes como Slash, Matt Sorum, Ronnie Montrose e Denny Carmassi, entre outros.

-> Há 27 anos, em 20 de maio de 1997, John Fogerty lançava “Blue Moon Swamp”, seu 5º disco solo. Vencedor de um Grammy como Melhor Álbum de Rock, traz várias participações de grupos vocais e músicos como Chad Smith (bateria) e Donald “Duck” Dunn (baixo).

-> Há 43 anos, em 20 de maio de 1981, Elton John lançava “The Fox”, seu 15º disco de estúdio. Parte de seu material apresenta sobras do álbum anterior, “21 at 33” (1980). Jeff Porcaro, Steve Porcaro e Steve Lukather, todos membros do Toto, fazem participações.

-> Há 39 anos, em 20 de maio de 1985, o Night Ranger lançava “7 Wishes”, seu 3º disco de estúdio. Traz os singles “Sentimental Street”, “Goodbye” e “Four in the Morning (I Can’t Take Anymore)”, escrita por Jack Blades na hora citada no título (às 4 da manhã).

-> Há 72 anos, nascia Andy Johns. O produtor musical, que nasceu em 20 de maio de 1952, morreu em 7 de abril de 2013, aos 61 anos, vítima de problemas estomacais. Seu currículo inclui trabalhos com Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Rolling Stones, Van Halen, Rod Stewart e outros.

-> Há 58 anos, em 20 de maio de 1966, John Entwistle e Keith Moon deixavam o The Who após se atrasarem para chegar a um show. Roger Daltrey e Pete Townshend iniciaram com membros da banda de abertura. Moon e Entwistle chegaram, não gostaram e tretaram. Eles voltaram à formação na semana seguinte.

-> Há 26 anos, em 20 de maio de 1998, o baterista Bill Ward sofria um ataque cardíaco durante um ensaio para a parte europeia da turnê de reunião do Black Sabbath, em Londres. Ele teve de ser levado a um hospital e conseguiu se recuperar, mas Vinny Appice teve que substituí-lo naquela etapa da tour.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

  • Leia mais sobre:
  • Kiss
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaKiss lançou “Unmasked” há 44 anos; veja outros fatos da música em...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades