O significado da faixa-título e da capa de “Holy Diver”, do Dio

Depois de anos se abstendo, Ronnie James Dio acabou por revelar sobre o que trata a música que dá nome a um dos discos que definem sua carreira

“Holy Diver”, faixa que dá nome ao disco de estreia do Dio, talvez seja a mais importante da carreira do grupo comandado pelo cantor Ronnie James Dio.

Após deixar o Black Sabbath em 1982, Ronnie decidiu que estava de saco cheio de ter outros dando as cartas e resolveu que formaria a própria banda. “Holy Diver”, ideia originalmente concebida para ser apresentada a Tony Iommi, foi a primeira música trabalhada por ele e o baterista Vinny Appice, outro egresso das fileiras do Sabbath, mas só se tornou o que é após inputs dos talentosos Jimmy Bain (baixo) e Vivian Campbell (guitarra), que completavam a formação original e que muitos consideram a melhor do Dio.

- Advertisement -

Durante anos, o significado de “Holy Diver” foi alvo de debate, e o próprio Ronnie, talvez até para fomentar as muitas interpretações possíveis, se absteve de tecer maiores comentários. Isso mudou em 2004, ano em que dissecou a canção a pedido de Sam Dunn para a BangerTV:

“‘Holy Diver’ é uma música de caráter religioso, baseada em uma atitude religiosa. Trata realmente de uma figura similar a Jesus Cristo, mas que está em outro lugar que não a Terra e que fez exatamente lá o mesmo que Cristo fez na Terra. Ele morreu pelos pecados dos homens naquele outro planeta distante, para que o povo de lá pudesse ser purificado, recomeçasse e fizesse as coisas corretamente desta vez. As pessoas neste planeta o chamam de ‘Holy Diver’ porque ele está prestes a ir para outro lugar, outro planeta, mergulhar em outro mundo, para repetir o que havia feito em seu planeta: redimir as pessoas de seus pecados ou fazê-las não mais pecar, mesmo que isso lhe custe a vida. Por mais que ele diga que precisa ir, as pessoas insistem para que ele não vá, o que mostra o quão egoísta a humanidade é.”

Ronnie explica ainda as estrofes “Ride the tiger / You can see his stripes but you know he’s clean” (algo como “Dome o tigre / Você pode ver suas listras, mas sabe que ele está limpo”, em português):

“As insinuações de tigres e listras vêm disso. O tigre simboliza a força, enquanto suas listras sugerem impureza. Essas estrofes significam que você deve aproveitar a força que possui e não julgar os outros pelo que parecem ser impurezas — essas listras — no pacote.”

A capa de “Holy Diver”

A fim de casar com a temática da faixa-título, a polêmica capa de “Holy Diver” acabou retratando a figura diabólica Murray Maor — o equivalente do Dio para o mascote Eddie, do Iron Maiden — afogando o que parece ser um padre. Por mais que soubesse que isso iria agitar as coisas, Ronnie confessou na autobiografia “Rainbow in the Dark” (Estética Torta, 2021) que não estava tentando chocar deliberadamente quando teve a ideia para a capa com a esposa, Wendy:

“Eu só queria fazer as pessoas se perguntarem do que se tratava o simbolismo. Essa foi uma época do rock antes das mídias sociais e antes que os CDs substituíssem o vinil como o formato mais popular para os álbuns, em que a arte da capa era uma parte intrínseca e significativa do pacote. Quando recebêssemos o mesmo tipo de reação negativa que o Sabbath havia recebido [quando pôs anjos fumando na capa de ‘Heaven and Hell’ (1980), por exemplo], eu diria: ‘Como você sabe o que realmente está acontecendo naquela imagem? Como você sabe que é até mesmo um padre? Só porque ele está com uma batina? E se for o Diabo e o demônio for o justo?’”

Ronnie acrescenta, porém, que houve alguma apreensão por parte do pessoal da gravadora de que…

“Certas lojas de discos no sul [dos Estados Unidos] poderiam não estocar [o disco], mas então as histórias sobre a Igreja católica começaram a sair no noticiário, com os padres que tinham abusado sexualmente de crianças, então pensamos: ‘Ok’.”

O álbum de estreia do Dio

Lançado em 25 de maio de 1983, “Holy Diver” foi bem recebido pelos fãs e pela crítica. Com o passar dos anos, tornou-se, junto com “Rising” (1976), do Rainbow, e “Heaven and Hell”, do Black Sabbath, parte da trinca de álbuns que define a carreira de Ronnie James Dio.

Leia também:  Os guitarristas pouco lembrados que Jimmy Page cita como inspiração

Além da faixa-título, o disco traz ainda alguns dos maiores sucessos do Dio, como “Stand Up and Shout”, “Don’t Talk to Strangers” e “Rainbow in the Dark”.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO significado da faixa-título e da capa de “Holy Diver”, do Dio
Marcelo Vieira
Marcelo Vieirahttp://www.marcelovieiramusic.com.br
Marcelo Vieira é jornalista graduado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), com especialização em Produção Editorial pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Há mais de dez anos atua no mercado editorial como editor de livros e tradutor freelancer. Escreve sobre música desde 2006, com passagens por veículos como Collector's Room, Metal Na Lata e Rock Brigade Magazine, para os quais realizou entrevistas com artistas nacionais e internacionais, cobriu shows e festivais, e resenhou centenas de álbuns, tanto clássicos como lançamentos, do rock e do metal.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades