O álbum do Green Day que Billie Joe sente dificuldade em ouvir

Lançado em 2009, “21st Century Breakdown” teve um processo criativo considerado muito estressante pela banda

Lançado em 2004, “American Idiot” foi um álbum que ressignificou a carreira do Green Day. A “punk rock opera”, como os próprios definem, fez com que o grupo liderado por Billie Joe Armstrong passasse a ser respeitado até mesmo por quem não era tão fã de sua obra até então.

Até hoje, o trabalho vendeu 16 milhões de cópias em todo o mundo. Ficou atrás apenas dos mais de 20 milhões de unidades de “Dookie” (1994), disponibilizado em uma época pré-downloads, com uma indústria bem mais forte por trás.

- Advertisement -

Na hora de fazer o sucessor, como esperado, a pressão era enorme. Repetir o feito parecia uma tarefa ingrata e quase impossível.

E foi justamente por isso que o resultado não agradou Billie Joe. Em entrevista ao podcast “Welcome to My Panic”, resgatada pelo Far Out Magazine, o vocalista e guitarrista compartilhou seus sentimentos em relação a “21st Century Breakdown” (2009):

“Tornou-se realmente assustador e muito estressante gravá-lo. Acho que queríamos fazer algo realmente diversificado e nos superar nos arranjos. Foi uma das coisas mais difíceis que já tive que fazer. Era como se alguém estivesse apontando uma arma para minha cabeça, só que era eu mesmo quem estava segurando a arma.”

Assim como o anterior, o trabalho segue o formato conceitual/ópera rock. À época, foi descrito como “um retrato instantâneo da era em que vivemos enquanto questionamos e tentamos dar sentido à manipulação egoísta que ocorre ao nosso redor, seja pelo governo, a religião, a mídia ou, francamente, qualquer forma de autoridade”.

“É um dos meus discos favoritos do Green Day, com certeza. Mas tenho dificuldade em voltar e ouvir, porque apenas me lembra do trabalho duro que exigiu de nós.”

Green Day e “21st Century Breakdown”

“21st Century Breakdown” emplacou os singles “Know Your Enemy”, “21 Guns”, “East Jesus Nowhere”, a faixa-título e “Last of the American Girls”, em sequência. Chegou ao número 1 em várias das principais paradas mundiais, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Japão e Alemanha.

Leia também:  Por que Marty Friedman não acha “realista” voltar para o Megadeth

No total, vendeu mais de 5 milhões de cópias em todo o planeta. Faturou várias premiações, inclusive no Brasil, onde ganhou disco de ouro.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO álbum do Green Day que Billie Joe sente dificuldade em ouvir
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades