O que é o objeto preto na capa do álbum “Presence”, do Led Zeppelin

A capa de “Presence” (1976), sétimo disco do Led Zeppelin, é tão icônica quanto peculiar. O maior mistério da imagem é o objeto ao centro da mesa, para o qual uma família parece estar olhando com muito interesse.

A capa de “Presence” (1976), sétimo álbum de estúdio do Led Zeppelin, é tão icônica quanto peculiar. O maior mistério da imagem é o objeto no centro da mesa, para o qual uma família parece estar olhando com muito interesse.

Sem produzir sombra ou qualquer outro tipo de efeito de luz na foto, o objeto preto com o formato de um obelisco é referido por todos exatamente dessa forma: “O Objeto”, ou “The Object”, originalmente em inglês.

- Advertisement -

A imagem de “Presence” foi criada pelo designer britânico George Hardie, em parceria com o coletivo Hipgnosis, responsável por capas icônicas de trabalhos do Pink Floyd, Black Sabbath e várias outras bandas. Eles, inclusive, já haviam produzido a arte de “Houses of the Holy” (1973), para o próprio Led Zeppelin.

Leia também:  O grande problema do Black Sabbath em “Headless Cross”, segundo Iommi

O Objeto do Led Zeppelin

E qual o significado de “O Objeto”? A peça foi descrita por seus criadores como algo capaz de representar o próprio Led Zeppelin, com sua “força e presença”.

No passado, o guitarrista Jimmy Page comentou:

“O álbum não tinha um título provisório. O designer disse: ‘quando eu penso em vocês, eu sempre penso em poder e força, tem uma clara presença aqui’. E foi assim. Ele queria chamar de Obelisco. Para mim, era mais importante o que estava por trás do obelisco. Essa capa é muito irônica, para ser honesto. Meio que uma brincadeira com o filme ‘2001’. Eu achei muito divertido.”

Leia também:  A curiosa sensação de Josh Freese ao entrar para o Foo Fighters

Nasce o título do álbum: Presence

A ideia foi tão bem recebida pelos membros do Led Zeppelin que eles acabaram dando nome do álbum em função do conceito da capa – algo muito raro, já que a lógica é que a arte acabe se adequando ao conceito do disco.

Além da arte da capa em si, foram produzidas mil estatuetas que representavam “O Objeto”. Elas foram numeradas a mão e se tornaram um item raro para os colecionadores da banda.

Em 2013, a estatueta de número 834 foi leiloada no eBay pelo valor de 2 mil dólares, mesmo estando fora de sua embalagem original e com uma pequena parte lascada.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO que é o objeto preto na capa do álbum "Presence", do...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pela pesquisa. Remete, pelo menos à minha compreensão, ao “MONOLITO” de “2001 uma Odisseia…” isso do ponto de vista racional. Mas também suscitou em mim o clip do inesquecível Sound Garden Black Hole Sun…

  2. Parece algo baseado nas linhas do aglomerado de estrelas Cinturão de Orion. Se olharmos para a escultura em 2 dimensões terá o mesmo traçado. Porém em 3 dimensões ela se curva, dando a idéia de movimento.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades