...

O músico que é o “mestre artesão das letras” para James Hetfield

Para vocalista e guitarrista do Metallica, compositor em questão é "capaz de pintar uma imagem completa em uma única frase"

James Hetfield fala abertamente sobre seu processo de criação. Nos últimos tempos, o vocalista e guitarrista do Metallica tem se dedicado à composição quase que diariamente, buscando inspiração em “todos os tipos de música”, segundo o próprio. Para o artista, um compositor em específico é um “mestre artesão das letras” e um de seus maiores modelos. 

­

- Advertisement -

O assunto surgiu durante o mais recente episódio do podcast semanal do quarteto, Metallica Report. Ao abordar o seu método de pensar nas canções, o músico destacou a importância de escolher as palavras corretamente, analisando não só o seu sentido, mas a característica visual também – citando como exemplo “Lux Æterna”, single do álbum 72 Seasons (2023).

Conforme transcrição da Blabbermouth, ele disse: 

“Eu nunca estudei literatura muito a fundo — na verdade, nunca mesmo. Todos os livros que devem ser lidos quando criança, eu não li. Mas às vezes pego um livro e dou uma folheada. Normalmente vejo palavras que acho interessantes e isso me traz curiosidade. Para mim, vindo de um background gráfico, a aparência de uma palavra é quase mais importante. Tipo Lux Æterna. É incrível. Tem um X no meio, e depois o A e o E juntos. É muito legal […].”

Então, Hetfield mencionou um ídolo no quesito composição: Tom Waits. Aclamado, o músico de 75 anos já lançou dezessete álbuns de estúdio e faz parte do Rock and Roll Hall of Fame desde 2011, ganhando notoriedade também pelas produções para trilhas sonoras. Para Papa Het, é claro o dom do colega de profissão em contar histórias:  

“Tom Waits é um verdadeiro mestre artesão das letras, capaz de pintar uma imagem completa em uma única frase. Isso me fascina e exige esforço. Eu vi o Tom praticamente viver desse mesmo jeito. Era o vocabulário dele. Ele conseguia falar assim [igual compõe]. Eu não consigo.”

Por fim, concluiu:

“Para mim, colocar palavras na música é como adicionar um outro instrumento. Você só quer deixar as palavras mais fortes, aquelas que realmente transmitam a mensagem. Mas eu não sou um contador de histórias.”

Tom Waits (Foto: divulgação)

Metallica e Tom Waits 

Aliás, o Metallica é um grande fã do trabalho de Tom Waits. Nos anos 90, cada um dos integrantes elencou os seus álbuns favoritos da época. Entre as escolhas do guitarrista Kirk Hammett e do baixista Jason Newsted, apareceu “Rain Dogs” (1985), enquanto James Hetfield também incluiu em sua lista “Bone Machine” (1992) (via Tenho Mais Discos Que Amigos).

Em outra ocasião, Hetfield mencionou Waits como um de seus compositores de referência. À Guitar World em 1996, o vocalista e guitarrista do quarteto, que posou com o artista durante o evento MusiCares MAP Fund Benefit em 2006, contou:

“Eu queria entender as ideias de outras pessoas sobre como compor letras. As baladas do Nick Cave são as mais legais e eu curto todas as coisas do Tom Waits. Eu até ouvi algumas músicas do Leonard Cohen.”

O músico atualmente

Tom Waits não lança um álbum inédito desde “Bad as Me”, disponibilizado em 2011. Informação de bastidores dão conta de que o artista estaria se movimentando no sentido de gravar novamente. Porém, nada está oficialmente confirmado até o momento.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO músico que é o “mestre artesão das letras” para James Hetfield
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades