Avantasia mantém linha de álbuns recentes em “A Paranormal Evening With the Moonflower Society”

Disco conserva os aspectos dramáticos, dando um clima quase cinematográfica ao roteiro desenvolvido pelo líder Tobias Sammet

Com o Edguy encerrado até segunda ordem, Tobias Sammet tem dedicado tempo integral de sua vida ao Avantasia. O projeto, que teve um início totalmente power metal, foi agregando novas características com o passar dos discos, ganhando aspectos dramáticos quase cinematográficos.

Se os fãs dos primórdios sentem falta da sonoridade dos dois volumes da “The Metal Opera”, não dá para dizer que a proposta recente não tenha sido um sucesso. Vide o fato de “Moonglow”, álbum anterior, ter sido o primeiro da carreira do frontman a alcançar o topo da parada alemã, após três 2º lugares consecutivos com seus antecessores.

- Advertisement -

O novo capítulo da saga se chama “A Paranormal Evening With the Moonflower Society”. Gravado em tempos pandêmicos, a obra mostra que Tobias se cercou de uma espécie de núcleo de cantores. Talvez pelas logísticas ou por conta de uma estabilidade, não há grandes surpresas na escalação. O lado positivo é que todos já compreendem a proposta do projeto e não se sentem estranhos no ninho, como pareceu em alguns outros momentos mais ousados.

A faixa de abertura, “Welcome to the Shadows”, traz um momento solo de Sammet, com várias referências aos plays mais recentes. A seguir é a vez de “The Wicked Rule the Night”, disponibilizada como primeiro single e que conta com a participação de Ralph Scheepers (Primal Fear). Dá para entender a ideia na escolha pela fácil assimilação, mas está longe de figurar entre as melhores do tracklist.

Floor Jansen (Nightwish) faz sua primeira aparição em “Kill the Pain Away”, um daqueles casos onde o convidado dá características próprias à composição. Poderia facilmente ser uma canção da holandesa em sua banda principal ou projetos. Os saudosistas irão vibrar em “The Inmost Light”, com Michael Kiske reaproximando o som da proposta original – além de lembrar que esta foi a primeira ponte estabelecida para seu retorno ao Helloween.

Leia também:  David Gilmour anuncia “Luck and Strange”, 1º álbum solo em 9 anos

Floor retorna para a balada “Misplaced Among the Angels”, também anteriormente disponibilizada como single. É a vez de Jorn Lande, um dos maiores parceiros de Tobias em toda a história da empreitada. “I Tame the Storm” traz o protagonista apostando em um registro mais potente e conquista o ouvinte. Sempre que Ronnie Atkins (Pretty Maids, Nordic Union) faz uma aparição é impossível não lembrar de sua luta contra um câncer em estágio 4. A entrega de sua interpretação em “Paper Plane” ratifica a qualidade do material que vem oferecendo nos últimos anos, correndo contra o tempo.

O inglês Bob Catley (Magnum) foi redescoberto por toda uma geração graças ao Avantasia. Ele comparece novamente em “The Moonflower Society”, um épico com toques de AOR/melodic rock em sua fórmula, registrando um dos melhores momentos de toda a audição. Eric Martin (Mr. Big) se entrosou tão bem com a proposta que novamente se faz presente em “Rhyme and Reason”. Não deixa de ser curioso conferir um genuíno representante do hard oitentista americano se aventurando pelo power metal.

Outro representante estadunidense que vem se mostrando um entusiasta do trabalho de Tobias é Geoff Tate. A eterna voz do Queensrÿche dá as caras em “Scars”, alternando ritmos e climas durante a execução. Encerrando o álbum, os fieis escudeiros Michael Kiske e Jorn Lande voltam em “Arabesque”. Com mais de 10 minutos, a música já nutre uma expectativa por certas características no título. E elas aparecem logo no início, transportando o ouvinte por terras árabes. Um tema até certo ponto batido no subgênero aqui praticado, mas vale pela qualidade da composição e por reunir vozes de tamanha envergadura.

Leia também:  Hammerfall anuncia novo álbum “Avenge the Fallen” e lança single

“A Paranormal Evening With the Moonflower Society” não irá mudar a opinião de ninguém sobre o Avantasia. Mas é um disco que mostra novamente o que levou Tobias Sammet a ter criado uma das óperas metálicas mais bem-sucedidas da história, adquirindo patamares de espetáculo teatral.

Colocando prós e contras na balança, o saldo é mais do que positivo. Especialmente quando o lado Helloween se coloca acima do lado Meat Loaf.

Ouça “A Paranormal Evening With the Moonflower Society” a seguir, via Spotify, ou clique aqui para conferir em outras plataformas digitais. A edição em CD físico chegará por meio da Shinigami Records.

O álbum está na playlist de lançamentos do site, atualizada semanalmente com as melhores novidades do rock e metal. Siga e dê o play!

Avantasia – “A Paranormal Evening With the Moonflower Society”

  1. Welcome to the Shadows
  2. The Wicked Rule the Night (feat. Ralf Scheepers)
  3. Kill the Pain Away (feat. Floor Jansen)
  4. The Inmost Light (feat. Michael Kiske)
  5. Misplaced Among the Angels (feat. Floor Jansen)
  6. I Tame the Storm (feat. Jorn Lande)
  7. Paper Plane (feat. Ronnie Atkins)
  8. The Moonflower Society (feat. Bob Catley)
  9. Rhyme and Reason (feat. Eric Martin)
  10. Scars (feat. Geoff Tate)
  11. Arabesque (feat. Jorn Lande & Michael Kiske)

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioLançamentosAvantasia mantém linha de álbuns recentes em “A Paranormal Evening With the...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades