Os 10 melhores álbuns de metal na opinião de Kerry King

Como esperado, escolhas do guitarrista do Slayer ficaram restritas às décadas de 1970 e 80

Membro original do Slayer – e o músico que definitivamente não queria ter encerrado a banda em 2019 –, Kerry King é um headbanger convicto. Em 2017, a Rolling Stone o convidou a escolher seus 10 álbuns preferidos de heavy metal.

Confira as escolhas a seguir.

Os melhores álbuns de metal para Kerry King

AC/DC – Highway to Hell (1979)

“Muitas das minhas escolhas poderiam ter acontecido de várias maneiras. Eu amo ‘Powerage’. Eu amo ‘If You Want Blood You’ve Got It’. Todas as primeiras coisas do AC/DC são incríveis, mas ‘Highway to Hell’, além de ser o último álbum de Bon Scott, simplesmente não tem falhas. É super, super polido também. Talvez tenha uma vibração mais sombria. ‘Walk All Over You’ é uma música bastante sombria. ‘Highway to Hell’ é uma música muito sombria. ‘Night Prowler’ é super sombrio. Talvez seja por isso que me atrai, não sei, mas muitas dessas coisas são ótimas.”

- Advertisement -

Black Sabbath – Sabotage (1975)

“‘Sabotage’ é apenas um disco muito pesado. Tem tanta coisa boa. Ao escolher esses discos, escolhi aqueles que sou compelido a tocar se estou malhando ou dirigindo, e ‘Sabotage’ foi minha escolha para o Black Sabbath. Tem ‘Megalomania’, ‘Symptom of the Universe’, que definitivamente tem atitude, ‘Hole in the Sky’. E tem a instrumental ‘Supertzar’. Eu amo esse. Isso me prende por algum motivo.”

Exodus – Bonded by Blood (1985)

“Eu estava olhando meus discos quando fiz esta lista e pensei: ‘Oh, Exodus’. Se eu tivesse que escolher um disco do Exodus para ouvir pelo resto da minha vida, seria ‘Bonded by Blood’. Eu amo ‘Shovel Headed Kill Machine’ e ‘The Atrocity Exhibition’, mas ‘Bonded By Blood’ tem ótimas músicas. ‘Strike of the Beast’ é uma das minhas músicas favoritas do Exodus. Tanto que, em uma turnê, tocamos ao vivo.

Fizemos a Ultimate Revenge com Exodus e Venom em 1985. Eu não saía muito com o cantor, Paul Baloff. Lembro-me de sair com Gary Holt e provavelmente Rick Hunolt. Era como se fôssemos a mesma banda. Bem, nós definitivamente éramos mais sombrios do que eles, mas tínhamos um som muito parecido, uma presença muito parecida, uma agressividade muito parecida. As músicas são baseadas na mesma estrutura. Eles eram da Bay Area, nós éramos de L.A. e éramos apenas bandas irmãs.

Existem ótimas músicas em ‘Bonded by Blood’, como ‘Piranha’, ‘Bonded by Blood’, ‘And Then There Were None’. Eles são todos vencedores. Não há nada aqui para pular.”

Iron Maiden – The Number of the Beast (1982)

“Tive dificuldade em escolher um álbum do Iron Maiden, porque amo os três primeiros igualmente. Eu fui com ‘The Number of the Beast’ porque esse foi o primeiro disco de Bruce e ele pisou na barriga de todo mundo naquele disco. Bruce simplesmente apareceu e destruiu tudo o que se pensava que o Iron Maiden era. E eles já eram ótimos antes. Este álbum é uma banda encontrando o som que os levaria ao longo das décadas.

Eu gostava do cantor original, Paul Di’Anno. A música era mais punk na época, o que eu também gosto, mas Bruce foi o cantor que os tornou a realeza do metal. Eles podem ter tirado o elemento punk um pouco depois que ele saiu, porque ‘Number of the Beast’ é mais um álbum de metal, mas acho que Bruce é o que mudou para eles.

Costumávamos fazer covers de todos os tipos de coisas desse disco. Tocávamos ‘22 Acacia Avenue’. Tenho certeza de que tentamos ‘Hallowed Be Thy Name’, mas isso não é algo que tentaríamos tocar ao vivo; esse não é o nosso estilo. Também ensaiamos ‘Number of the Beast’, mas nunca a tocamos ao vivo.

E eu gostei de ‘Invaders’. Alguém estava me dizendo que Steve Harris odeia essa música. Mas eu entendo, porque há um punhado de músicas em nossa história que eu penso, ‘Caramba, eu odeio essa música’. Desprezo ‘Desire’ e odeio ‘Cleanse the Soul’. Mas quando ‘Invaders’ apareceu, eu pensei, ‘Uau, eu gosto disso.’ E então eu tentei começar a pensar sobre porque ele odiaria. Não entendi. Mas ele está perto dela, como eu estou perto das minhas músicas, então é mais do que bem-vinda a sua opinião, Steve. Você escreveu.”

Judas Priest – Stained Class (1978)

“Para mim, historicamente, parece ser o álbum mais completo do Judas Priest. Adoro a introdução de ‘Stained Class’. E Rob Halford é meu cantor favorito de todos os tempos, seguido de perto por Ronnie James Dio e Bruce Dickinson. Há riffs em todos os primeiros discos, assim como em muitos dos posteriores, mas foi no ‘Stained Class’ que eles realmente descobriram o que o ‘som do Priest’ seria. Fizemos um cover de ‘Dissident Aggressor’, do ‘Sin After Sin’ porque era superpesado, mas muito obscuro. Muitas pessoas pensaram que era nossa.”

Mercyful Fate – Melissa (1983)

“Quase esqueci de incluir Mercyful Fate. Eu estava olhando meus discos e pensei, ‘Oh, Deus, Mercyful Fate.’ ‘Melissa’, em particular, foi Mercyful Fate encontrando seu som. E é assim que a banda, se eles tivessem permanecido juntos, provavelmente soaria até hoje. Tem ótimas composições. Eu amo a dupla de guitarras de Michael Denner e Hank Shermann. E King Diamond tem um estilo completamente único de cantar, você ama ou odeia. Qualquer um teria dificuldade em encontrar defeitos. É muito bem-feito.

Definitivamente, houve uma influência deles em ‘Hell Awaits’, do Slayer. Você pode dizer pelas músicas super longas com, tipo, 10.000 mudanças de riff. Isso foi definitivamente uma influência do Mercyful Fate. Você pode ouvir isso em ‘Into the Coven’ e na música ‘Melissa’ – toda vez que ouço, é tão triste que fica comigo por um dia na cabeça.

Na verdade, em 2015, no último Mayhem Fest que tocamos, eu subi no palco com o King Diamond e toquei ‘Evil’ em oito shows. Foi uma emoção gigantesca para mim. E não penso em mim nesse contexto; Eu fico tipo, ‘Esse é o King Diamond. Por que diabos você quer que eu suba no palco?’ Mas ele realmente gostava disso. Mesmo que ‘Melissa’ tenha saído no mesmo ano que ‘Show No Mercy’, havia lançamentos pré-existentes – eu tinha o EP Mercyful Fate – então eles eram maiores do que nós aos meus olhos. E eu ainda era adolescente, então era super impressionável.”

Metallica – Master of Puppets (1986)

Metallica – Master of Puppets (1986)

“Eu não estava em dúvida sobre escolher um disco do Metallica para a lista, mas também não foi uma decisão apressada. É uma ótima banda e eles merecem estar nesta lista, então pensei: ‘Qual álbum de todos os álbuns eu colocaria se, digamos, estivesse malhando?’ Seria ‘Puppets’ porque uma das minhas músicas favoritas do Metallica de todas – bem, provavelmente minha música favorita do Metallica de todas – está nesse disco, ‘Damage Inc.’. É a melhor que eles já escreveram.

Eles foram a primeira banda thrash. Eram mais estabelecidos do que nós. Lembro-me de vê-los no início em Orange County, em um lugar que frequentamos mais tarde, chamado Woodstock. Eu e Jeff Hannemann íamos fazer o dever de casa, ver quais bandas estavam bombando e o que estava acontecendo. Ouvimos falar do Metallica e eles tocaram tão perto de nós que fomos. E basicamente tudo que eu lembro sobre isso é assistir Dave Mustaine tocar esses solos malucos sem olhar para as mãos. Eu fico tipo, ‘Esse cara é demais. Ele é incrível. Um grande talento.’ Infelizmente, seus demônios levaram a melhor e ele teve que seguir um caminho diferente.

No ‘Master of Puppets’, porém, há coisas ótimas. Eu amo ‘Battery’ e ‘Master of Puppets’, embora sejam um pouco longas para mim. Você sabe, o Slayer realmente não faz músicas épicas, porque eu fico cansado delas. Mas esse álbum tem um bilhão de ótimas músicas.”

Ozzy Osbourne – Diary of a Madman (1981)

“Tive dificuldade em escolher entre ‘Blizzard of Ozz’ e ‘Diary of a Madman’. E por falar nisso, eu poderia ter escolhido qualquer coisa com o Zakk Wylde, porque ele é um superastro. O primeiro álbum solo de Ozzy foi ótimo – foi a primeira amostra de Randy Rhoads – mas Diary não parecia tão influenciado pelo teclado. Parecia mais pesado para mim com ‘Over the Mountain’ começando o disco. Essa música é pesada pra caralho. E a música ‘Diary of a Madman’ é tão assustadora com a introdução. ‘Believer’ também é uma ótima música.

