O momento em que Paul McCartney soube que os Beatles estavam mudando o mundo

Sucesso nos Estados Unidos fez com que os músicos se dessem conta de que haviam alcançado um patamar acima do imaginado

Os Beatles promoveram revoluções (sim, mais de uma) na cultura jovem. Seja através da música, do comportamento, do visual, das posturas, o quarteto de Liverpool abriu caminho e influenciou todas as gerações posteriores.

Parece até surreal quando mensuramos o tamanho que uma banda de música alcançou, por mais genial que fosse. Mas o fato é que realmente aconteceu.

- Advertisement -

E houve algum momento em que a ficha deve ter caído para os próprios protagonistas. Em declaração ao seu site oficial, Paul McCartney comentou sobre quando se deu conta.

“Acho que foi quando alcançamos nosso primeiro grande sucesso nos Estados Unidos. Comecei a perceber que a atenção não era apenas local.”

A coisa ganhou dimensão ainda maior quando o Fab Four lançou seu álbum mais revolucionário.

“Foi na época de Sgt Pepper quando começamos a ver nossas roupas e a música que estávamos fazendo sendo copiadas em nível internacional. Embora isso já tivesse acontecido antes em casa, com as pessoas cortando o cabelo como os Beatles e todos se vestindo de maneira semelhante, foi em torno de ‘Sgt. Pepper’ que você podia sentir o movimento mundial. Você podia sentir que as pessoas na Califórnia estavam pensando sobre o que você estava dizendo. E foi aí que as pessoas começaram a nos falar: ‘Uau cara, você sabe que sua música mudou minha vida!’ Então, acho que foi nessa época que comecei a pensar que estava mudando o mundo.”

Beatles e “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”

Lançado em 26 de maio de 1967, “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” representou uma quebra de vários paradigmas no mundo pop, inovando em aspectos de produção, arte e promoção.

Leia também:  Por que o Black Sabbath mudou em “Tyr”, segundo Tony Martin

É considerado o momento em que os álbuns passaram a ter um sentido mais amplo, indo além de uma simples compilação de músicas sem linearidade, estabelecendo os padrões do que viriam a ser os futuros trabalhos conceituais.

A banda que dá nome ao play é uma ideia de Paul McCartney, visando estabelecer um alter ego que permitiu ao grupo experimentar com outros estilos fora do contexto da música popular.

Vendeu mais de 32 milhões de cópias, chegando ao topo das principais paradas do planeta. No Brasil, ganhou premiação de ouro. Foi o primeiro disco de rock a ganhar o Grammy na categoria Álbum do Ano – além de ter faturado outras três estatuetas.

Leia também:  Por que Nita Strauss foi negada em 1º teste para banda de Alice Cooper

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO momento em que Paul McCartney soube que os Beatles estavam mudando...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

3 COMENTÁRIOS

  1. Ouvi o Sgt Peppers aos 14 anos de idade. era uma época que os LP eram caros e nada desse album foi disponibilizado em single, o que foi um avancona época. A irmã de um colega de ginásio me emprestou um exemplar da Odeon, mono. que espetáculo. Hoje, 55 anos depois, quando ouço esse album agora em BD, ainda me surpreendo. Esse colega eventualmente aparece por aqui, ocasião em que conversamos ouvindo os Beatles.

  2. Os Beatles foram a maior e melhor banda de rock de todos os tempos. Em menos de 9 anos portanto foram breves de mais e levando em consideração que começaram a gravar em 1962, e já em 1966 deixaram de fazer concertos ao vivo para se dedicarem apenas ao estúdio de gravações no caso a Apple.
    Comparando com seus rivais amigos como os Rolling Stones que até hoje não terminaram a banda onde morre um põe outro no lugar até quem sabe um dia morra por ex. Keith Richards e Mick Jagger resolva de vez encerrar com a banda que por mais de meio século encanta gerações tocando e cantando as músicas da melhor fase criativa que começa em 1964 e vai até 1971, já com Mick Taylor no lugar do genial Brian Jones que após ter sido “retirado” às pressas da banda acaba
    morrendo afogado na piscina da mansão de Mick Jagger.
    Mas os quatro cavaleiros do Apocalipse não se deram tal luxo.
    Os Beatles foram honestos com os fãs e por brinde deixaram canções eternas que foram cover de nomes como Frank Sinatra, Ray Charles, Elvis Presley, Tina Turner e tantos e tantos outros como Joe Cocker que
    marcou época no festival de Woodstock com a música With a Little Help from my Friends até a memorável interpretação de Wilson Picket com Hey Jude, uma obra prima do Paul McCartney.
    pra vocês qual a mais revolucionária banda de todos os tempos: Led Zeppelin e os plágios de Jimmy Page em
    Wholla lotta Lover ? De William Dixon? Brincadeiras a parte….era isso!

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades