Paul McCartney não tocou “Helter Skelter” por anos após Charles Manson estragá-la

Considerada um proto-heavy metal, música foi ligada a onda de assassinatos do maníaco e sua seita

Gravada em 1968 e incluída no trabalho homônimo dos Beatles – o popular “The White Album” –, a música “Helter Skelter” foi evitada por Paul McCartney em seus shows por vários anos. Tudo porque a seita assassina do psicopata Charles Manson “sequestrou” a canção e seu significado, alegando que ela justificava suas atrocidades.

A promotoria de Los Angeles, que liderou a acusação de Manson e quatro dos seguidores que agiram sob suas instruções em assassinatos que incluíram o da atriz Sharon Tate, revelou que Charles disse a seus seguidores que várias canções do Álbum Branco, particularmente “Helter Skelter”, faziam parte da profecia codificada dos Beatles de uma guerra apocalíptica racial.

- Advertisement -

Macca sempre deixou claro que a letra tratava dos altos e baixos da vida.

“Em um minuto você está de pé, no minuto seguinte é derrubado. Você está se sentindo eufórico, logo a seguir está se sentindo miserável. É a natureza da vida.”

Na versão impressa de “The Beatles Anthology” (via Showbiz CheatSheet), o músico falou sobre a interpretação de Manson:

“Ainda não sei o que é tudo isso; é da Bíblia, ‘Revelações’. Mas ele interpretou a coisa toda de forma a ter que sair e matar todo mundo. Foi assustador, porque você não escreve músicas por esses motivos.”

A música entrou no repertório de Paul McCartney apenas a partir de 2004. Desde então, de acordo com o Setlist.fm, foi executada 315 vezes ao vivo – até o momento desta publicação.

Leia também:  O único momento de prazer dos Beatles na era “Let It Be”, segundo Ringo Starr

Beatles, “Helter Skelter” e heavy metal

“Helter Skelter” é considerada uma das primeiras músicas a incorporar elementos do que viria a ser conhecido como heavy metal nos anos subsequentes. Inspirada em “I Can See For Miles”, do The Who, a composição teve como objetivo fazer o quarteto soar o mais alto e sujo possível.

A morte de Charles Manson

Charles Manson morreu em 19 de novembro de 2017, de problemas cardíacos agravados por um câncer de cólon diagnosticado pouco tempo antes. À época, ele seguia detido em um presídio na cidade de Cocoran, na Califórnia.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

Leia também:  Bill Wyman ainda sonha que está tocando com os Rolling Stones
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPaul McCartney não tocou “Helter Skelter” por anos após Charles Manson estragá-la
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades