Quando o Heart tocou “Stairway to Heaven”, do Led Zeppelin, e fez Robert Plant chorar

Irmãs Wilson e o baterista Jason Bonham fizeram uma apresentação histórica frente aos membros remanescentes da banda

A música “Stairway to Heaven”, do Led Zeppelin, é uma das mais conhecidas de todos os tempos, não só do rock. Se a gravação original já é incrível por si só, a versão feita pelas irmãs Ann e Nancy Wilson, do Heart, ao lado do baterista Jason Bonham, filho de John Bonham, deixou tudo ainda mais belo.

Naquele ano, o vocalista Robert Plant, o guitarrista Jimmy Page e o baixista John Paul Jones – membros remanescentes do Led Zeppelin – receberam o Prêmio Kennedy, uma das mais altas honrarias concedidas a artistas por autoridades dos Estados Unidos. A homenagem é sempre feita pelo presidente dos Estados Unidos – na época, Barack Obama ocupava o posto.

- Advertisement -

A cerimônia de 2012 foi realizada em 5 de dezembro, no Kennedy Center, na cidade de Washington. Além do Zeppelin, foram homenageados o bluesman Buddy Guy, o apresentador David Letterman, o ator Dustin Hoffman e à bailarina Natalia Makarova.

Foram realizados vários tributos aos premiados, com direito a um bem-humorado discurso de Obama, mas ninguém estava preparado para o que viria ao final da festa. De fato, nem mesmo as irmãs Wilson estavam totalmente seguras do que aconteceria.

Led Zeppelin e Heart, criador e criatura

No início da carreira, ainda nos anos 1970, o Heart foi muito comparado ao Led Zeppelin. Embora a banda de Ann e Nancy tenha desenvolvido uma proposta sonora bem diferente com o passar dos anos, a influência é inegável.

A situação fez toda a diferença para as irmãs Wilson. Uma coisa é fazer um cover em show de sua própria banda; outra, é tocar a música mais famosa de artistas lendários na presença dos próprios.

Ter Jason Bonham na bateria trazia ao mesmo tempo, um alívio e mais uma pressão. Por um lado, ele conhece muito bem todo o catálogo da banda de seu pai. Por outro, ele é filho do saudoso John Bonham e chegou a substituir o pai na última apresentação do Zeppelin, em 2007.

A guitarrista Nancy Wilson resumiu toda a pressão da circunstância ao conceder entrevista à Classic Rock.

“Oh meu Deus, sem pressão, certo? (risos) Jimmy, Robert, John, alguns dignatários, o presidente, a primeira-dama. Santo Deus! É um desses momentos em que seu profissionalismo tem que estar ali. Você tem que ter o maior foco da sua vida. Antes de entrarmos, tive que aquecer bastante os meus dedos. Era inverno, estava muito frio no camarim. Você não pode tocar ‘Stairway to Heaven’ com os dedos frios na frente de Jimmy Page!”

Leia também:  O surpreendente maior artista da história na opinião de Bruce Dickinson

A vocalista Ann Wilson também sentiu “borboletas no estômago” quando entrou no palco para dar início à canção. Em entrevista à Vulture, ela contou que apostou até em técnicas de meditação para conseguir fazer seu trabalho naquela noite.

“Poderíamos ter nos dissolvido em nervosismo, então viramos uma para a outra e falamos: ‘não vamos pensar nisso agora, vamos nos concentrar’. Eu já estava estudando meditação na época e falei para ela se concentrar. É como ter uma tigela d’água em mãos: você não quer derramar, então, você se concentra. Mas nós piramos depois.”

Quando tudo dá certo

Assim que foram anunciadas, as irmãs Wilson entraram e Nancy começou a introdução no violão. As duas e Bonham eram acompanhadas por uma banda da casa (incluindo o guitarrista Shane Fontayne, que reproduziu o solo de Jimmy Page diante do próprio), bem como pelo coral Joyce Garrett Youth, uma seção de cordas e mais um grupo de backing vocals.

Mas os primeiros momentos da canção foram conduzidos praticamente por Ann e Nancy sozinhas. A entrada dos outros músicos é gradual, como na faixa original.

De forma geral, todos brilharam na histórica apresentação que marcou de forma única e inesperada até mesmo os integrantes do Led Zeppelin.

Durante a performance, Jimmy Page era só sorrisos. O guitarrista frequentemente balançava a cabeça no ritmo da música e se manifestava de forma empolgada. John Paul Jones, o mais quieto, fazia questão de prestar atenção em cada detalhe. Parecia gostar do que ouvia.

Leia também:  A reação de Michael Douglas a ter virado sinônimo de droga no Brasil

O mais emocionado, visivelmente, era Robert Plant. Em boa parte da apresentação, estava ainda mais quieto do que Jones. Quando os dois se entreolham em alguns momentos, é impossível não notar os olhos marejados do vocalista durante a apresentação.

Robert Plant não segurou as lágrimas ao final, quando todo o coral entra. A parte mais intensa da música, naquela performance, fez o experiente cantor simplesmente chorar.

Emociona também ver a postura de Jason Bonham, que aponta para os três membros do Led Zeppelin no camarote do Kennedy Center. Em entrevista ao L.A. Weekly, Plant contou sobre a sua reação emocionada ao assistir o tributo.

“Quando eu vi o Heart tocando ‘Stairway to Heaven’, não podia acreditar que aquela música tinha algo a ver com este velho de 64 anos sentado ao lado de John Paul Jones. Pensei comigo mesmo: ‘esse sou eu… como isso aconteceu?’”

Nancy Wilson contou que todos os músicos foram cumprimentados pelos músicos do Led Zeppelin no jantar que aconteceu após a cerimônia. Para ela, Jason Bonham foi parte importante do tributo, mas a verdade é que todo o conjunto funcionou de forma absolutamente perfeita, como poucas vezes ocorre em eventos e homenagens desse tipo.

“Plant disse: ‘oh, meu Deus, aprendi a odiar tanto essa música porque todo mundo a ‘assassina’ de uma forma tão ruim, mas vocês foram ótimos’. Então, Page me disse ‘você tocou tão bem’. Quase desmaiei. Que noite.”

Segundo Ann Wilson, o sucesso da apresentação tem relação com o fato de que ela e a irmã conseguiram experimentar toda a complexa carga emocional que “Stairway to Heaven” traz consigo. Ela comparou a experiência a um orgasmo.

“Senti cada segundo daquilo como se fosse algo muito perto de um orgasmo, em termos de satisfação, sem querer exagerar. Eu me senti plena e viva. Senti o conteúdo emocional daquela música até o fim. Foi muito autêntico.”

* Texto por André Luiz Fernandes, com pauta e edição por Igor Miranda.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesQuando o Heart tocou "Stairway to Heaven", do Led Zeppelin, e fez...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades