O que John Lydon pensa hoje de sua famosa camiseta “eu odeio Pink Floyd”

Eterno vocalista do Sex Pistols, na verdade, admirava o trabalho da banda e queria apenas cutucar o público com a vestimenta

John Lydon, também conhecido como Johnny Rotten, andava com uma característica camiseta algumas décadas atrás. No fim dos anos 1970, o então vocalista do Sex Pistols tinha uma blusa com os dizeres “eu odeio” escritos à mão acima do nome e de uma foto do Pink Floyd — inclusive, estava com ela quando o designer e empresário Bernard Rhodes o descobriu e o indicou para a banda.

O cantor não faz ideia de onde adquiriu a peça, que virou sua marca registrada. Havia até certo simbolismo ali, conforme explicado recentemente à BBC Radio Scotland (via Rock Celebrities). 

- Advertisement -

Segundo Lydon, havia um contexto por trás. A intenção ao usar a camiseta não era espalhar “ódio gratuito”, já que o próprio curtia o trabalho do Pink Floyd, e sim, provocar o público — que colocava a banda de rock progressivo em alto patamar.

“Se alguém usasse uma blusa escrito ‘eu odeio o Sex Pistols’, não significaria a mesma coisa. O conteúdo da blusa e o que ele significava historicamente foi fascinante para mim, eu amei ser tão atrevido. O Pink Floyd era aceito como a família real. Eles eram considerados sagrados, não podia mexer com eles, ninguém os criticava, eram apenas magníficos.”

O artista já disse admirar o álbum “The Dark Side of the Moon” (1973). Desta vez, destacou o material com o antigo vocalista e guitarrista Syd Barrett — integrante da banda entre 1965 e 1968. 

“De fato, algumas das músicas do Pink Floyd são magníficas, principalmente as mais antigas com Syd Barrett. Na verdade, eu não os odiava, mas sabia que isso despertaria raiva nas pessoas e foi isso que aconteceu.”  

Dilema com o Pink Floyd

Ao site Quietus, em 2010, John Lydon deu outros detalhes sobre sua irritação com o Pink Floyd. O motivo envolvia uma suposta ideia de pretensão expressada pelo grupo, que, de acordo com o cantor, mostrou-se equivocada.

“O que eu não gostava neles era a pretensão. Havia uma aura de: ‘somos tão grandes que não há espaço para mais ninguém’. Mas eu conheci alguns dos membros e me dou bem com eles, porque eles não são assim. Rolou uma impressão errada e uma deturpação na imprensa, porque eles não são mais sagrados do que ninguém. Na verdade, eles são iguais a mim e a você.”

David Gilmour e John Lydon

Não há qualquer ressentimento entre John Lydon e os integrantes do Pink Floyd. Tanto é que o eterno vocalista do Sex Pistols se encontrou com David Gilmour algumas vezes, o descrevendo como “gente fina” para o site Quietus. 

Leia também:  Bruce Dickinson inicia turnê nacional com show em Curitiba; veja setlist e vídeos

O próprio Gilmour também já opinou a respeito da polêmica camiseta “eu odeio Pink Floyd”. À Q Magazine em 1999, contou: 

“Eu não odiava o Sex Pistols, achava que eram muito bons. Eu estive em um show com Johnny Rotten, no Sadler’s Wells, em Londres, na Inglaterra. Ele me disse que nunca odiou o Pink Floyd e que, na verdade, considerava-se meio fã. Confesso que não acreditei muito nisso. Quem poderia nos odiar?”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasO que John Lydon pensa hoje de sua famosa camiseta “eu odeio...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades