O melhor disco do Van Halen na opinião de Paul Gilbert

Guitarrista define álbuns da banda com David Lee Roth nos vocais como “monumentos de excelência”

A formação original do Van Halen provoca, até hoje, um verdadeiro frisson entre os fãs de hard rock. Sim, há os que prefiram a fase posterior, mas o impacto causado pelo grupo em seus primórdios mudou a vida de muitas pessoas, especialmente músicos, ainda mais especificamente guitarristas – pelo motivo óbvio.

Paul Gilbert foi um deles. O integrante do Mr. Big foi convidado a citar os álbuns que mudaram sua vida e não teve como deixar a banda de fora. O carinho especial vai para o segundo disco, que afirmou o quarteto de vez após a revolucionária estreia.

- Advertisement -

À Classic Rock History, ele afirma:

“Todos os discos do Van Halen da era David Lee Roth são monumentos de excelência para mim. Mas o segundo me atingiu na idade certa. Durante anos, usei a parte das batidas de ‘Spanish Fly’ como aquecimento para a mão esquerda.”

Clicando aqui, é possível ver o instrumentista tocando o número em questão. Quem fez o pedido e a filmagem foi Mike Portnoy, nos bastidores de um show do Yellow Matter Custard, tributo aos Beatles que os dois tiveram com Neal Morse e Matt Bissonette entre 2003 e 2011.

Leia também:  O artista que nunca mais voltará ao Rock in Rio, segundo Roberto Medina

Mas não para por aí. Outros grandes hinos saíram do tracklist.

“Havia tantos elementos musicais para saborear. As partes rítmicas em ‘Outta Love Again’ e ‘Beautiful Girls’; os riffs de boogie em ‘Bottoms Up’; as curvas super médias e os preenchimentos impulsivos em ‘D.O.A.’; as palhetadas altas para frente e para trás e as notas graves robustas para extrair clareza de acordes complexos em ‘Light Up the Sky’; as batidas de bom gosto e a bela guitarra rítmica em ‘You’re No Good’; e as batidas inventivas em ‘Dance the Night Away’ e ‘Women in Love’. Ainda tenho minha cópia original em vinil que comprei no dia em que o álbum foi lançado. Esse pedaço de plástico é importante para mim.”

Sobre “Van Halen II”

Lançado em 23 de março de 1979, “Van Halen II” chegou ao sexto lugar na Billboard 200, vendendo cerca de 6 milhões de cópias só nos Estados Unidos. Emplacou o single “Dance the Night Away”, que chegou ao 15º lugar no Billboard Hot 100.

Leia também:  Por que comparação entre Beatles e Oasis é vergonhosa, segundo Noel Gallagher

Veja também:

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO melhor disco do Van Halen na opinião de Paul Gilbert
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades