Quando uma música de Raul Seixas salvou a carreira de Chitãozinho e Xororó

Hit tocou no rádio durante momento complicado da dupla - e foi a canção certa no momento adequado, os dando motivação para continuar

Arte é capaz de oferecer um bálsamo à alma, motivo para sorrir e até mesmo o empurrão que necessitamos de vez em quando para nos arriscarmos e superarmos nossos limites. No caso de Chitãozinho e Xororó, o Maluco Beleza em pessoa, Raul Seixas, os ajudou a não desistir da carreira durante o momento mais complicado de suas vidas através de sua música.

Em uma entrevista de 2011 ao “Fantástico” (via Whiplash.Net), os dois contaram a história:

“Em 1975 a gente estava vivendo da música, e nós quase paramos de cantar. O nosso pai teve um problema de saúde e a gente sustentava os outros seis irmãos e os pais. Nós ficamos três meses fazendo uma turnê no Paraná e deu uma geada – todo mundo sabe desta geada no Paraná – e a economia do estado acabou. E a gente estava lá.”

- Advertisement -

A geada em questão, ocorrida em julho de 1975, devastou o Norte e Noroeste do Paraná, destruindo completamente a produção de café da região. A família da dupla sentiu as dificuldades inerentes à perda financeira. Eles contaram:

“Nós tivemos que vender o carro, ficamos cheios de dívidas. Aí voltamos pra São Paulo sem dinheiro, arrumamos até dinheiro emprestado para colocar gasolina, e daí a gente estava lá no Largo Paiçandu pensando em vender o carro, acertar as contas e largar de cantar por um tempo, dar um tempo, arrumar um emprego.”

Foi então que, como providência divina, uma canção começou a tocar, eles disseram:

“Mas aí nós ouvimos a música do Raul Seixas, ‘Tente Outra Vez’. A gente estava dentro do carro falando no que ia fazer, planejando, e aí tocou a música: ‘vai, tenha fé em Deus, tenha fé na vida!’. Aquilo bateu na gente assim, sabe quando uma música, você ouve ela no momento certo? Nós olhamos um pro outro e dissemos: ‘nós não sabemos fazer nada!’ Se a gente parar de cantar vai ser pior. E a música fez a gente voltar pra estrada de novo! Aí deu tudo certo!”

Raul Seixas e Chitãozinho e Xororó

Chitãozinho e Xororó se tornaram uma das duplas mais bem sucedidas da história da música brasileira, e fizeram questão de mostrar seu respeito à canção de Raul Seixas que os deu motivação, gravando várias versões ao vivo dela.

Leia também:  A banda pop punk que Kerry King adora, mas discorda do rótulo

Confira uma apresentação de “Tente Outra Vez” feita por Chitãozinho e Xororó abaixo:

Ecletismo musical

Em 2022, Chitãozinho e Xororó contaram ao G1 sobre suas preferências musicais e de cultura pop como um todo. Xororó foi perguntado sobre sua playlist pessoal. No “ato”, mostrou o celular que mostrava a música “Trampoline”, do grupo Shaed, que tem participação de Zayn Malik. O cantor disse que seu filho, Junior Lima (da dupla Sandy e Junior), tem apresentado ao pai muito da música pop atual, citando também outros nomes.

“É bem pop esse grupo. Eu ouço John Mayer muito, eu ouço Ben Harpper muito. Esse grupo aí é super pop mesmo. Meu filho apresentou, eu tenho ouvido bastante. Fazendo exercício eu ouço muito eles. Eu procuro diversificar porque acaba tendo influências, eu estou compondo agora coisas mais pop, então eu estou ouvindo essas coisas para poder entender mais esse universo. Para trazer as influências para o nosso universo você tem que ouvir.”

Já Chitãozinho tem um perfil mais calcado no sertanejo e no country americano, com o qual o som da dupla vive flertando. Nem por isso ele deixa de ter uma variedade em sua playlist, que está quase sempre no modo aleatório.

“Quando eu estou na estrada eu coloco música no shuffle, fica no aleatório, então tudo o que eu tenho ali na minha biblioteca vai tocado aleatoriamente. Então eu tenho samba, rock, bastante sertanejo, pop e muito country.”

Xororó também citou a influência dos Beatles, tendo maratonado recentemente o documentário “The Beatles: Get Back”, de Peter Jackson, sobre as gravações do álbum “Let it Be”. Os Bee Gees, que já gravaram com Chitãozinho e Xororó, também foram lembrados.

“Ouço muito Beatles também, assisti agora o documentário que conta a história real deles, eles no estúdio criando tudo aquilo que a gente conhece, eu fiquei enlouquecido, era difícil desligar, já era madrugada, eu e a minha mulher ali assistindo. Assista também os Bee Gees, achei maravilhoso, e a gente teve o privilégio de cantar com eles.”

Leia também:  A banda que definiu o heavy metal, na opinião de Roger Glover

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesQuando uma música de Raul Seixas salvou a carreira de Chitãozinho e...
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como Rock'n'Beats e Scream & Yell.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades