Summer Breeze Brasil torna realidade modelo europeu para festival nacional; veja como foi

Evento de som pesado criado na Alemanha e realizado pela primeira vez em São Paulo trouxe atrações como Avantasia, Blind Guardian e Stone Temple Pilots

Stone Temple Pilots faz show impecável, mas morno

*Por Igor Miranda

Não foram poucos os relatos de fãs decepcionados com o cruzamento de horários das 18h30. O Stone Temple Pilots, um dos headliners do evento, se apresentou no Ice Stage no mesmo horário em que o Accept, atração muito querida pelo público brasileiro, tomou conta do Sun Stage, do outro lado da passarela.

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Quem optou pelo STP assistiu a um show morno por uma série de fatores. Primeiro, a própria escalação do grupo grunge – talvez o nome mais classic rock do movimento de Seattle – em meio a tantas atrações de metal, inclusive extremo. A mistura de gêneros é bem-vinda, mas sabe-se que a banda dos irmãos Dean (guitarra) e Robert DeLeo (baixo) e de Eric Kretz (bateria), completa por Jeff Gutt (voz), tem um repertório bem menos agitado.

Além disso, ficou nítido que uma fatia bem considerável do público resolveu abraçar o Accept, o que deixou a pista para o Stone Tempe Pilots bem menos povoada que a do Sepultura, por exemplo. E, claro, houve equívocos da própria banda – que fez um show tecnicamente impecável, mas com fluxo de repertório complicado.

Começou até promissor, com as empolgantes “Wicked Garden” e “Vasoline” e a sexy “Big Bang Baby”. Em “Down”, Gutt – bem mais carismático ao vivo do que nos vídeos – foi pra galera e tocou a mão de praticamente todo mundo na grade. No entanto, as reações da plateia ficaram cada vez mais tímidas conforme se desenrolava a arrastada trinca “Silvergun Superman”, “Still Remains” e “Big Empty” (esta última, com direito a um sonolento solo com slide de Dean). Os maiores sucessos, “Plush” e “Interstate Love Song”, foram tocados na sequência… e aí já não havia mais hit para segurar o interesse.

A etapa final teve como destaques a pesada “Crackerman”, o swing de “Trippin’ on a Hole in a Paper Heart” e a conclusiva “Sex Type Thing” – Jeff foi pra galera novamente nas duas últimas citadas. Bom show; talvez, em lugar e circunstâncias não muito ideais.

Repertório – Stone Temple Pilots:

1. Wicked Garden

2. Vasoline

3. Big Bang Baby

4. Down

5. Meadow

6. Silvergun Superman

7. Still Remains

8. Big Empty

9. Plush

10. Interstate Love Song

11. Sin

12. Crackerman

13. Dead & Bloated

14. Trippin’ on a Hole in a Paper Heart

Bis:

15. Piece of Pie

16. Sex Type Thing

Guia:

Voodoo Kiss – página 02
Brutal Brega – página 03
Benediction – página 04
Marc Martel – página 05
Crypta – página 06
Tributo a Andre Matos – página 07
Tuatha de Danann – página 08
Lord of the Lost – página 09
Skid Row – página 10
Bruce Dickinson (palestra) – página 11
Sepultura – página 12
Perturbator – página 13
Lamb of God – página 14
Stone Temple Pilots – página 15
Accept – página 16
Blind Guardian – página 17
Apocalyptica – página 18
Velvet Chains (início do segundo dia) – página 19
Krisiun – página 20
Grave Digger – página 21
Project46 – página 22
H.E.A.T – página 23
Bury Tomorrow – página 24
Vixen – página 25
Finntroll – página 26
Testament – página 27
The Winery Dogs – página 28
Beast in Black – página 29
Kreator – página 30
Electric Gypsy – página 31
Napalm Death – página 32
Avantasia – página 33
Sinistra – página 34
Parkway Drive – página 35
Stratovarius – página 36
Evergrey – página 37

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Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

5 COMENTÁRIOS

  1. Na verdade, eu fui pra ver o Marc Martel. Não só ele, claro. Mas ele era minha prioridade… E fiquei encantada com show. Amo o Queen e honestamente não gosto de outros cantores interpretando. Só o Marc.

  2. Excelente festival para uma primeira edição no Brasil, organização e estrutura nota 9/10, local agradável, espaçoso e de fácil acesso.

    Eu li no site do evento que a água seria potável, então imaginei que a água daquelas torneiras era potável e bebi várias vez. Inclusive vi muita gente bebendo. Acho que vou comprar um Annita, só por precaução.

    O cartão de alimentação deveria ser gratuito e entregue na entrada, ganharam 7,00 de cada um.

    O som estava realmente alto e isso afeta a audição, eu usei protetor de ouvidos de silicone, não atrapalha em nada e protege.
    Soube que a vizinhança reclamou do volume, mas pelo menos ouviram 40 bandas de graça.

    Notei algumas pessoas em cadeira de rodas e essas tiveram dificuldade de locomoção pelo evento.

    Colocaram o Stratovarius no palco errado, o Ice Stage foi pequeno para o tamanho da banda e houve congestionamento na passarela. Muita gente teve que assistir ao lado dos banheiros e atrás das palmeiras.

    Em relação aos banheiros, houve descaso da organização. Não tinha manutenção, nenhum funcionário colocando desinfetante ou lavando com água sanitária. Eu entrei com máscara, deixei a porta aberta e mesmo assim o mau cheiro de urina estava insuportável. As mulheres sofreram mais .

    Gostaria de ver bandas de black metal no Summer Breeze 2024.
    Minhas sugestões: Vader, And Oceans, Skyclad, Borknagar, In Flames, Amon Amarth, Rotting Christ, Acherontas, Dark Funeral, Melechesh, Dark Tranquility, Iced Earth, Solstafir, Anathema, Uganga, Arandu Arakuaa, Appalachian Winter, Eisregen, Enslaved, Satyricon, Taake, Ulver, Amorphis, Brujeria, Insomnium, Moonsorrow, Equilibrium, Einherjer, Possessed, Marauder, Iron Savior, Morgana Lefay, Arkona, Orphaned Land, Stille Volk, Sabaton, Arcturus, In Extremo, Agalloch, Mgla, Withim Temptation, Ad Infinitum, Pain Of Salvation, Vanden Plas, Royal Hunt, Limbonic Art, Rammstein.
    Behemoth, Dimmu Borgir, Cradle of Filth e Cannibal Corpse sempre tocam em SP, mas seria bom ver novamente.

  3. Creio que não teve mais gente por causa do Monsters, que foi uma semana antes e arrebenta o bolso do cidadão. Eu mesmo escolhi ir no Monsters, mas com grande vontade de ter ido ao Summer. No ano que vem, quem sabe.

      • Acho que os dois festivais já estavam com data definida quando foram anunciados. Não daria para um mudar por conta do outro. Os dois se beneficiaram por ter feriado próximo (Monsters na sexta, Summer na segunda), o que facilita para quem vem de fora.

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