O clipe do Bon Jovi que deixa Jon Bon Jovi constrangido

Cantor considera assistir seus primeiros vídeos uma espécie de tortura a qual evita ser submetido

Jon Bon Jovi nunca escondeu seu desconforto quando aborda o lado visual dos primeiros anos do Bon Jovi. Um capítulo quase à parte se destina aos videoclipes da banda, especialmente aqueles onde diretores tinham a ideia de fazer os músicos atuar, ao invés de simplesmente aparecerem com seus instrumentos em cima do palco.

Durante aparição no Andy Cohen Live, do apresentador Andy Cohen (o jornalista que apareceu bêbado na CNN dizendo que Journey sem Steve Perry não é Journey), no sistema de rádio pago SiriusXM, o cantor foi intimado a falar sobre o assunto novamente. E mostrou que suas impressões não mudaram.

“Quando penso em ‘Runaway’… fizemos um vídeo e queriam que eu atuasse. Espere um minuto, acabei de aprender a tocar guitarra e escrever uma música. Você quer que eu seja um cineasta? Que diabos eu sei? Depois vinha a estúpida gravadora com o estúpido diretor que dizia ‘Fahrenheit 451’, quando o segundo álbum se chamava ‘7800 Fahrenheit’ ou o que quer que seja e queria sua sobrinha estrelando o clipe. Jesus, Deus, que horror! Você quer me envergonhar? Amarre-me a uma cadeira e me faça assistir a vídeos dos dois primeiros discos.”

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De acordo com o frontman, a partir da obra seguinte, o grupo definiu uma fórmula. Não por coincidência, a MTV teve grande participação no estouro a partir de “Slippery When Wet” (1986) e seus singles.

“Fomos espertos o suficiente para, a partir de então, usar os vídeos para promover o show. ‘You Give Love a Bad Name’, ‘Livin’ on a Prayer’ e ‘Wanted Dead or Alive’ mostravam nossas performances ao vivo. Foi quando percebemos que isso é tudo o que importa.”

Os três videoclipes que catapultaram o Bon Jovi à consagração foram dirigidos por Wayne Isham. Os dois primeiros eram centrados na ação do grupo em cima do palco, enquanto o terceiro também mostrava os músicos nos bastidores e em viagens durante a turnê.

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Até hoje, “Slippery When Wet” vendeu em torno de 28 milhões de cópias em todo o mundo. À época do lançamento, alcançou o número 1 nas paradas de 7 países.

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João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

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