Leia também:  A música do Metallica que Lars gostaria de ouvir o Deep Purple tocar

Eu pude ver Randy ao vivo com Ozzy no último show em Long Beach. Foi ótimo. Eu estava animado para vê-lo pelos próximos 20, 30 anos, mas isso não aconteceu. Felizmente fui naquele show, porque é uma memória que muitas pessoas não têm. A maneira como ele tocava, sem esforço. Apenas observando-o, um daqueles talentos naturais. Ele fazia o difícil parecer fácil.”

Rainbow – Long Live Rock ‘n’ Roll (1978)

“Ronnie James Dio foi – diga-se de passagem, infelizmente – um grande cantor. Eu nunca o vi com o Rainbow, mas quando o vi com o Black Sabbath, ele era natural. Foi como ouvir o disco. Era tão bom. E tenho passado por um grande renascimento de Ritchie Blackmore recentemente. Ele escreveu ótimas coisas e não recebe o crédito que merece. Eu amo ‘Rising’ e ‘Stargazer’, mas para mim ‘Long Live Rock ‘n’ Roll’ é melhor, música por música. Há coisas ótimas lá. É simplesmente pesado.

Há, tipo, seis ou sete músicas lá, e a única que eu realmente não ouço é a última. Então, ‘Kill the King’, ‘Long Live Rock ‘n’ Roll’, ‘The Shed’, ‘Gates of Babylon’… Jesus Cristo, essa é uma das músicas mais legais de todos os tempos.

Quanto a Blackmore, eu amo Deep Purple e Rainbow até que Dio saiu e ele realmente começou a tentar seguir a rota pop com Graham Bonnet e Joe Lynn Turner – há algumas ótimas músicas lá, mas não é o que eu gosto no Rainbow. Eu creditaria seu trabalho no Deep Purple como uma influência no thrash. Foi difícil não escolher um álbum do Deep Purple para isso; se eu tivesse, provavelmente teria ido com ‘Machine Head’. Em ‘Highway Star’, parecia que Ritchie estava mais interessado em tocar ritmos mais rápidos do que no Sabbath. Demorou bastante para o Sabbath chegar a algum lugar remotamente rápido, eu acho. Eu diria que isso aconteceu provavelmente na era Dio com ‘Neon Knights’ e coisas assim; isso é thrash para mim, mas Blackmore era muito antes disso. E fizemos um cover de ‘Highway Star’. Chegamos a tocar ao vivo, é uma ótima música.

Mas nesse contexto de escolher um álbum do Blackmore, ‘Long Live Rock ‘n’ Roll’, para mim, tem mais músicas boas.”

Venom – Black Metal (1982)

“Descobrir música era diferente no início dos anos 1980 em comparação com agora. Você tinha que esperar até que zines como Metal Forces e Kerrang! enviassem suas revistas importadas para cá. Então, lia sobre bandas que não tinham cobertura aqui. Agora, com a internet, o conhecimento está em toda parte. Portanto, era muito importante para mim ir às lojas de discos e ver quando as revistas chegavam e comprá-las para ver o que estava acontecendo. Com o Venom, as fotos que eles publicaram eram incríveis. Hoje, quando você olha para eles, é cafona e ridículo. Mas naquela época, para um adolescente impressionável, eu pensava: ‘Olhe para esses caras malditos’.

O Slayer queria parecer o Venom desde o início. Estávamos impressionáveis e tentando nos encontrar e provavelmente éramos um cruzamento entre Venom e Mercyful Fate, talvez um pouco de Priest, talvez um pouco de punk. É de onde viemos.

Escolhi o ‘Black Metal’ porque acho que o Venom ficou melhor à medida que avançavam. Eles foram a melhor banda de m*rda de todos os tempos. Mas no ‘Black Metal’ você poderia dizer que eles estavam melhorando. Há ótimas músicas. Lembro que entre os discos eles lançavam EPs, e foi daí que veio ‘Bloodlust’, que depois saiu na remasterização do ‘Black Metal’. E a música ficou melhor. Eles são pesados. Não sei se você chamaria isso de… Acho que não chamaria de thrash, mas definitivamente de metal mais rápido. É ‘black metal’. Eles inventaram a expressão.”

Sobre Kerry King

Kerry King conheceu Jeff Hanneman durante audição para uma banda, em 1981. Os dois disputavam a vaga, mas não gostaram do grupo, que era voltado ao southern rock. Vendo que tinham afinidades musicais, resolveram juntar forças e fundaram o Slayer.

Leia também:  Como Joni Mitchell representa o maior arrependimento de Robby Krieger

Em 1984, paralelamente ao Slayer, King integrou o Megadeth. A passagem durou apenas cinco shows na região de San Francisco. Também participou de discos do Pantera, Beastie Boys, Rob Zombie, Soulfly, Hatebreed, Sum 41 e Witchery.

*Foto: pitpony.photography / CC BY-SA 3.0

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesOs 10 melhores álbuns de metal na opinião de Kerry King
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

  1. Só coisa boa…não é a toa que o som do Slayer tem tudo de um pouco em termos de metal e punk, influências que designam o som matador da banda!!!! Valeu!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades