Paul Gilbert compara Ace Frehley a Bach e explica paixão pelo guitarrista do Kiss

Integrante do Mr. Big elogiou especificamente a guitarra de duas músicas do álbum ao vivo “Alive II”, lançado em 1977

Paul Gilbert é fã do trabalho de Ace Frehley. Recentemente, o integrante do Mr. Big elogiou os solos do ex-guitarrista do Kiss e ainda o comparou com o compositor, violinista e organista alemão Johann Sebastian Bach. 

Conversando com a Guitar World, o músico destacou que a magia do quarteto mascarado, prestes a realizar sua despedida dos palcos, reside nos álbuns ao vivo. Então, citou como exemplo o “Alive II” (1977) e, especificamente, as partes de Frehley — que integrou a banda entre 1973 e 1982 e, posteriormente, entre 1996 e 2002. 

“[Nesse álbum] Ace Frehley conseguiu uma infalível magia de feedback. A nota de introdução de feedback de ‘King of the Night Time World’ rapidamente se transforma num harmônico maior e Ace o sustenta com força total com um vibrato cheio de alma, dramático e perfeitamente controlado. Então o solo sozinho de Ace no final de ‘Shock Me’ tem mais desse belo feedback de guitarra e vibrato. Adoro.” 

- Advertisement -

Em seguida, Gilbert, mesmo com as diferenças musicais, traçou um paralelo entre as habilidades de composição do guitarrista e as de Bach.

“Os solos de Ace nos dois primeiros álbuns ao vivo do Kiss [‘Alive!’ e ‘Alive II’] são tão perfeitamente compostos. Eles me lembram o que Bach faria se tivesse uma guitarra Les Paul, um amplificador Marshall e um figurino alienígena espacial.”

Sobre Paul Gilbert

Nascido em Carbondale, Illinois, Paul Brandon Gilbert começou a tocar guitarra aos 6 anos. Ainda menor de idade, foi considerado como um dos candidatos à vaga de guitarrista de Ozzy Osbourne, chamando a atenção da Shrapnel Records, gravadora que era a casa dos shredders nos anos 1980.

Leia também:  Os principais trabalhos de Steve Stevens longe de Billy Idol

Foi um dos fundadores do Racer X, banda que tocava heavy metal com muito virtuosismo e existiu em dois períodos: de 1985 a 1989 e entre 1997 e 2009. A seguir, se juntou ao Mr. Big, alcançando o maior sucesso de sua carreira. Saiu em 1996 e retornou em 2009.

Comanda uma carreira solo prolífica, com mais de 15 discos de estúdio, além de EPs e registros ao vivo. Ainda participou de uma série de tributos em parceria com o baterista Mike Portnoy e outros músicos, homenageando The Beatles (Yellow Matter Custard), Led Zeppelin (Hammer Of The Gods) e The Who (Amazing Journey).

Sobre Ace Frehley

Nascido no Bronx, em Nova York, Paul Daniel Frehley começou a tocar guitarra ainda na infância, incentivado pela família. Participou de uma série de bandas amadoras entre o final dos anos 1960 e início dos 1970s.

Leia também:  A banda que definiu o heavy metal, na opinião de Roger Glover

A consagração veio quando se juntou ao Kiss. Esteve presente em dois momentos, entre 1972 e 1982, regressando em 1996 e ficando até 2002.

Criou o personagem Space Ace, além de ter desenhado o logotipo da banda. É até hoje o membro preferido de uma parte considerável dos fãs.

Na segunda metade dos anos 1980 comandou o Frehley’s Comet, que lançou dois discos de estúdio e teve repercussão mediana junto ao público. Possui sete álbuns solo, incluindo o lançado em 1978, quando ainda estava na banda que o tornou famoso.

Veja também:

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPaul Gilbert compara Ace Frehley a Bach e explica paixão pelo guitarrista...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades