Como os Beatles influenciaram o Green Day em “American Idiot”, segundo Billie Joe

Álbum lançado vinte anos atrás reabilitou a carreira da banda e se tornou uma de suas principais referências

Quando o Green Day lançou “American Idiot”, em 2004, a banda já havia vivenciado sua explosão com “Dookie” (1994) e, apesar de ainda prestigiada, experimentava um declínio de vendas e popularidade. A ópera roqueira ajudou a recolocá-los em um alto patamar, com direito a obter respeito até mesmo de quem desdenhava de seu estilo.

As inspirações para o trabalho foram muitas, mas uma se sobressaía: os Beatles. Quem garante é o vocalista e guitarrista Billie Joe Armstrong. Em artigo celebrando duas décadas do material, o músico reconheceu a referência do quarteto de Liverpool nas estruturas buscadas para as composições.

- Advertisement -

Disse o frontman à Billboard, também mencionando um trabalho icônico do The Who:

“As melodias são baseadas na tradição de Lennon e McCartney. Estávamos tentando ampliar o material, levar nossas melodias e toda a ideia do Green Day a um nível que pensamos que poderia ser o nosso momento ‘Tommy’, ou o nosso ‘Sgt. Peppers’.”

“‘American Idiot’ mudou minha vida”

Armstrong também contou um fato ocorrido recentemente, quando um fã o abordou no BRIT Awards, em Londres.

“Ele disse: ‘American Idiot mudou minha vida’. E eu respondi: ‘Mudou minha vida também!’. E é verdade, mudou tudo para mim. Realmente me fez sentir que posso abrir as asas. Provou que, se você tiver coragem, pode fazer acontecer. Quando você tem um palpite de que é hora de fazer uma grande declaração, musicalmente, e isso é reconhecido, é a melhor sensação de todas.”

Leia também:  Ozzy está “desesperado” para reunir Black Sabbath original, segundo Geezer Butler

Sobre o álbum do Green Day

Disponibilizado em 20 de setembro de 2004, “American Idiot” é o sétimo álbum de estúdio do grupo. Conceitual, é descrito por seus próprios integrantes como uma “punk rock opera”. É considerado um dos clássicos modernos do estilo por mídia e público.

Impulsionado por singles como a faixa-título, “Boulevard of Broken Dreams”, “Holiday”, “Wake Me Up When September Ends” e “Jesus of Suburbia”, vendeu mais de 16 milhões de cópias até hoje. Ganhou disco de ouro no Brasil.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo os Beatles influenciaram o Green Day em “American Idiot”, segundo Billie...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades