Bruce Dickinson amava o primeiro disco do Nirvana, revela produtor

Jack Endino também revelou apreço do vocalista do Iron Maiden pelo Soundgarden, enquanto colegas da banda Skunkworks também curtiam Jane’s Addiction e King’s X

Na metade da década de 1990, Bruce Dickinson estava disposto a se afastar de vez do heavy metal que o consagrou no Iron Maiden. Para tal, formou uma banda com jovens músicos, chamada Skunkworks.

Visando buscar a sonoridade que almejava, chamou o produtor Jack Endino, figura carimbada na cena alternativa de Seattle. Assim nasceu o terceiro disco solo de inéditas do vocalista.

- Advertisement -

Em entrevista ao canal de Daniel Sarkissian em 2021, transcrita pelo Rock and Roll Garage, Endino falou sobre os sons que faziam a cabeça de Bruce àquela altura.

“Ele gostava do Soundgarden. Amava ‘Bleach’, primeiro álbum do Nirvana, que eu produzi. Essas duas bandas tiveram grande impacto no Reino Unido. Tenho certeza que ele também conhecia o Alice in Chains. Os outros membros da banda eram bem atualizados com o que rolava. Curtiam Jane’s Addiction e King’s X.”

Leia também:  O surpreendente diferencial de se trabalhar com Axl Rose, segundo Josh Freese

Bruce Dickinson e “Skunkworks”

Lançado em 19 de fevereiro de 1996, “Skunkworks” seria o disco homônimo da banda. Porém, a gravadora pressionou para que o nome de Bruce Dickinson constasse na capa, ganhando a queda-de-braço.

A capa ficou a cargo de Storm Thorgerson, lendário colaborador do Pink Floyd, Black Sabbath, Led Zeppelin, Genesis e Yes, entre outros. Com a fraca repercussão, a empreitada não passou dos meses seguintes. Após a turnê de divulgação, o grupo se desfez.

Nirvana e “Bleach”

“Bleach”, primeiro álbum completo do Nirvana, saiu em 15 de junho de 1989. Foi o único disco a contar com o baterista Chad Channing. Obteve repercussão discreta à época do lançamento. Com o estouro posterior da banda, teve 3 milhões de cópias comercializadas, se tornando o disco mais vendido da história do selo Sub Pop.

Leia também:  Bruce Dickinson participa de duelo de esgrima em Curitiba

O guitarrista Jason Everman foi creditado e apareceu na capa, embora não tenha tocado. Foi uma forma de agradecê-lo por ter ajudado a bancar o estúdio. Ele participou da turnê.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesBruce Dickinson amava o primeiro disco do Nirvana, revela produtor
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

  1. teve um tempo em que eu curtia algumas músicas do Nirvana, gostava mais das músicas lado B…as comerciais era uma merd…!!!! Pear jam é a que considero a melhor do estilo da camisa de lenhador!!!! valeu!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades