Do folk à opera: as 8 músicas favoritas de Roger Waters

Há espaço na playlist até mesmo para uma canção com participação de um instrumentista e arranjador brasileiro

É difícil imaginar Roger Waters fazendo listas – assim como é difícil imaginá-lo fazendo qualquer outra coisa que trate a música como fator recreativo. Porém, de vez em quando acontece.

­

- Advertisement -

Durante aparição no programa “Desert Island Discs”, da BBC Radio 4, em 2011, o líder do Pink Floyd em sua fase mais bem-sucedida abriu exceção e listou 8 de suas canções favoritas.

A produção em questão é veiculada desde 1942 e mantém o mesmo formato, com artistas e celebridades em geral mencionando a playlist que levariam para uma ilha deserta.

Conforme transcrição do Far Out Magazine, as opções do baixista e vocalista começaram por um canadense.

Neil Young cantando ‘Helpless’. Há uma honestidade e uma verdade em tudo o que ele fez. Você sente a integridade e a paixão do homem. Posso sentir os cabelos da minha nuca se arrepiando agora lembrando da pureza com que ele atinge as primeiras notas dessa música. É extraordinariamente comovente e eloquente.”

A seguir, dois nomes são citados de uma vez, com ênfase em outro canadense.

Leonard Cohen e Bob Dylan foram os dois homens que nos permitiram acreditar que havia uma porta aberta entre a poesia e as letras. Essa música dele, ‘Bird On The Wire’, é tão simples, tão comovente, tão brilhante. Eu amo isso.”

As escolhas continuam a impressionar, já que Waters também mostra seu amor pela música de forma livre. Escolheu “Endless Flight” de Ryuichi Sakamoto (que conta com o violoncelista e arranjador brasileiro Jaques Morelenbaum), bem como “Sinfonia No. 5 em Dó sustenido menor – 4º Movimento” de Gustav Mahler.

Leia também:  O cover dançante de “Comfortably Numb”, do Pink Floyd, que David Gilmour gosta

Retorna a algo mais popular com Ray Charles e Billie Holiday na sequência. Na hora de mencionar Chet Baker, uma curiosidade:

“Na verdade, eu o conheci brevemente quando era estudante de arquitetura em Londres. Estávamos morando em uma ocupação em Cheyne Gardens – o quarteirão inteiro estava cheio de ocupações – e Chet estava três portas abaixo e isso devia ser em 1962. Ele era um drogado, não tinha dentes e não conseguia mais tocar. Eu vi filmes sobre ele depois que se recompôs, que homem notável. Que talento extraordinário.”

As 8 músicas favoritas de Roger Waters

Eis a lista completa:

  • Neil Young – “Helpless”
  • Ryuichi Sakamoto, Jaques Morelenbaum & Everton Norton – “Endless Flight”
  • Leonard Cohen – “Bird on the Wire”
  • Chet Baker – “My Funny Valentine”
  • Ray Charles – “Georgia On My Mind”
  • Giacomo Puccini – “E Lucevan Le Stelle” (from Tosca)
  • Billie Holiday – “God Bless the Child”
  • Gustav Mahler – “Symphony No. 5 in C sharp minor – 4th Movement”
Leia também:  5 discos sem os quais Ace Frehley não vive

Os compositores prediletos

Em entrevista de 2015, ao jornal israelense Haaretz (via Far Out Magazine), Roger Waters enumerou 5 compositores que considera acima de todos.

“Há certos compositores cujos nomes você pode simplesmente pegar no ar. John Lennon é importante, assim como Paul McCartney. Assim como Neil Young, Bob Dylan e John Prine. Quem mais? Não há muitos artistas de rock ‘n’ roll que eu ouviria ou me importaria.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioListasDo folk à opera: as 8 músicas favoritas de Roger Waters
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades