Jon Bon Jovi abre o jogo pela primeira vez sobre problemas vocais recentes

Cantor disse ter passado por reconstrução das cordas vocais e procedimento complementar: “se eu não puder ser ótimo, estou fora”

A saúde vocal de Jon Bon Jovi tem sido discutida por fãs e crítica especializada há alguns anos. A situação inspirou preocupações especialmente na última turnê, que promoveu o álbum “Bon Jovi 2020” com uma série de datas na América do Norte no ano de 2022.

­

- Advertisement -

Mesmo com uma sequência menor de apresentações e o uso de afinações mais graves para os instrumentos, o cantor não conseguiu entregar uma performance satisfatória. E como o último show completo ocorreu em abril do ano citado, ainda não foi possível conferir se a situação de Jon melhorou.

O próprio artista deu poucas entrevistas desde então — e quando resolveu falar, não abordou esse assunto. Porém, durante uma sessão de perguntas e respostas promovidas pela Pollstar Live — durante a qual ele recebeu um prêmio pelo 40º aniversário do Bon Jovi —, Jon quebrou o protocolo e reconheceu os problemas. Além disso, revelou ter passado por uma cirurgia reconstrutiva nas cordas vocais, bem como um procedimento complementar chamado medialização.

Inicialmente, conforme transcrição do Ultimate Classic Rock, ele disse:

“Tornou-se de conhecimento público agora, mas fiz uma grande cirurgia reconstrutiva em minhas cordas vocais e nunca tive nada parecido com isso. Então tem sido um caminho difícil, mas encontrei um médico na Filadélfia que fez algo chamado medialização, porque uma das minhas cordas estava literalmente atrofiada.
Às vezes as pessoas ficam com nódulos; isso é bastante comum. Às vezes, desvios de septo e coisas assim prejudicam as cordas. A única coisa que já esteve no meu nariz foi meu dedo. Portanto, foi muito difícil nesta última década ter que lidar com algo que foi fora do meu controle.”

A medialização citada por Jon Bon Jovi é, de acordo com o site Jefferson Health, “um procedimento no qual a prega vocal paralisada é empurrada para o meio, para que a prega vocal funcional possa fechar adequadamente para recuperar a função vocal normal e a capacidade de deglutição”.

Um artigo publicado pela FORL (Fundação Otorrinolaringologia) aponta que os objetivos da medialização são: “restauração da boa qualidade vocal, melhora da função respiratória e proteção da via aérea”. As indicações são: “paralisia ou paresia de corda vocal (cuja etiologia deve ser investigada e que não seja câncer); presbilaringe ou outras causas de arqueamento da corda vocal; sulcus vocalis e deformidades relacionadas; e cicatrizes ou ausência de corda vocal (pós-cordectomia)”.

Leia também:  Com direito a surpresas, Bruce Dickinson encanta com estreia solo em Porto Alegre

Durante a sessão de perguntas e respostas, Jon disse que o procedimento foi necessário porque sua corda vocal saudável estava sendo muito forçada para compensar a mais fraca.

“Colocaram um implante plástico e, nos últimos dois anos, estive em reabilitação, me recompondo. Mas estou chegando muito perto de ideal. Fiz na última sexta (2), na cerimônia de premiação MusiCares, minha primeira apresentação ao vivo em dois anos. Um novo disco está pronto. Então agora eu só quero voltar a praticar duas horas e meia por noite, quatro noites por semana, antes de sair para a estrada de verdade. Mas estou confiante no meu médico.”

“Se não puder ser ótimo, estou fora”

Ainda em sua declaração à Pollstar Live, Jon Bon Jovi afirmou não saber se voltará a fazer turnês. O vocalista disse que só retomará o trabalho na estrada se estiver realmente bem.

“Minha saúde tem sido, antes de tudo, um tema de discussão, mas estou no caminho certo para a recuperação. Se eu não puder ser ótimo, estou fora. E acho que o documentário que estamos prestes a lançar (‘Thank You, Goodnight: The Bon Jovi Story’) aborda tudo isso. O nome dele é ‘Obrigado, Boa Noite’ por um motivo. […] A esperança é que eu possa sair e celebrar desta vez, porque estou muito animado com isso. Mas se não consigo fazer isso no nível ao qual estou acostumado, então não há mal nenhum nisso.”

Rumores de Bon Jovi no Brasil

De acordo com o jornalista José Norberto Flesch, o Bon Jovi retornará ao Brasil, entre os meses de setembro e outubro, com uma turnê que celebra suas quatro décadas de fundação. O grupo foi criado em 1983, mas seu álbum de estreia, homônimo, saiu no ano seguinte.

Datas e cidades não foram reveladas, já que o anúncio oficial sequer foi feito. Contudo, a informação vai ao encontro de uma declaração feita pelo prefeito de Manaus, David Almeida, ainda em 2022. Ao receber o Guns N’ Roses para um show na cidade na época, o político afirmou que Bon Jovi e Aerosmith se apresentariam na capital amazonense em 2024. A situação do segundo grupo é um pouco mais improvável, já que sua turnê de despedida foi cancelada devido a problemas de saúde do vocalista Steven Tyler.

Leia também:  Summer Breeze: Biohazard e Brasil, feitos um para o outro

Caso seja confirmada, a visita da banda americana ao Brasil seria a nona de sua carreira. Eles vieram anteriormente em 1990, 1993, 1995, 2002, 2010, 2013, 2017 e 2019. As três últimas ocasiões se deram para o festival Rock in Rio, além de datas fora da capital fluminense.

Planos atuais

Faz algum tempo que circulam rumores mais intensos de uma possível volta do guitarrista Richie Sambora ao Bon Jovi. Porém, conforme indicado por Phil X, não deve passar disso.

Em entrevista ao podcast Kenny Aronoff Sessions (via Ultimate Classic Rock), o atual guitarrista da banda revelou que um novo álbum de inéditas foi gravado há pouco pela atual formação. O sucessor de “Bon Jovi 2020” foi registrado em Nashville e, segundo X, traz algumas particularidades em comparação aos últimos trabalhos.

Ele disse:

“Acabamos de fazer um novo disco em Nashville. Ficamos lá por cinco semanas. Estou muito animado com isso. Houve alguns momentos em que estávamos todos colaborando em grupo. Tive flashbacks de assistir a um documentário dos Eagles e eles estavam no estúdio criando o ‘Hotel California’ (1976). Senti aquela vibração e fiquei arrepiado.”

Phil, que faz parte da banda desde 2013, ficou surpreso com a receptividade do patrão no que diz respeito às suas ideias. Embora já tenha participado de outros dois álbuns, ele nunca emplacou um crédito por composição.

“Havia músicas em que eu pensava: ‘acho que essa ponte deveria começar assim’. E Jon dizia: ‘boa ideia, X’. E então seguíamos por esse caminho. Eu até pensava: ‘bom trabalho, X?’. Meus pelos do braço ficavam arrepiados. ‘O que diabos acabou de acontecer?’.”

Além de Jon Bon Jovi e Phil X, o Bon Jovi conta atualmente com David Bryan (teclados), Tico Torres (bateria) e Hugh McDonald (baixo), além dos músicos de turnê Everett Bradley (percussão) e John Shanks (guitarra). O último citado foi coprodutor de todos os álbuns da banda desde “Have a Nice Day” (2005).

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasJon Bon Jovi abre o jogo pela primeira vez sobre problemas vocais...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades