A diferença entre Eddie Van Halen e Yngwie Malmsteen, segundo fundador da Dean

Para luthier veterano, um deles representa o músico bem-sucedido, cheio de hits, enquanto o outro é a encarnação do "melhor guitarrista do mundo no quarto"

Dean Zelinsky começou a trabalhar com guitarras em 1977 e é lembrado pela marca de instrumentos que leva seu nome. Nesse tempo, ele já forneceu instrumentos para nomes que vão de Billy Gibbons (ZZ Top) a Dimebag Darrell (Pantera), além de Trent Reznor (Nine Inch Nails) e tantos outros. Do alto de sua experiência, ele comentou a diferença entre dois dos maiores nomes da guitarra: Eddie Van Halen e Yngwie Malmsteen.

O assunto surgiu em conversa com o Loudwire, quando Zelinsky dividiu os guitarristas em dois tipos – em referência não só aos dois nomes principais, mas também a outros músicos lendários. Para o luthier, a segmentação é bem clara e explica o tipo de carreira que cada um deles teve ao longo da vida.

“Eddie Van Halen, Jimmy Page, Jimi Hendrix – todos grandes guitarristas, mas que alcançaram um status icônico devido a seus hits. Yngwie Malmsteen, Joe Bonamassa… grandes guitarristas, mas sem hits.”

- Advertisement -

Zelinsky prosseguiu a explicação ao destacar o tipo de público que frequentava um show do Van Halen, em comparação com a plateia que Malmsteen tem até os dias atuais. Segundo ele, o sueco toca apenas para guitarristas e não necessariamente para uma plateia heterogêneo.

“Se você vai a um show de Yngwie, ele toca para cerca de 500 guitarristas. Quando você ia ver Eddie, haveria também cerca de 500 guitarristas e mais 25 mil fãs junto deles.”

Mais Eddie Van Halen, menos Yngwie Malmsteen

O fundador da Dean Guitars deu a receita para ser mais Eddie Van Halen do que Yngwie Malmsteen: não ser o melhor guitarrista do mundo dentro do seu quarto.

“Praticar dia e noite no seu quarto não vai te levar até a linha de chegada. Se você se torna o melhor guitarrista do mundo no seu quarto, você está cerca de 10% no caminho. Você tem que trabalhar mais para ser um rockstar. Isso inclui juntar uma boa banda, compor boas músicas e trabalhar sem cessar para promover sua banda para que ela seja grande.”

Dean Zelinsky e a Dean Guitars

Entre 1977 e 1991, Zelinsky deu vida e forma à Dean Guitars, marca que ganhou fama especialmente dentro do heavy metal. Então ele vendeu a empresa e começou um novo projeto no início dos anos 2000, com o nome de Dean Zelinsky Private Label Guitars, onde recebe apenas pedidos para instrumentos customizados.

Leia também:  Como polarização política levou a Rock in Rio 2024 variado, segundo Roberto Medina

Entre alguns dos principais usuários de guitarras Dean estão músicos do calibre de Michael Schenker (MSG), Sascha Gersner (Helloween), Kerry King (Slayer), Karl Sanders (Nile), Eric Peterson (Testament), Michael Amott (Arch Enemy), Andy LaRocque (King Diamond) e Moyses Kolesne (Krisiun).

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA diferença entre Eddie Van Halen e Yngwie Malmsteen, segundo fundador da...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades