Como nasceram os lendários solos de “Hotel California”, clássico dos Eagles

Joe Walsh e Don Felder são os responsáveis pela obra - e contam versões diferentes da mesma história

A dobradinha de Joe Walsh e Don Felder no solo de “Hotel California”, dos Eagles, está entre as mais icônicas da história da música quando o assunto é solo de guitarra.

A faixa-título do álbum lançado em 1976 se tornou um hit de tal magnitude que invadiu até mesmo as programações de estações de rádio não afeitas ao estilo praticado pelo grupo. Até hoje é facilmente encontrada em qualquer boteco que tenha um tocador de violão perturbando a refeição e conversa alheia.

- Advertisement -

Em entrevista ao canal da PRS Guitars, transcrita pela Guitar World, Walsh revelou que os solos foram criados de forma totalmente espontânea em estúdio.

“As bases estavam prontas, assim como os vocais de Don Henley. Sentamos no estúdio e trabalhamos seguindo a trilha. Decidimos quem tocaria a parte final e, até lá, apenas fomos complementando um ao outro. Simplesmente aconteceu assim, ao contrário do resto da música, que foi bem mais planejado.”

Joe Walsh admira Don Felder

Don Felder foi demitido do Eagles há exatos vinte anos, mas não deixa de contar com a admiração do antigo parceiro.

“Ele é brilhante. Seu trabalho antes mesmo de eu entrar na banda fala por si só. Era uma alegria tocarmos juntos.”

https://www.youtube.com/watch?v=rK3W_3iwdp4

Exigência por solo da demo

Em 2019, Don Felder revelou ao Gear Factory uma versão ligeiramente diferente sobre a gravação do solo de “Hotel California”. De acordo com o guitarrista, o baterista e cantor Don Henley exigiu que a passagem fosse registrada exatamente igual a uma demo de um ano antes onde ele havia apenas improvisado.

“Don Henley chegou e disse: ‘não está certo, pare… o que você está fazendo?’. Eu perguntei o que ele queria dizer e ele falou: ‘você precisa tocar exatamente como está na demo’.”

Felder descobriu que Henley estava ouvindo a demo incessantemente por quase um ano. Como não se lembrava daquela gravação, o guitarrista teve que ligar para sua casa e pedir para a governanta achar a tal fita demo e tocar o registro inteiro pelo telefone.

Leia também:  Os maiores diferenciais do Pearl Jam, segundo o produtor Andrew Watt

Eagles e o impacto de Hotel California

O single “Hotel California” chegou ao número 1 da parada americana, tendo vendido mais de um milhão de unidades. Também foi premiado ao ultrapassar 3 milhões de downloads pagos. Atualmente, se aproxima de 1 bilhão de execuções no Spotify.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo nasceram os lendários solos de “Hotel California”, clássico dos Eagles
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades