Iron Maiden: Nicko McBrain conta como acabou entrando na vaga de Clive Burr

Curiosamente, os dois bateristas acabaram trocando de bandas entre si com o desenrolar dos fatos

Em 1983, as notícias não corriam tão rápido e nem havia tantos meios de se chegar a uma informação básica, como a mudança de um membro em uma banda. Muitas vezes, a novidade era descoberta pelos fãs apenas nas novas fotos promocionais ou até mesmo no encarte do disco seguinte.

Em entrevista de 2021 à rádio americana 97.9 GRD (transcrita pelo Ultimate Guitar), Nicko McBrain contou como se deu o processo de sua efetivação como baterista do Iron Maiden. Valeu a proximidade durante uma turnê onde era atração de abertura.

“Fiz uma turnê com o Maiden quando eles divulgavam o álbum ‘Killers’ (1981). Adrian Smith tinha acabado de entrar como guitarrista e o cantor ainda era Paul Di’Anno. Estava em uma banda chamada Trust e acabamos fazendo uma turnê com eles. Foi o maior tempo que passamos juntos até então. Mas eu já os conhecia desde 1979, quando estava em um grupo diferente chamado McKitty. Fizemos um show juntos, foi quando conheci Steve Harris e sua turma.”

- Advertisement -

O baixista acabou lembrando do baterista quando Clive Burr saiu, após a turnê de “The Number of the Beast” (1982).

“Quando as coisas começaram a dar errado, o fato de termos feito a turnê e desenvolvido amizade me transformou no primeiro baterista que veio à mente deles. Assumi o comando e Clive me substituiu no Trust, o que pouca gente sabe.”

Leia também:  Os guitarristas pouco lembrados que Jimmy Page cita como inspiração

Sobre Clive Burr

Nascido em Londres, Clive Ronald Burr integrou o Samson entre 1977 e 78. Gravou os singles “Mr. Rock & Roll” e “Telephone”.

A seguir, se juntou ao Iron Maiden, gravando os três primeiros álbuns de estúdio do grupo. Foi substituído por Nicko McBrain e também o substituiu, assumindo a bateria do Trust. Com eles, gravaria os álbuns “Idéal” (1983) e “Man’s Trap” (1984) com a banda francesa.

Também fez parte do Desperado, projeto que contava com o vocalista Dee Snider (Twisted Sister, Widowmaker), o guitarrista Bernie Tormé (Gillan, Ozzy Osbourne) e o baixista Marc Russell.

Participou de várias turnês nostálgicas e discos de bandas da NWOBHM, como Praying Mantis e Elixir. Também teve seu grupo, Clive Burr’s Escape, que durou pouco.

Leia também:  Glen Benton lamenta que metal hoje só tenha “wannabes com visual do Weezer”

Morreu no dia 13 de março de 2013, de complicações relacionadas à esclerose múltipla, doença que enfrentou nos últimos anos de vida. O Iron Maiden chegou a realizar shows e lançamentos beneficentes para ajudá-lo.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesIron Maiden: Nicko McBrain conta como acabou entrando na vaga de Clive...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades