Por que Jimmy Page é o guitarrista mais difícil de copiar, segundo Joe Bonamassa

Bluesman nem tenta emular o ídolo, por conta das imensas particularidades em seu estilo de tocar

Uma das maiores críticas feitas a Jimmy Page é o fato de o guitarrista não costumar reproduzir as músicas ao vivo do jeito que gravou em estúdio. A coisa ficou ainda mais evidente a partir do Led Zeppelin, com suas composições cheias de variações estruturais, com arranjos mais complexos do que o britânico costumava fazer antes da fama.

Porém, uma pessoa sempre faz questão de sair em defesa do ídolo. Joe Bonamassa não vê a situação como algo passível de negativismos. Em entrevista ao canal da revista Guitarist, transcrito pelo CheatSheet, ele explica:

“Page, sem dúvida, é o mais difícil de copiar o som, por conta das coisas malucas que costuma fazer. Em alguns círculos, argumenta-se que ele não é muito preciso na hora de tocar, mas eu discordo. É intrinsecamente muito consistente, então, não é uma questão de precisão. É apenas seu modo de tocar. E uma das coisas mais difíceis de fazer é copiar essas peculiaridades em sua forma de performar, tanto que nem me incomodo em tentar.”

- Advertisement -

Anteriormente, em declaração à Guitar World, Joe já havia dito:

“Você pode criticá-lo, chamá-lo de desleixado o dia todo, mas será que conseguiria tocar da mesma forma? Tente reproduzir ‘The Rain Song’ tão bem quanto ele tocou. Não vai conseguir. Sem chance.”

Sobre Jimmy Page

Jimmy Page teve uma prolífica carreira como músico de estúdio antes da fama. O guitarrista chegou a gravar com nomes como Rolling Stones, The Who, Burt Bacharach, The Kinks, Marianne Faithfull e Donovan, apenas para ficar em alguns.

Leia também:  A banda que definiu o heavy metal, na opinião de Roger Glover

A situação mudou quando foi chamado a integrar o The Yardbirds, entre 1966 e 1968. Após o grupo se desfazer, formou o The New Yardbirds, que posteriormente passaria a se chamar Led Zeppelin, se tornando uma das maiores e mais reverenciadas bandas de todos os tempos. À parte de shows comemorativos, o quarteto encerrou atividades em 1980, após a morte do baterista John Bonham.

Ainda teve o supergrupo The Firm, além de lançar álbuns solo, do Coverdale-Page e reeditar a parceria com o vocalista Robert Plant. Também excursionou e gravou com o The Black Crowes. Em anos recentes, vem prometendo disco novo e turnês, mas nada saiu do papel até o momento.

Leia também:  Por que o Free acabou, segundo Paul Rodgers

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que Jimmy Page é o guitarrista mais difícil de copiar, segundo...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades