Toto não se importava em ser rock ou R&B, diz David Paich

Tecladista e vocalista foi um dos fundadores da banda, tendo contribuído com vários de seus maiores hits

Tecladista e vocalista, David Paich é membro fundador e coautor dos maiores sucessos do Toto, tendo contribuído com a banda em 17 álbuns. 40 milhões de discos vendidos depois, a maior crítica em relação ao grupo reside no fato de ele ser rock demais para os ouvidos pop, ao mesmo tempo que é pop demais para os roqueiros mais ortodoxos.

Entrevistado pelo podcast Broken Record – com transcrição do Rock Celebrities –, o músico reconhece a realidade. Porém, também ressalta que a proposta inicial era justamente não se enquadrar em qualquer tipo de rótulo da indústria.

- Advertisement -

O músico afirmou:

“Muitos dos comentários que ouvíamos eram: ‘Não há nenhum tópico para a música, vocês não têm um som típico. Não conseguimos dizer se são um grupo de R&B, de rock n’ roll ou adulto contemporâneo. O que vocês são?’ Nós apenas respondíamos: ‘É isso. Isto é o que somos. Fazemos todas essas coisas’. É por isso que queríamos ser diferentes. Queríamos apenas fazer boa música de qualquer tipo, de qualquer gênero.”

“Hold the Line”

Apesar das dificuldades com as gravadoras, o Toto fez uma grande estreia com seu primeiro single, “Hold the Line”. Lançada em outubro de 1978, a música no Top 5 da parada americana. Paich relembrou a primeira vez que a ouviu no rádio.

Leia também:  Por que é difícil assistir a “The Beatles: Get Back”, segundo David Gilmour

“Eu estava no apartamento da minha irmã e ouvi um piano. E eu disse: ‘Isso parece muito familiar. Na verdade, parece que estou tocando. Ah, p*rra! Esse é o nosso disco! Está no rádio!’ Estávamos ligando para as estações de rádio pedindo a música como adolescentes.”

David Paich e Toto

David Paich também trabalhou como compositor e arranjador juntos a nomes como Michael Jackson, Bryan Adams, Aretha Franklin, Elton John, Joe Cocker e Rod Stewart, além de filmes como “Rambo – First Blood”, “Shirley Valentine” e “Chuva Negra”. Também assinou o tema da Olimpíada de Pequim, em 2008.

Desde a virada do século, esteve várias vezes de fora da rotina do Toto como banda de estrada. Os motivos foram de ordem de saúde e familiares. Sua saída chegou a fazer o grupo encerrar atividades temporariamente. Retornou em 2010 e se ausentou novamente em 2018.

Leia também:  A única técnica que Joe Bonamassa não consegue executar na guitarra

Atualmente, realiza apenas aparições esporádicas com a formação resumida ao vocalista Joseph Williams e o guitarrista Steve Lukather com músicos contratados.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesToto não se importava em ser rock ou R&B, diz David Paich
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades