Nightwish não estava preparado para o sucesso de “Once”, diz Tarja Turunen

Quinto álbum de estúdio tirou a banda do nicho metálico, os transformando em estrelas mundiais e gerando traumático rompimento

Lançado em 7 de junho de 2004, “Once” foi o quinto álbum de estúdio do Nightwish. À época, a banda finlandesa já possuía status de grande na cena heavy metal. Ainda assim, o estouro do disco os levou a outro patamar, com direito a videoclipes na MTV, maior execução radiofônica e turnês em espaços cada vez maiores.

Porém, a fama também levou a uma série de contratempos e acabaram gerando o rompimento mais traumático da carreira dos envolvidos, com a demissão da vocalista Tarja Turunen após a turnê de divulgação – que passou pelo Brasil uma semana antes do final, com shows em São Paulo e Porto Alegre durante a primeira edição do festival Live N Louder.

- Advertisement -

Em entrevista ao IgorMiranda.com.br, a cantora refletiu sobre o impacto daquele estouro. E admitiu que a experiência dos trabalhos anteriores pesou bastante a favor.

“As gravações de ‘Once’ foram mais fáceis e as músicas eram fortes. A banda já esperava algum sucesso, já que causamos grande impacto no mundo do metal com nossos álbuns anteriores, mas o enorme sucesso que se seguiu ao lançamento de ‘Once’ não era esperado. Foi impressionante. De repente, passamos a tocar apenas em grandes arenas e as coisas ficaram grandes.”

Porém, as consequências foram as piores no momento do desfecho. Hoje, a própria reconhece que os jovens músicos não estavam prontos para o que as mudanças causaram em suas vidas.

“Existia pressão da mídia o tempo todo, o sentimento interno não era bom. Eu não estava feliz, nem os caras. A banda não estava preparada para lidar com esse sucesso, infelizmente.”

Nightwish e “Once”

Até aquele momento, “Once” foi o trabalho mais caro já gravado por um artista finlandês. A marca seria superada pelo próprio Nightwish posteriormente.

Leia também:  Por que comparação entre Beatles e Oasis é vergonhosa, segundo Noel Gallagher

O álbum chegou ao número 1 na Finlândia, Alemanha, Noruega Eslováquia e Grécia. Foi o primeiro da banda a entrar nas paradas dos Estados Unidos e Inglaterra. Faturou sete discos de ouro e platina tripla na terra natal do quinteto.

É até hoje o mais vendido da carreira do grupo, superando dois milhões e meio de cópias comercializadas em todo o mundo.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesNightwish não estava preparado para o sucesso de “Once”, diz Tarja Turunen
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades