A diferença entre Guns N’ Roses e Velvet Revolver, segundo Matt Sorum

Período na supergrupo dos anos 2000 rendeu mais oportunidades criativas do que no grupo liderado por Axl Rose, onde estava restrito à bateria

Em meio a um currículo recheado de grandes bandas, o baterista Matt Sorum tem como destaque de sua carreira as passagens pelo Guns N’ Roses e pelo supergrupo Velvet Revolver. Mesmo com uma formação parecida — com a presença de Slash e Duff McKagan em ambas —, vários fatores diferiam os grupos. 

O assunto foi abordado em entrevista ao MetalSucks. A liberdade criativa, segundo ele, é um dos grandes diferenciais entre os dois projetos.

- Advertisement -

“Compus mais no Velvet Revolver do que no Guns N’ Roses. Criei um monte de músicas com o Revolver, mas não posso dizer que foi o mesmo no Guns; lá, eu estava preso a bateria.”

Outro ponto destacado por Sorum é a sonoridade de ambas as bandas.

“Com o Velvet Revolver, cresci como compositor, mas também era um estilo de música particular que era diferente do Guns. Eu diria que o Guns era mais ritmicamente up-tempo e mais consistente em seu estilo punk.”

Curiosamente, um dos lançamentos mais recentes do músico é uma canção oriunda de uma demo do Velvet Revolver. Trata-se do single “Judgment Day”, lançado pelo projeto Kings of Chaos em outubro de 2022. Há participações de Duff, Slash e do também guitarrista Dave Kushner. 

“Eu tinha uma demo antiga do Velvet Revolver que tínhamos feito, com todos os caras, com Scott [Weiland, falecido vocalista]. Na época, estávamos fazendo muitas improvisações no meu estúdio e não sabíamos o que faríamos a seguir, então, essa ideia acabou engavetada. Quando comecei a trabalhar no meu novo projeto, achei que poderia ser legal. Eu mesmo gravei os vocais.”

Integrante do GN’R entre 1990 e 1997, Matt também revelou se voltaria à banda caso fosse convidado por Slash e Duff McKagan. Para ele, é importante nunca dizer “nunca”.

Leia também:  David Gilmour planeja voltar a fazer turnês? Ele responde

“Bem, eu realmente não sei. Quer dizer, olha, você tem que aceitar as coisas como elas vêm, um dia de cada vez, certo? Eu fiz muitas mudanças na minha vida com base no que é bom para mim. E essas mudanças também são sobre o que é certo no momento e também dentro do contexto do que está acontecendo para todos os envolvidos. Posso dizer que não estou sentado ao lado do telefone esperando uma ligação para voltar ao Guns N’ Roses ou qualquer coisa assim. Estou seguindo em frente com minha vida e curtindo imensamente.

Eu amo o que estou fazendo agora, e isso é bom o suficiente para mim. Mas nunca se sabe. Aprendi isso na vida, nunca se sabe, e aprendi a nunca dizer nunca, porque não há como saber quais voltas e reviravoltas acontecem na curva. Mas não estou esperando por isso e está tudo bem para mim.”

Em sua biografia “Double Talkin’ Jive: True Rock ‘N’ Roll Stories”, Matt revelou ter descoberto sobre a reunião pela internet. Curiosamente, à época ele estava em turnê pela América do Sul com Slash e Duff McKagan.

Leia também:  Richie Kotzen lança o novo single “Cheap Shots”

Ao confrontar o baixista com a notícia, ouviu que o contrato já havia sido assinado pelos envolvidos e Axl Rose queria usar Frank Ferrer.

Matt Sorum além do Guns N’ Roses

Nascido em Venice Beach, Califórnia, Matthew William Sorum começou a carreira tocando com artistas locais. Seus primeiros trabalhos de repercussão ocorreram na banda de Jeff Paris e no Y Kant Tori Read.

Em 1989, foi chamado pelo The Cult para a turnê do álbum “Sonic Temple”. Retornaria ao grupo na virada do século, gravando “Beyond Good And Evil” (2001).

Integrou o Guns N’ Roses entre 1990 e 1997, gravando os discos “Use Your Illusion I e II”, além de “The Spaghetti Incident?”. Continuou envolvido em atividades e projetos de membros do grupo, participando do Slash’s Snakepit, Neurotic Outsiders e Velvet Revolver.

Recentemente participou do Deadland Ritual, com o vocalista Franky Perez (Scars on Broadway), o baixista Geezer Butler (Black Sabbath) e o guitarrista Steve Stevens (Billy Idol). Também comanda o supergrupo Kings Of Chaos, além do Hollywood Vampires sempre que disponível.

Vegetariano, é adepto de várias causas animais, usando seu trabalho musical para propagar ideias e angariar apoio.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA diferença entre Guns N’ Roses e Velvet Revolver, segundo Matt Sorum
Tairine Martins
Tairine Martinshttps://www.youtube.com/channel/UC3Rav8j4-jfEoXejtX2DMYw
Tairine Martins é estudante de jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Administra o canal do YouTube Rock N' Roll TV desde abril de 2021. Instagram: @tairine.m

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades