A crítica que Jeff Beck fazia a Eddie Van Halen

Guitarrista reconhecia a qualidade e pioneirismo do colega, mas o considerava preso demais a um estilo

Jeff Beck e Eddie Van Halen estão, merecidamente, no panteão dos guitarristas mais inovadores da história. Ambos contribuíram com técnicas e criações que serviram como referência a todas as gerações posteriores. Além disso, possuíam modos de enxergar a música que os tiravam do lugar comum.

O Van Halen News Desk compilou declarações do ícone britânico sobre o holandês radicado nos Estados Unidos. São três depoimentos em momentos diferentes. Dois deles elogiosos. O outro não é necessariamente negativo, mas critica uma situação em específico.

- Advertisement -

Comecemos por uma fala à revista Guitar, em ano não revelado. Conforme transcrição do Far Out Magazine, Jeff disse:

“Suponho que as pessoas estão apontando Van Halen por ser um inovador, tendo reproduzido técnicas como o tapping, hammer-on e harmônicos antes de todo mundo. E está certo, ele merece ser citado.”

“Presos nesse tipo de coisa”

Em janeiro de 1985, Beck ofereceu uma visão menos condecorosa à Guitar World. Ele falou:

Leia também:  Quando Matt Cameron recebeu notificação extrajudicial do Kiss na adolescência

“Quero dizer, esses caras como Van Halen são ótimos. Mas eles parecem estar presos nesse tipo de coisa. Ainda assim, ele tem uma técnica incrível. É preciso tirar o chapéu para sua velocidade e elemento frenético. Eu poderia muito bem aprender algo com os truques que ele faz.”

Finalizando, em depoimento ao livro “Van Halen: A Visual History”, de Neil Zlozower, Jeff declarou:

“Eddie Van Halen trouxe o tapping à linha de frente é ainda é um dos melhores nessa técnica. Não é sua culpa que tantos guitarristas horrorosas tenham tentando imitá-lo. Na verdade, vi Eddie tocando blues uma vez e foi realmente lindo. Seria ótimo escutá-lo realizando mais coisas nesse estilo.”

Eddie Van Halen e Jeff Beck

Eddie Van Halen faleceu no dia 6 de outubro de 2020, aos 65 anos. Deixou um legado de pioneirismo tanto na guitarra quanto no desenvolvimento de equipamentos, que seguem sendo trabalhados por seu filho, o multi-instrumentista Wolfgang Van Halen.

Leia também:  Smashing Pumpkins anuncia Kiki Wong como nova guitarrista

Já Jeff Beck se foi em 10 de janeiro de 2023, aos 78 anos. Considerado “o guitarrista dos guitarristas”, optou por um caminho mais experimental em comparação aos colegas mais famosos. Até por isso, foi admirado com pioneiro em áreas que seriam absorvidas pela cultura popular posteriormente.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA crítica que Jeff Beck fazia a Eddie Van Halen
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades