Por que Queen é maior que Beatles para muitos, segundo produtor de U2 e Stones

Steve Lillywhite acredita que Fab Four não tinha o mesmo apelo da banda de Freddie Mercury em um tipo específico de composição

Ao longo das últimas décadas, o produtor Steve Lillywhite trabalhou com nomes como U2, Dave Matthews Band e Rolling Stones. Diante da vasta experiência, o britânico tem uma opinião formada a respeito da “maior banda da história”.

Como explicou ao canal Produce Like a Pro (via Music Radar), ele não compactua com a ideia de que os Beatles são o melhor grupo do mundo e que não há discussão. Há um motivo específico para sua abertura ao debate.

“Quando falam sobre as maiores bandas de todos os tempos, sempre citam os Beatles. Mas agora há o argumento de que os Beatles nunca fizeram músicas para estádios. Os Beatles nunca fizeram nada que pudesse tocar em um grande evento esportivo.”

- Advertisement -

Em contrapartida, conforme Steve, o Queen movimentava mais multidões nesse sentido – com a canção “We Are the Champions”, por exemplo, virando símbolo de vitórias em campeonatos. Por isso, ele acredita que a explicação sobre a relevância da banda de Freddie Mercury estar acima é pertinente. 

“Eu nunca diria que alguém é maior do que os Beatles. Mas há um argumento agora de que o Queen, por causa de sua capacidade de transcender estádios, é mais relevante hoje do que os Beatles.”

No mesmo bate-papo, o produtor ainda destacou o talento do guitarrista Brian May e a sua capacidade de moldar sons – o comparando com Eric Clapton:

“Para mim, os grandes guitarristas são ótimos músicos e escultores sonoros. Clapton é ótimo, mas unidimensional, porque ele é apenas um músico. Já Brian May é capaz de tudo. Ele tem tudo isso, é um escultor sonoro.”

Steve Lillywhite e Queen

Durante entrevista ao site Waves em 2017, Steve Lillywhite elegeu suas seis músicas favoritas. “Bohemian Rhapsody”, clássico lançado pelo Queen em 1975, figurou entre as escolhas. Descrevendo o amor pela faixa, o produtor comparou novamente a banda com o Fab Four.

“Para mim, o Queen é a segunda melhor banda do mundo depois dos Beatles, com um guitarrista que eu acho que não recebe metade do reconhecido merecido. Esqueça Eric Clapton, Jeff Beck e todos os outros. Brian May não apenas toca, mas pensa no som, algo que deve ser considerado para analisar os melhores guitarristas da história.”

Leia também:  Por que até Ritchie Blackmore deixava Yngwie Malmsteen entediado artisticamente

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que Queen é maior que Beatles para muitos, segundo produtor de...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

10 COMENTÁRIOS

  1. É necessário analisar a época dos Beatles e do Queen. Com quais equipamentos os Beatles trabalharam? Com quais equipamentos o Queen trabalhou? Como era a tecnologia na época dos Beatles e na época do Queen? Essa comparação, entendo ser fútil e irrelevante. Cada banda foi um sucesso. Na sua época, no seu tempo. Qualquer comparação é coisa sem sentido.

  2. E desde de quando encher estádio ou fazer música para momentos esportivos significa que a banda é a melhor?
    Os Beatles são maiores porque influenciou tudo, mudou tudo, inclusive o Fred Mercury que já falou que não se compara ao John Lennon.

    • Fato. Os Beatles são a maior influência que o mundo da música já viu. Pra citar algumas inovações que revolucionaram o mundo musical: criaram os shows em estádios, criaram os videoclipes, passaram a gravar composições próprias ao invés de composições das gravadoras, tornaram os álbuns mais importantes que os singles, popularizaram os álbuns conceituais.

  3. O cara tá pegando um fator específico que é um hino aplicável a eventos esportivos? Pelo amor de Deus, que argumento horrível. Os Beatles criaram o rock de estádio. Antes deles, isso era inimaginável. Acho que só isso já é muito maior que We Are the Champions.

  4. Não faz sentido a comparação. Na época dos Beatles shows em estádios eram praticamente inexistentes. E, na verdade, eles foram os primeiros a fazer um grande show em estádio, O’Shea em 1965, q mudou tudo. Bola fora do produtor.

    Pela musicalidade e influencia, não apenas musical mas de revolução de costumes, não há ninguém q possa ser comparado aos Beatles.

  5. Led Zeppelin é a melhor banda de todos os tempos o Queen fica em segundo lugar Beatles foi muito popular mas as bandas populares não são as melhores fato!

  6. Concordo plenamente. Gosto não se discute.
    Todos contribuíram de forma fenomenal.
    Cada um com seu estilo.
    Led Zeppelin no auge,foi o melhor. Todos tiveram seus melhores e piores momentos.

  7. O cara está 100% certo. O Queen é a melhor banda do mundo. Eles se estruturaram e pensaram as músicas para além dos discos. Além de ter 4 dos maiores músicos do mundo, sendo um deles o melhor cantor de todos os tempos. Amo Beatles de coração, mas QUEEN é a melhor banda de todos os tempos.

  8. Eu concordo com esse cara Steve, ”em partes”. É sabido que Elvis Presley foi a ”mais importante figura” por ter colocado o rock no topo deste planeta, antes que qualquer membro dos Beatles ou Queen, pensassem em sair da casa de seus papais pra ganhar a vida no rock ‘n roll. Afinal, eles eram muito jovens e foram ‘despertados’ pelos gritos roqueiros de Elvis e Little Richard. Antes de Elvis, não havia nada tão inspirador como tão bem explicou John Lennon.

    Agora, quanto a ”melhor banda de todos os tempos”, se perguntar isto para mim e muita gente fãs de Black Sabbath e Iron Maiden, eu não coloco NADA acima deles. Assim como os fãs de Van Halen, Genesis, Pink Floyd, Deep Purple, Kiss, AC/DC, Metallica, ou Led Zeppelin, não colocam nenhuma banda acima de suas preferidas.

    Estão errados? Não. Musica não é corrida de Formula 1 ou jogo de Futebol, por isso não é necessário ”rebaixar” nenhuma banda por gostar mais de outras bandas. Pode ouvir de tudo, desde jazz, pop, blues, ao rock, hard-rock/metal, que é o que eu sempre faço desde o meio da década 80s.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades