A banda dos anos 70 que merecia muito estar no Rock Hall, segundo Joe Bonamassa

Para o músico, grupo em questão era "o quarteto perfeito" e foi responsável por influenciar muitos nomes no rock

O Rock and Roll Hall of Fame é cercado de polêmicas. A frequente exclusão do Motörhead e do Iron Maiden, por exemplo, são apenas alguns pontos de descontentamento apontados pelos fãs. Courtney Love, eterna vocalista do Hole, recentemente chegou a questionar a instituição por destinar pouco espaço para as mulheres.

Além dos nomes frequentemente mencionados, Joe Bonamassa acredita que uma banda específica dos anos 1970 merecia muito integrar a lista de homenageados. Durante participação no programa The Weekly Show with David J. Maloney (via Ultimate Guitar), o guitarrista e vocalista classificou como imperdoável o fato do Free – elegível desde 1994 – não ter sido induzido ainda.

- Advertisement -

“[O vocalista] Paul [Rodgers] tem sido meu herói desde a primeira vez em que ouvi Free. ‘Tons of Sobs’ [álbum de estreia] era meu disco. O fato dele, Andy Fraser, Simon Kirke e Paul Kossoff não estarem no Rock and Roll Hall of Fame é criminoso.”

Responsável por faixas como “All Right Now” e “Wishing Well”, a banda durou somente cinco anos, até 1973. Pouco depois da dissolução, em 1976, o guitarrista Paul Kossoff faleceu. Ainda assim, nas palavras de Bonamassa, foi o suficiente para inspirar toda uma geração de músicos. 

Leia também:  Com direito a surpresas, Bruce Dickinson encanta com estreia solo em Porto Alegre

“Essa banda influenciou muitas bandas de rock. Até hoje, para mim, é o quarteto perfeito. Simplesmente não há um quarteto melhor na minha opinião. E a voz de Paul é simplesmente insana, até hoje ele tem o mesmo tom. Ele é um campeão absoluto e uma das pessoas mais legais do mundo.”

Joe Bonamassa e Free

Na segunda metade dos anos 1990, Joe Bonamassa participou de uma audição para o UFO, que buscava um substituto para Michael Schenker. A escolha acabou recaindo sobre Vinnie Moore, até hoje com o grupo.

Porém, a experiência acabou sendo positiva para o então novato, que partiu para uma carreira solo estrelada, além de conhecer uma nova influência através da banda, como revelou à Guitar Player ano passado – em resgate do Rock Celebrities.

Leia também:  A surpreendente banda inglesa mais ouvida no streaming — não é Beatles

“Conheci o som de Paul Kossoff, guitarrista do Free, graças ao saudoso e grande Pete Way, baixista do UFO. Ele foi muito gentil e mantivemos a amizade, mesmo eu não tendo conquistado a vaga. No dia do teste, ele disse que meu vibrato lembrava o de Paul Kossoff. Então perguntei: ‘O que é um Paul Kossoff?’. Ele respondeu: ‘Nunca ouviu falar do Free? Com Paul Rodgers, Simon Kirke e Andy Fraser?’. Disse que não. Então, Pete gravou uma fita com suas músicas preferidas deles. Lembro que a primeira era ‘Walk In My Shadows’.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA banda dos anos 70 que merecia muito estar no Rock Hall,...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades