Summer Breeze Brasil torna realidade modelo europeu para festival nacional; veja como foi

Evento de som pesado criado na Alemanha e realizado pela primeira vez em São Paulo trouxe atrações como Avantasia, Blind Guardian e Stone Temple Pilots

Stratovarius lota palco menor em show de altos e baixos

*Por Thiago Zuma

Uma das reclamações feitas em redes quanto à escalação do Summer Breeze foi por não agrupar as bandas do mesmo estilo em apenas um dia, como se tentasse fazer o público comparecer em todo o fim de semana. Se foi uma tática, pelo menos com relação ao power metal ela foi bem-sucedida. O Sun Stage esteve tão abarrotado para o Stratovarius que era difícil entender por que o grupo não esteve em algum dos palcos principais. A impressão era de haver mais gente para ver a 12ª passagem dos finlandeses no Brasil do que para o headliner Parkway Drive.

- Advertisement -

Ao começar sua apresentação, o público parecia já cansado da maratona do fim de semana após o Avantasia. “Survive”, faixa-título do álbum de 2022, teve recepção contida, situação que começou a mudar com “Eagleheart”, canção da primeira parte de “Elements” (2003). A tônica, aliás, foi o contraste entre a frieza com que o público recebeu as músicas de discos mais recentes do grupo e a frenesi descontrolada para obras como “Father Time” e “Paradise”, da fase de Timo Tolkki nas guitarras – desde 2008 substituído de forma competente por Matias Kupiainen.

Leia também:  Como será o setlist do Mercyful Fate no Summer Breeze Brasil, segundo Hank Shermann

“Black Diamond”, de “Visions” (1997), foi o auge da noite e encerrou a primeira parte do repertório. No pequeno intervalo para o retorno a um bis desnecessário, o público dispersou. Se a balada “Forever” teve recepção mais modesta em comparação aos shows do grupo nos anos 1990 – quando era cantada à capella pelos fãs –, o show quase morreu em “Unbreakable”, oriunda de “Nemesis” (2013), primeiro disco com a atual formação do grupo.

Ainda capaz de segurar os tons altos por uma noite toda – mesmo sem a potência de quando se juntou à banda quase trinta anos atrás –, Timo Kotipelto precisou provocar bastante o público para fazê-lo cantar “Hunting High and Low” com mais empolgação ao encerrar as apresentações em palco aberto do Summer Breeze.

Repertório – Stratovarius:

1. Survive

2. Eagleheart

3. Speed of Light

4. Paradise

5. Broken

6. Winter Skies

7. Stratosphere / Holy Light

8. Father Time

9. World on Fire

10. Solo de baixo

11. Frozen in Time

12. Solo de teclado

13. Black Diamond

Bis:

14. Forever

15. Unbreakable

16. Hunting High and Low

Leia também:  Journey tocará no Rock in Rio 2024, segundo Neal Schon

Guia:

Voodoo Kiss – página 02
Brutal Brega – página 03
Benediction – página 04
Marc Martel – página 05
Crypta – página 06
Tributo a Andre Matos – página 07
Tuatha de Danann – página 08
Lord of the Lost – página 09
Skid Row – página 10
Bruce Dickinson (palestra) – página 11
Sepultura – página 12
Perturbator – página 13
Lamb of God – página 14
Stone Temple Pilots – página 15
Accept – página 16
Blind Guardian – página 17
Apocalyptica – página 18
Velvet Chains (início do segundo dia) – página 19
Krisiun – página 20
Grave Digger – página 21
Project46 – página 22
H.E.A.T – página 23
Bury Tomorrow – página 24
Vixen – página 25
Finntroll – página 26
Testament – página 27
The Winery Dogs – página 28
Beast in Black – página 29
Kreator – página 30
Electric Gypsy – página 31
Napalm Death – página 32
Avantasia – página 33
Sinistra – página 34
Parkway Drive – página 35
Stratovarius – página 36
Evergrey – página 37

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioResenhasSummer Breeze Brasil torna realidade modelo europeu para festival nacional; veja como...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

5 COMENTÁRIOS

  1. Na verdade, eu fui pra ver o Marc Martel. Não só ele, claro. Mas ele era minha prioridade… E fiquei encantada com show. Amo o Queen e honestamente não gosto de outros cantores interpretando. Só o Marc.

  2. Excelente festival para uma primeira edição no Brasil, organização e estrutura nota 9/10, local agradável, espaçoso e de fácil acesso.

    Eu li no site do evento que a água seria potável, então imaginei que a água daquelas torneiras era potável e bebi várias vez. Inclusive vi muita gente bebendo. Acho que vou comprar um Annita, só por precaução.

    O cartão de alimentação deveria ser gratuito e entregue na entrada, ganharam 7,00 de cada um.

    O som estava realmente alto e isso afeta a audição, eu usei protetor de ouvidos de silicone, não atrapalha em nada e protege.
    Soube que a vizinhança reclamou do volume, mas pelo menos ouviram 40 bandas de graça.

    Notei algumas pessoas em cadeira de rodas e essas tiveram dificuldade de locomoção pelo evento.

    Colocaram o Stratovarius no palco errado, o Ice Stage foi pequeno para o tamanho da banda e houve congestionamento na passarela. Muita gente teve que assistir ao lado dos banheiros e atrás das palmeiras.

    Em relação aos banheiros, houve descaso da organização. Não tinha manutenção, nenhum funcionário colocando desinfetante ou lavando com água sanitária. Eu entrei com máscara, deixei a porta aberta e mesmo assim o mau cheiro de urina estava insuportável. As mulheres sofreram mais .

    Gostaria de ver bandas de black metal no Summer Breeze 2024.
    Minhas sugestões: Vader, And Oceans, Skyclad, Borknagar, In Flames, Amon Amarth, Rotting Christ, Acherontas, Dark Funeral, Melechesh, Dark Tranquility, Iced Earth, Solstafir, Anathema, Uganga, Arandu Arakuaa, Appalachian Winter, Eisregen, Enslaved, Satyricon, Taake, Ulver, Amorphis, Brujeria, Insomnium, Moonsorrow, Equilibrium, Einherjer, Possessed, Marauder, Iron Savior, Morgana Lefay, Arkona, Orphaned Land, Stille Volk, Sabaton, Arcturus, In Extremo, Agalloch, Mgla, Withim Temptation, Ad Infinitum, Pain Of Salvation, Vanden Plas, Royal Hunt, Limbonic Art, Rammstein.
    Behemoth, Dimmu Borgir, Cradle of Filth e Cannibal Corpse sempre tocam em SP, mas seria bom ver novamente.

  3. Creio que não teve mais gente por causa do Monsters, que foi uma semana antes e arrebenta o bolso do cidadão. Eu mesmo escolhi ir no Monsters, mas com grande vontade de ter ido ao Summer. No ano que vem, quem sabe.

      • Acho que os dois festivais já estavam com data definida quando foram anunciados. Não daria para um mudar por conta do outro. Os dois se beneficiaram por ter feriado próximo (Monsters na sexta, Summer na segunda), o que facilita para quem vem de fora.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades