O segredo para o sucesso do Whitesnake em “1987”, segundo Coverdale

Trabalho fez a banda dar um salto de grupo respeitado no hard rock para superestrelas da indústria musical

O Whitesnake já era uma banda respeitada no meio do hard rock/heavy metal desde seus primórdios. Criado por David Coverdale poucos anos após o primeiro encerramento de atividades do Deep Purple, o grupo conquistou uma sólida base de fãs com seus primeiros trabalhos, que contavam com altas doses de blues, classic rock e R&B.

Porém, ainda faltava o salto definitivo para o estrelato mundial. Ele começaria a ser dado com o álbum “Slide it In” (1984). Mas foi só no posterior, conhecido popularmente como “1987”, que a fama viria em doses avassaladoras.

- Advertisement -

Em entrevista à Metal Edge, o vocalista tentou explicar o que levou ao estouro do disco, que oficialmente leva o nome do conjunto.

“Tenho que admitir que não esperava que as coisas corressem tão bem após ‘Slide it In’. Mais uma vez, tínhamos músicos diferentes. Todos ótimos, mas essa mudança inicialmente não trouxe estabilidade em minha mente. Porém, havia John Sykes, que eu senti ser o primeiro cara capaz de ser um líder de banda no Whitesnake além de mim. Outra coisa acontecendo foi que eu perdi Jon Lord, que voltou para o Deep Purple com minha bênção. Mas tivemos Don Airey gravando os teclados e senti que aproveitamos bem seu estilo. Fez uma grande diferença, porque não dependíamos tanto das guitarras, embora John Sykes tenha gravado toneladas delas.”

A gravadora também foi determinante, especialmente com a atuação do megaempresário David Geffen.

“Ter a Geffen Records envolvida foi muito importante. As opiniões e orientações deles me fascinaram e levei tudo em consideração. Mas, honestamente, não comprometi nada em relação ao que estávamos escrevendo. E eu pensei que uma das músicas que Geffen deixou de fora do álbum na versão americana, ‘Looking for Love’, é uma das melhores do Whitesnake. É sem dúvida uma das minhas favoritas. Ela pega todos os elementos da banda que eu amo e os aprimora.”

Whitesnake e “1987”

Lançado em 7 de abril de 1987, “Whitesnake” se tornou o maior sucesso comercial de toda a carreira da banda. Vendeu mais de 15 milhões de cópias em todo o mundo e chegou ao 2º lugar na Billboard 200. Foi o último trabalho com o guitarrista John Sykes e o baixista Neil Murray, além do único com o baterista Aynsley Dunbar.

Leia também:  Paul Stanley critica protestos em universidades privadas nos EUA: “não têm direito”

As sessões de gravação atrasaram após David Coverdale precisar passar por cirurgia para estancar um caso de sinusite crônica. O vocalista chegou a ficar ameaçado de perder a capacidade de cantar.

O tracklist contava com novas versões para “Crying In The Rain” e “Here I Go Again”. As originais pertencem ao álbum “Saints & Sinners” (1982). A versão europeia tinha duas faixas a mais em comparação à americana: “Looking For Love” e “You’re Gonna Break My Heart Again”. Ambas ganharam relançamento na coletânea “Greatest Hits” (1994).

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO segredo para o sucesso do Whitesnake em “1987”, segundo Coverdale
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades