Por que Ringo Starr usou o nome Billy Shears em “Sgt. Pepper’s”

Beatles adotaram a identidade de outra banda no projeto que gerou um dos discos mais influentes de todos os tempos

A história da música se divide entre o antes e o depois de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” (1967). No disco, os Beatles se reinventaram e promoveram uma série de revoluções artísticas e mercadológicas.

Para tal, adotaram a identidade de outro grupo, embora todo mundo soubesse que eles estavam por trás da proposta. A ideia foi de Paul McCartney, visando estabelecer um alter ego que permitiu ao Fab Four experimentar com outros estilos fora do contexto do rock e do pop.

- Advertisement -

O nome fantasia mais famoso da empreitada é Billy Shears. Ele é anunciado antes de Ringo Starr cantar “With a Little Help from My Friends”.

A alcunha já possuía fama desde o ano anterior, quando fãs conspiracionistas a criaram com a teoria “Paul is Dead”. Supostamente, McCartney teria morrido em um acidente de moto e substituído por um sósia muito talentoso chamado William Shears.

Leia também:  A curiosa reação de Ritchie Blackmore após Lars Ulrich cumprimentá-lo

No livro “Paul McCartney: As Letras” – em resgate do Showbiz CheatSheet, o próprio explica:

“A música foi tocada muito no estilo do álbum ‘Sgt Pepper’ como um todo – o estilo de um show ao vivo. Ela é cantada por um certo Billy Shears. Para aqueles com idade suficiente para lembrar, Billy Shears era o nome da pessoa que supostamente me substituiu nos Beatles quando eu ‘morri’ após um acidente de trânsito em 1966. Esse era um boato maluco que estava circulando. Agora Billy Shears apareceu, grande como a vida, disfarçado de Ringo Starr! Então, essa canção é a estreia de Ringo como personagem da opereta.”

Beatles e “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”

Oitavo trabalho de inéditas dos Beatles, “Sgt. Pepper’s” representou uma quebra de vários paradigmas no mundo pop, inovando em aspectos de produção, arte e promoção. É considerado o momento em que os álbuns passaram a ter um sentido mais amplo, indo além de uma simples compilação de músicas sem linearidade, estabelecendo os padrões do que viriam a ser os futuros trabalhos conceituais.

Leia também:  Por que o Free acabou, segundo Paul Rodgers

Vendeu mais de 32 milhões de cópias, chegando ao topo das principais paradas do planeta. No Brasil, ganhou disco de ouro. Foi o primeiro álbum de rock a ganhar o Grammy na categoria Disco do Ano – além de ter faturado outras três estatuetas.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que Ringo Starr usou o nome Billy Shears em “Sgt. Pepper’s”
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

  1. Quando se fala “os Beatles se reinventaram e criaram…” na verdade se quer dizer que GEORGE MARTIN e muitos outros artistas criaram aquilo tudo. Os Beatles não tinham cultura musical para escrever arranjos complexos e todas aquelas inovações estéticas que o álbum contém.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades