A inegável importância de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, dos Beatles

Lançado em 26 de maio de 1967, oitavo álbum de estúdio da banda britânica inovou e estabeleceu padrões para a música pop como um todo

Não é exagero dizer que “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” é o disco mais importante da história. Inclusive, é assim que o oitavo álbum dos Beatles acaba sendo descrito por boa parte dos especialistas no assunto.

Para entender a importância deste trabalho, divulgado em 26 de maio de 1967, é necessário “voltar no tempo”. Na época em que o disco foi concebido, o rock (sem o roll) e a música pop no geral ainda estavam em desenvolvimento. O mundo havia visto o surgimento de gigantes como Elvis Presley e Frank Sinatra, mas a música popular, como um todo, era simplória.

- Advertisement -

A complexidade chegou em grande escala após o lançamento de “Pet Sounds”, dos Beach Boys, liberado em 1966. O álbum foi a grande inspiração para “Sgt. Pepper’s”, mas não obteve tanto sucesso ou reconhecimento na época.

O cenário era interessante para os Beatles. De certo modo, o grupo se propôs a ampliar o que foi feito em “Pet Sounds” – e, por não contarem com a mesma concorrência em termos de popularidade, acabariam com o título de “inovadores”.

Mesmo assim, “Sgt. Pepper’s” inovou. A aura experimental encontrada nesse disco é inédita, até mesmo, se comparada ao também influente “Pet Sounds”.

https://www.youtube.com/watch?v=GFKSeV17-w0

Leia também:

Imagem arranhada: o combustível

A imagem dos Beatles estava um pouco arranhada antes deste trabalho, especialmente nos Estados Unidos, em função da famosa declaração em que John Lennon disse que sua banda era mais popular que Jesus Cristo.

A polêmica foi somada ao cansaço gerado pela agenda puxada e falta de estrutura para turnês naqueles tempos, levando a outra controversa decisão: os Beatles pararam de fazer shows. A notícia também não foi bem recebida pelos fãs, que queriam ver a banda nos palcos.

Leia também:  O guitarrista da África elogiado por Kirk Hammett (Metallica)

O grupo se justificou, dizendo, também, que suas músicas estavam ficando complexas demais para serem reproduzidas por apenas quatro pessoas em apresentações ao vivo. Não deixa de ser verdade.

Fato é que tudo isso serviu como combustível para que os Beatles superassem a si próprios. E isso aconteceu.

Beatles? Não, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band

Para tirar a pressão dos ombros, os Beatles trabalharam como se não fossem os Beatles. Após sugestão de Paul McCartney, o grupo adotou a alcunha que dá nome ao disco: a Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Banda de Corações Solitários do Sargento Pimenta, em tradução grosseira para o português).

Apesar de ser uma atitude simplória, a “mudança” fez com que John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr trabalhassem no novo disco sem a mentalidade de que deveriam entregar um típico disco dos Beatles. Um ambiente inventivo.

Boa parte dos experimentos de “Sgt. Pepper’s” está no uso de técnicas distintas de gravação, como o processamento de sinal, registro por meio de unidade DI, controle de diapasão, processamento digital via Ambiophonics e Automatic double tracking (ADT), técnica que realça sons por meio de delays. Alguns desses métodos soam até obsoletos hoje em dia, mas criaram camadas e texturas inéditas para a época.

Musicalmente, “Sgt. Pepper’s” ofereceu uma espécie de “guia” para trabalhos de rock e pop que viriam na sequência. A pegada teatral e a mistura de diversas influências a uma concepção psicodélica marcam o álbum, que tem pitadas de avant-garde, música clássica, blues, jazz e muito mais.

Leia também:  A cultuada música dos Beatles em “Abbey Road” que Paul McCartney admite cópia

A concepção visual de “Sgt. Pepper’s” também era ousada. O trabalho gráfico, que começa na capa e atravessa todo o encarte, se tornou icônico. Foi, também, um dos primeiros álbuns conceituais – com uma temática que guia todas as letras – da música.

Êxito

“Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” fez sucesso merecidamente. Em 2011, estimava-se que mais de 32 milhões de cópias do álbum haviam sido vendidas em todo o mundo. A crítica especializada ainda aplaude “Sgt. Pepper’s” e o cita como um dos discos mais influentes da história da música – se não o mais importante.

Entretanto, a importância vai além dos números e do reconhecimento da crítica. O oitavo disco de estúdio dos Beatles ditou – e ainda dita – tendências na música pop.

Beatles – “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”

  • Lançado em 26 de maio de 1967 pela Parlophone;
  • Produzido por George Martin.

Faixas:

  1. Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band
  2. With a Little Help from My Friends
  3. Lucy in the Sky with Diamonds
  4. Getting Better
  5. Fixing a Hole
  6. She’s Leaving Home
  7. Being for the Benefit of Mr. Kite!
  8. Within You Without You
  9. When I’m Sixty-Four
  10. Lovely Rita
  11. Good Morning Good Morning
  12. Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Reprise)
  13. A Day in the Life

Leia também:

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA inegável importância de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, dos Beatles
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades