Produtor do Milli Vanilli, Frank Farian morre aos 82 anos

Profissional do ramo musical idealizou projeto que se tornaria a maior farsa da história da música pop

Morreu aos 82 anos o produtor Frank Farian. Ele ficou conhecido especialmente por ter idealizado o duo Milli Vanilli, considerada uma das maiores farsas da história da música pop após a descoberta de que seus supostos cantores, Fab Morvan e Rob Pilatus, não cantavam de verdade.

A família do profissional artístico confirmou a informação ao site T-Online. Não foi revelada a causa do falecimento, apenas o local: Miami, cidade nos Estados Unidos onde morava há décadas.

- Advertisement -

Nascido Franz Reuther, em 18 de julho de 1941, na cidade alemã de Kirn, o produtor trabalhava como cozinheiro antes de entrar para o mundo da música no final dos anos 1960. Ele alcançou sucesso em 1974, com o grupo disco Boney M, que oferecia uma repaginação do clássico ska “Al Capone”, rebatizada como “Baby Do You Wanna Bump”.

O projeto, que durou até 1985, era apresentado ao público como sendo formado pela modelo Maizie Williams, o ex-dançarino exótico Bobby Farrell e as cantoras Marcia Barrett e Liz Mitchell. Na realidade, porém, as gravações eram feitas em estúdio por Barrett, Mitchell e o próprio Farian, responsável por gravar as partes masculinas.

Em meados de 1987, Frank Farian — que havia produzido no ano anterior o álbum “Blind Before I Stop”, do Meat Loaf — escutou em uma boate alemã a música “Girl You Know It’s True”, do grupo de rap americano Numarx. Surgiu, então, a ideia de pegar a vibe hip hop da canção e adicionar doses de eurodance para conseguir um hit crossover. Tudo isso com uma imagem que fosse irresistível.

Nasceu, então, a ideia que daria origem ao Milli Vanilli. Cantores como as irmãs Linda e Jodie Rocco, John Davis, Brad Howell e o rapper Charles Shaw se envolveram com o projeto e gravaram o cover de “Girl You Know It’s True”, que se tornou hit na Inglaterra e na Alemanha. Ainda assim, faltava um “rosto” para tudo aquilo.

Entram na história dois dançarinos e cantores: o francês Fab Morvan e o alemão Rob Pilatus, que se conheceram em um seminário de dança em Munique e ficaram amigos. Após terem lançado um disco juntos — e fracassado —, os dois conheceram Farian e aceitaram ser a “imagem” do projeto. Só que ninguém sabia: para o mundo todo, foram anunciados como os cantores.

Leia também:  Bill Ward faz 76 anos; veja outros fatos da música em 5 de maio

Sucesso e fraude do Milli Vanilli

O primeiro disco do Milli Vanilli, “All or Nothing”, foi lançado na Europa em novembro de 1988. Uma versão do álbum nos Estados Unidos saiu com o título “Girl You Know It’s True”, mesmo nome do hit. Mais de 6 milhões de cópias foram vendidas. O grupo emplacou cinco singles no top 5 da parada americana, três deles atingindo a primeira posição. Recebeu ainda o prêmio Grammy de Artista Revelação em 1990.

Porém, a casa iria cair. Durante uma apresentação para a MTV em 21 de julho de 1989, uma falha no equipamento fez a gravação de “Girl You Know It’s True” travar. A plateia não ligou, mas em dezembro daquele ano, Charles Shaw (rapper que participou das gravações) revelou Fab Morvan e Rob Pilatus como impostores, pois estava chateado por ele e seus colegas não terem sido creditados pela gravação de “Girl You Know It’s True”.

A esse ponto, Fab e Rob estavam cansados da farsa e queriam se estabelecer como cantores de fato. Ao tentarem bater o pé com Farian, foram demitidos na hora, com o produtor admitindo publicamente o engodo. O prêmio Grammy recebido foi devolvido — por iniciativa dos dançarinos que se passavam por cantores, não por exigência.

A reação pública foi feroz – e mirada apenas nos dois dançarinos. Nada contra Farian ou a gravadora Arista. Em entrevista de 2020 ao Yahoo, Fab Morvan falou sobre como foi injusto direcionarem todo o ódio apenas neles:

“[Farian] é a pessoa que criou tudo, juntou tudo. E no final, porque não queríamos continuar com tudo aquilo, aí ele foi pra Nova York e contou pro mundo. Nos sentimos como se estivéssemos sendo abandonados por todo mundo. Foi assim que nos sentíamos, porque quando a notícia saiu, nós éramos o foco de todo mundo. Mas o fato é que tinha muita gente envolvida com o projeto. Nós fomos traídos por muita gente.”

Frank Farian e Milli Vanilli posteriormente

Em meio a processos, ofertas de reembolsos a consumidores e retratações públicas, a Arista removeu “Girl You Know It’s True” de seu catálogo. Foi um dos álbuns mais bem-vendidos da história a receber esse tipo de tratamento.

Leia também:  Madonna teria feito doação milionária ao Rio Grande do Sul, segundo colunista

Frank Farian ainda assim tentou se aproveitar da situação lançando o que seria o segundo disco do grupo sob o nome de The Real Milli Vanilli e o título “The Moment of Truth” (1991). Não deu certo. Fab Morvan e Rob Pilatus tentaram a sorte sozinhos com o projeto Rob & Fab, que rendeu um álbum lançado em 1993, e também fracassaram por terem se tornado piadas mundiais.

Outros projetos similares de eurodance foram produzidos por Farian mesmo após a descoberta da farsa, como La Bouche e Le Click. Já nos anos 2000, ele conduziu o musical “Daddy Cool”, que traz músicas do Boney M, Eruption, La Bouche e No Mercy, além do próprio Milli Vanilli, todos grupos com o envolvimento de Frank no passado.

Em 1997, Farian concordou em produzir um disco dos dois, uma última tentativa de reabilitar suas imagens. Alguns dos vocalistas participantes do Milli Vanilli se juntaram ao projeto, tentando recobrar sua fama.

Entretanto, nessa época Rob Pilatus estava passando por diversos problemas pessoais relacionados ao vício de drogas e outros tipos de crimes. Na véspera do início da turnê promocional de “Back and In Attack”, a grande volta por cima, Rob foi encontrado morto, vítima de uma overdose acidental de álcool e remédios controlados.

Desde então, Fab Morvan e os outros vocalistas do Milli Vanilli passaram os anos tentando reabilitar sua própria imagem e o legado do grupo. Morvan, inclusive, lançou álbuns e seguiu fazendo shows. Um dos cantores originais do projeto, John Davis, faleceu de Covid-19 em 2021.

Farian conseguiu, de certo modo, sair ileso da história especialmente graças ao seu passado com o Boney M, que apesar de ser a planta para o Milli Vanilli, era mais bem-visto porque duas das integrantes realmente cantavam nas músicas. Sua última gravação, um cover de “Cherish” (Kool & the Gang) gravado em parceria com a filha, Yanina, foi lançada em 2021.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasProdutor do Milli Vanilli, Frank Farian morre aos 82 anos
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades