Como o Jethro Tull influenciou o Eagles em “Hotel California”, segundo Ian Anderson

Música possui semelhanças com “We Used to Know”, faixa do segundo álbum dos britânicos

Faixa-título do álbum lançado pelo Eagles em 1976, “Hotel California” é a música mais famosa da carreira do grupo americano. Trata-se de uma daquelas canções que muitas pessoas reconhecem sem sequer saber quem é o artista por trás.

Porém, o que muitos não sabem é a conexão entre ela e “We Used to Know”, composição presente em “Stand Up” (1969), segundo álbum do Jethro Tull. Em entrevista de 2009 ao site Songfacts, resgatada pelo site Far Out Magazine, o vocalista e flautista dos britânicos, Ian Anderson, comentou o fato.

“Era uma música que tocávamos entre o final de 1971 e início de 72, quando estávamos em turnê. E tínhamos uma banda de abertura que havia tido um single de sucesso pouco antes da excursão. A música, creio eu, se chamava ‘Take It Easy’. E eles eram de fato os Eagles.

Não interagimos muito, eles eram educados, nós éramos um pouco malucos. Não acho que uns dos outros. Não havia comunicação, apenas respeito ao espaço um do outro quando se trata de passagem de som e hora do show. Mas eles provavelmente nos ouviram tocar a música e, talvez inconscientemente, usaram aquela sequência de acordes em sua famosa música ‘Hotel California’ algum tempo depois.”

- Advertisement -

Por muito tempo, Anderson chegou a acusar o Eagles de plágio, embora nunca tenha levado a questão à justiça. Porém, mudou de ideia com o passar dos anos.

“É apenas a mesma sequência de acordes, mas em um compasso diferente, tom diferente, contexto diferente. E é uma música muito, muito boa que eles escreveram, então não consigo sentir nada além de uma sensação de felicidade por causa deles. E me sinto lisonjeado por terem encontrado essa sequência de acordes.

É difícil encontrar uma sequência que não tenha sido usada e não tenha sido o foco de muitas peças musicais. Sua progressão harmônica é quase uma certeza matemática – você vai descobrir a mesma coisa mais cedo ou mais tarde se dedilhar alguns acordes em uma guitarra. Certamente não há amargura ou qualquer sensação de plágio ligada à minha opinião sobre isso, embora eu às vezes aluda, de forma jocosa, a aceitá-la como uma espécie de homenagem.”

Eagles e “Hotel California”

Quinto trabalho de estúdio do Eagles, “Hotel California” marcou a estreia do guitarrista Joe Walsh e a despedida do baixista Randy Meisner. Com a saída de Bernie Leadon, a banda se concentrou em seu lado mais rock and roll, deixando as características country um pouco de lado.

Leia também:  Por que até Ritchie Blackmore deixava Yngwie Malmsteen entediado artisticamente

A faixa-título foi a primeira composta. Ela guiou o tema central de todas as letras, que lidam com a perda da inocência e o balanço entre a ilusão e realidade através das relações pessoais e o trabalho.

“Hotel California” é o disco de inéditas mais vendido da carreira da banda, superando 32 milhões de cópias comercializadas em todo o mundo. Chegou ao topo da Billboard 200, principal parada dos Estados Unidos.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo o Jethro Tull influenciou o Eagles em “Hotel California”, segundo Ian...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades