O solo de guitarra que David Gilmour gostaria de ter feito

Músicas do The Kinks e Fleetwood Mac foram citadas pelo músico em sessão de perguntas e respostas

David Gilmour é um dos guitarristas mais icônicos de todos os tempos. Sua maneira melódica e emotiva de se expressar através das seis cordas influenciou e influencia músicos de todo o planeta até hoje. Porém, o músico do Pink Floyd também teve suas referências.

Em sessão de perguntas e respostas realizada em 2007 – e resgatada pelo Rock and Roll Garage –, Gilmour foi questionado sobre qual solo gostaria de ter escrito. Ele começou citando uma composição completa e depois partiu para a resposta específica.

“Há tantas, isso é muito difícil de responder. Acho que, para mim, a música pop perfeita é ‘Waterloo Sunset’ do The Kinks. Eu adoraria ter escrito essa. É absolutamente incrível. Mas em termos de solo de guitarra, talvez seja ‘Albatross’ do Fleetwood Mac.”

- Advertisement -

Sobre as músicas citadas

Lançada como single em 1967, “Waterloo Sunset” fez parte do álbum “Something Else by The Kinks”, quinto da discografia britânica do grupo. Ela chegou ao 2º lugar na parada do Reino Unido, além de ter sido Top 10 em outros charts europeus e da Oceania. Em 2004, ficou no 14º posto da lista da Rolling Stone nomeando as 500 melhores músicas de todos os tempos.

Leia também:  Bill Wyman ainda sonha que está tocando com os Rolling Stones

Já a instrumental “Albatross” foi disponibilizada pelo Fleetwood Mac em 1968, inicialmente de forma exclusiva como compacto. À época, o grupo ainda era comandado pelo guitarrista Peter Green e tinha sonoridade voltada ao blues. Na década seguinte, se tornaria um fenômeno pop com as entradas de Stevie Nicks e Lindsey Buckingham – além da efetivação de Christine McVie, antes apenas uma convidada especial.

Curiosamente, Gilmour pôde tocar “Albatross” no show em tributo a Peter Green, registrado em fevereiro de 2020 e lançado posteriormente.

Sobre David Gilmour

Nascido em Cambridge, Inglaterra, David Jon Gilmour se interessou por música desde a infância. Incentivado pelos pais, aprendeu a tocar guitarra com ajuda de um livro e seus discos.

Leia também:  Por que comparação entre Beatles e Oasis é vergonhosa, segundo Noel Gallagher

Paralelamente aos primeiros passos com a banda Jokers Wild, realizou alguns trabalhos como modelo para se sustentar.

Em 1967 foi convidado a se juntar ao Pink Floyd, inicialmente ajudando a cobrir os lapsos de Syd Barrett ao vivo. Acabou substituindo o amigo de infância. A partir da metade dos anos 1980 se tornou o líder do grupo, posição sustentada até o final.

Lançou discos solo, além de participar de trabalhos com Paul McCartney, Kate Bush, The Who, B.B. King, Paul Rodgers e Elton John, entre vários outros.

Integrante do Labour Party, posicionou-se defensor da causa palestina e se declarou socialista em entrevista à Mojo Magazine no ano de 2008.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO solo de guitarra que David Gilmour gostaria de ter feito
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades