A opinião de Ray Davies sobre versão do Van Halen para “You Really Got Me”

Sucesso foi tão grande que fãs chegaram a pensar que o Kinks estava tocando uma música dos americanos em turnês posteriores

Lançada em janeiro de 1978, a versão do Van Halen para “You Really Got Me”, original do The Kinks, foi o primeiro single promovendo seu álbum de estreia.

O cover foi registrado após a gravadora entender que, apesar de todo o potencial das faixas autorais, a banda não tinha algo com potencial radiofônico. A saída foi resgatar algo que já tocavam nos shows em tempos de clubes.

- Advertisement -

O sucesso acabou beneficiando os autores da versão original. O The Kinks possui status lendário no Reino Unido, mas nunca alcançou grande fama em território norte-americano. A homenagem de Eddie e companhia ajudou a mudar, ao menos um pouco, esse panorama.

Em entrevista de 2010 à Classic Rock (resgatada pelo Rock and Roll Garage), o vocalista e guitarrista Ray Davies falou sobre suas impressões em relação à gravação do grupo estadunidense.

“Ficou bem americana. Tinha aquele clima de ‘Ei cara, olhe para mim com as calças apertadas! Aqui está nossa versão de You Really Got Me’. A boa arte nem sempre significa ter a melhor técnica. Tenho certeza de que Eddie Van Halen tocava melhor quando estava bêbado. Mas deve ser um bom registro, se as pessoas gostaram.”

O The Kinks não pôde evitar a associação de uma parte mais jovem do público à versão quando saiu na seguinte turnê.

“Ficamos chateados quando tocamos na América logo a seguir. Havíamos lançado um álbum chamado ‘Low Budget’. Acabamos fazendo turnês e tocando em estádios. Um garoto veio até mim depois de um dos shows e disse: ‘Eu gostei do seu cover do Van Halen’.”

Van Halen, The Kinks e “You Really Got Me”

Original de 1964, “You Really Got Me” é considerada uma das pedras fundamentais do lado mais pesado do rock. Seu riff distorcido em power chords influenciou a criação de gêneros como o hard rock, heavy metal e punk rock.

Leia também:  O único momento de prazer dos Beatles na era “Let It Be”, segundo Ringo Starr

Posteriormente o Van Halen regravaria mais uma música do Kinks: “Where Have All the Good Times Gone”, que abre o álbum “Diver Down” (1982). Também é possível encontrar registros de bootlegs com a banda tocando “All Day and All of the Night” ao vivo antes da fama.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA opinião de Ray Davies sobre versão do Van Halen para “You...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades