Música pesada está menos mainstream hoje, opina Lars Ulrich

Apesar de bons números de venda, baterista vê o estilo com mais características de subcultura atualmente do que em muito tempo

Todo estilo que surge como uma afronta ao status quo musical acaba, em algum momento, sendo absorvido pelo gigante sistema da indústria. Não seria diferente com o heavy metal.

Embora ainda sofrendo algum tipo de resistência em focos específicos, o estilo faz parte do mainstream já há certo tempo. Tanto que o álbum mais vendido das últimas décadas é justamente o de um artista do gênero: o homônimo do Metallica, também conhecido como “Black Album” e disponibilizado em 1991.

- Advertisement -

Em recente entrevista à Rolling Stone, o baterista Lars Ulrich refletiu sobre a posição de sua banda e dos outros grupos adeptos na realidade atual. E a resposta parece contradizer essa visão, já que o dinamarquês entende estar acontecendo um reposicionamento estratégico.

“Provavelmente tivemos o melhor verão de todos os tempos em termos de número de ingressos vendidos entre nossas datas na Europa e na América. Obviamente, isso é uma completa confusão, visto que já se passaram 42 anos nesta jornada. Mas, ao mesmo tempo, parece que o rock pesado voltou a ser mais uma subcultura e menos mainstream do que vinha sendo.”

Para explicar sua visão, Lars se valeu de um paralelo com os anos 1980, tido por muitos como a época de ouro.

“Havia um maior número de rádios, a MTV e revistas que iam da Rolling Stone à Kerrang! … era muito mais assunto no mainstream do que é agora. Então, embora esses números sejam malucos – e eu sei que muitas outras bandas estão fazendo números malucos, como Guns N’ Roses, Slipknot, Ghost, Disturbed – parece que voltamos a fazer parte de uma subcultura, meio que fora do mainstream novamente. Como quando começamos o Metallica.”

Porém, ele também deixa claro ser uma visão estritamente pessoal.

“Não sei se tenho tanto conhecimento do que está acontecendo ao meu redor quanto tinha há 20, 30 anos. Nem mesmo se estou interessado em participar tanto dessa conversa quanto antes. Mas quando questionados, definitivamente parece que o que estamos fazendo no hard rock em geral é nos conectar com muitas pessoas. Só que ao mesmo tempo, em termos do zeitgeist e da cultura dominante em geral, não parece que façamos parte da conversa como no passado.”

Metallica atualmente

Dentro ou fora do mainstream, o Metallica vendeu mais de 125 milhões de cópias dos seus álbuns de estúdio até hoje.

Leia também:  Ozzy Osbourne fala sobre seu tratamento com células-tronco para o Parkinson

“72 Seasons”, o mais recente, saiu em abril último e chegou ao topo de 21 paradas pelo mundo. Até o momento, já faturou disco de ouro na Alemanha e platina na Polônia.

Intitulada “M72”, a turnê de divulgação do trabalho já teve 4 etapas, divididas entre América do Norte e Europa. A América do Sul deve receber o espetáculo apenas no segundo semestre de 2024.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasMúsica pesada está menos mainstream hoje, opina Lars Ulrich
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades