Summer Breeze Brasil torna realidade modelo europeu para festival nacional; veja como foi

Evento de som pesado criado na Alemanha e realizado pela primeira vez em São Paulo trouxe atrações como Avantasia, Blind Guardian e Stone Temple Pilots

Skid Row surge revitalizado com Erik Grönwall

*Por Igor Miranda

Fãs pedem a volta de Sebastian Bach ao Skid Row desde que a banda optou por seguir sem ele, em 1999 – passados três anos de um rompimento após um show, veja só, no Brasil. Mas tais clamores estão cada vez menores. O motivo reside em Erik Grönwall, vocalista ex-H.E.A.T que entrou em 2022 e caiu como uma luva no grupo completo por Dave “Snake” Sabo (guitarra), Scotti Hill (guitarra), Rachel Bolan (baixo) e Rob Hammersmith (bateria).

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O resultado obtido em estúdio com o álbum “The Gang’s All Here” (2022) foi satisfatório por si só, mas é no palco que Grönwall faz sentido no Skid Row. O cantor de 35 anos, que venceu uma leucemia recentemente, transborda energia. Apoiado por uma banda pra lá de afiada, não para quieto no palco e mostra gogó de sobra – talvez seu único pequeno problema seja um ou outro exagero vocal, ensinamento que o tempo de palco irá lhe trazer naturalmente.

Para a ocasião, vale ressaltar, o Skid Row montou um repertório mais pesado que de costume. Pelo visto, o trauma do show no Brasil em 1996, onde o grupo foi injustamente vaiado por soar “leve demais” para fãs de Iron Maiden e Motörhead, deixou cicatrizes. Agora, “Quicksand Jesus” e até mesmo o hit “I Remember You” foram limadas para dar espaço a músicas como a punky “Riot Act”, nem sempre presente em setlists recentes, e manter pauladas como a abertura “Slave to the Grind”, “The Threat” e “Livin’ on a Chain Gang”.

Contudo, e é claro, a resposta mais enérgica veio na execução das mais conhecidas. A deliciosa farofa “Big Guns”, a semibalada “18 and Life”, a intensa “Monkey Business” e o encerramento com “Youth Gone Wild” atraíram reações mais entusiasmadas, assim como a única balada do set, “In a Darkened Room”, com solo certeiramente estendido de Scotti Hill em timbraço de guitarra Les Paul. As novas “Time Bomb” e “The Gang’s All Here” também agradaram, o que é um bom sinal após os trabalhos autorais contestados com o saudoso Johnny Solinger no vocal.

Uma pena que tenha durado só uma hora. Deixou gostinho de “quero mais”. A apresentação arregaçadora no Summer Breeze fará com que os pedidos “please come to Brazil” se tornem ainda mais frequentes nas redes sociais do quinteto e de seus integrantes.

Repertório – Skid Row:

1. Slave to the Grind

2. The Threat

3. Big Guns

4. 18 and Life

5. Riot Act

6. Piece of Me

7. Livin’ on a Chain Gang

8. Time Bomb

9. Monkey Business

10. In a Darkened Room

11. The Gang’s All Here

12. Youth Gone Wild

Guia:

Voodoo Kiss – página 02
Brutal Brega – página 03
Benediction – página 04
Marc Martel – página 05
Crypta – página 06
Tributo a Andre Matos – página 07
Tuatha de Danann – página 08
Lord of the Lost – página 09
Skid Row – página 10
Bruce Dickinson (palestra) – página 11
Sepultura – página 12
Perturbator – página 13
Lamb of God – página 14
Stone Temple Pilots – página 15
Accept – página 16
Blind Guardian – página 17
Apocalyptica – página 18
Velvet Chains (início do segundo dia) – página 19
Krisiun – página 20
Grave Digger – página 21
Project46 – página 22
H.E.A.T – página 23
Bury Tomorrow – página 24
Vixen – página 25
Finntroll – página 26
Testament – página 27
The Winery Dogs – página 28
Beast in Black – página 29
Kreator – página 30
Electric Gypsy – página 31
Napalm Death – página 32
Avantasia – página 33
Sinistra – página 34
Parkway Drive – página 35
Stratovarius – página 36
Evergrey – página 37

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Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

5 COMENTÁRIOS

  1. Na verdade, eu fui pra ver o Marc Martel. Não só ele, claro. Mas ele era minha prioridade… E fiquei encantada com show. Amo o Queen e honestamente não gosto de outros cantores interpretando. Só o Marc.

  2. Excelente festival para uma primeira edição no Brasil, organização e estrutura nota 9/10, local agradável, espaçoso e de fácil acesso.

    Eu li no site do evento que a água seria potável, então imaginei que a água daquelas torneiras era potável e bebi várias vez. Inclusive vi muita gente bebendo. Acho que vou comprar um Annita, só por precaução.

    O cartão de alimentação deveria ser gratuito e entregue na entrada, ganharam 7,00 de cada um.

    O som estava realmente alto e isso afeta a audição, eu usei protetor de ouvidos de silicone, não atrapalha em nada e protege.
    Soube que a vizinhança reclamou do volume, mas pelo menos ouviram 40 bandas de graça.

    Notei algumas pessoas em cadeira de rodas e essas tiveram dificuldade de locomoção pelo evento.

    Colocaram o Stratovarius no palco errado, o Ice Stage foi pequeno para o tamanho da banda e houve congestionamento na passarela. Muita gente teve que assistir ao lado dos banheiros e atrás das palmeiras.

    Em relação aos banheiros, houve descaso da organização. Não tinha manutenção, nenhum funcionário colocando desinfetante ou lavando com água sanitária. Eu entrei com máscara, deixei a porta aberta e mesmo assim o mau cheiro de urina estava insuportável. As mulheres sofreram mais .

    Gostaria de ver bandas de black metal no Summer Breeze 2024.
    Minhas sugestões: Vader, And Oceans, Skyclad, Borknagar, In Flames, Amon Amarth, Rotting Christ, Acherontas, Dark Funeral, Melechesh, Dark Tranquility, Iced Earth, Solstafir, Anathema, Uganga, Arandu Arakuaa, Appalachian Winter, Eisregen, Enslaved, Satyricon, Taake, Ulver, Amorphis, Brujeria, Insomnium, Moonsorrow, Equilibrium, Einherjer, Possessed, Marauder, Iron Savior, Morgana Lefay, Arkona, Orphaned Land, Stille Volk, Sabaton, Arcturus, In Extremo, Agalloch, Mgla, Withim Temptation, Ad Infinitum, Pain Of Salvation, Vanden Plas, Royal Hunt, Limbonic Art, Rammstein.
    Behemoth, Dimmu Borgir, Cradle of Filth e Cannibal Corpse sempre tocam em SP, mas seria bom ver novamente.

  3. Creio que não teve mais gente por causa do Monsters, que foi uma semana antes e arrebenta o bolso do cidadão. Eu mesmo escolhi ir no Monsters, mas com grande vontade de ter ido ao Summer. No ano que vem, quem sabe.

      • Acho que os dois festivais já estavam com data definida quando foram anunciados. Não daria para um mudar por conta do outro. Os dois se beneficiaram por ter feriado próximo (Monsters na sexta, Summer na segunda), o que facilita para quem vem de fora.

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