Eddie Kramer não descarta uso de IA para restaurar gravações de Jimi Hendrix

Produtor ainda falou sobre possibilidade de existência do registro de uma jam envolvendo o guitarrista, Jim Morrison e Janis Joplin

Aos 81 anos, o produtor e engenheiro de som sul-africano Eddie Kramer segue na ativa. Porém, se engana quem imagina que o profissional se vale apenas de técnicas que remetem aos áureos tempos. Ele está totalmente inteirado com as novidades da tecnologia, incluindo os recursos que a inteligência artificial é capaz de proporcionar.

Ao ponto de ele não descartar resgatar algum material de Jimi Hendrix, com quem trabalhou em toda a discografia. Durante entrevista ao The Vinyl Guide Podcast – transcrita pelo Music Radar –, a possibilidade se aventou após comentários sobre o resultado obtido pelos Beatles em “Now and Then”.

- Advertisement -

“Há fitas que eu adoraria ter em mãos com John [McDermott, biógrafo] e Janie [Hendrix, irmã e responsável pelo espólio do músico]. Quem sabe poderíamos fazer algo.”

Kramer explicou quantas dessas gravações analógicas originais foram rastreadas em uma gravação de quatro pistas, depois mixadas em uma segunda pista de quatro pistas e vice-versa. Separar essas informações seria fundamental para restaurá-las – tal qual aconteceu com a voz de John Lennon na canção do quarteto de Liverpool.

Leia também:  Gene Simmons capricha no peso em show solo no Summer Breeze Brasil

“Quando alguém usa o termo ‘IA’, trata-se de uma manipulação digital realmente avançada. A tecnologia evoluiu tanto que aqui está uma fita cassete de John Lennon tocando piano e agora eles são capazes de isolar a voz. Sempre tivemos algo semelhante – apenas talvez não tão bom. Agora, à medida que a tecnologia se expandiu, somos realmente capazes de nos tornarmos bastante esclarecidos sobre a qualidade que permanece. Se isso exigir algum tipo de manipulação de IA, tudo bem.

Mas é uma informação digital e agora podemos dizer, ‘Uau! A voz de John.’ A mesma coisa com Hendrix. Quero dizer, tenho certeza de que se encontrarmos outra fita onde a voz de Jimi está enterrada, sei que poderia usar algo semelhante – o que já fiz antes, mas agora estaria em um nível muito mais alto.”

Gravação com Jim Morrison e Janis Joplin

Eddie foi até mesmo questionado sobre a possibilidade da existência de uma gravação envolvendo o lendário guitarrista, Jim Morrison (The Doors) e Janis Joplin.

Leia também:  Por que Joe Perry não aprovou “Dream On”, do Aerosmith, de início

“É possível. Foi na boate que acabou se tornando o Electric Lady Studios? Originalmente se chamava Village Barn e depois se tornou a The Generation, onde Jimi costumava ir e tocar muito. Só depois se tornou o Electric Lady. Mas quem sabe!? Alguém tem uma fita em algum lugar! Diga a eles para entrar em contato comigo e nós resolveremos isso.”

Eddie Kramer além de Jimi Hendrix

Além de Hendrix, Eddie Kramer trabalhou como engenheiro de som para gigantes como os Beatles, Rolling Stones e Led Zeppelin. Nos anos 1970, se estabeleceu como produtor através da colaboração com o Kiss em vários dos seus álbuns mais bem-sucedidos. Ainda assinou obras do Whitesnake, Anthrax, Fastway, Triumph e Robin Trower, entre outros.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasEddie Kramer não descarta uso de IA para restaurar gravações de Jimi...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades