Como o Led Zeppelin levou Eddie Van Halen a desenvolver o tapping

Curiosamente, o saudoso guitarrista já criticou as performances ao vivo de Jimmy Page, considerado “desleixado”

Não é segredo para quem acompanha declarações de músicos e outras pessoas ligadas às mídias culturais que Jimmy Page não é unanimidade. Sim, o guitarrista e produtor levou o Led Zeppelin ao patamar de uma das bandas mais inventivas e revolucionárias da história. Porém, suas performances ao vivo também foram alvo de críticas, por supostamente não estarem no mesmo nível do que foi feito em estúdio.

Até mesmo Eddie Van Halen, que não era muito de falar sobre os outros em público, deixou suas impressões. Em resgate do Music Radar, o saudoso guitarrista disse sobre o colega de função:

- Advertisement -

“Jimmy Page é um excelente produtor. ‘Led Zeppelin’ e ‘Led Zeppelin II’ são discos clássicos. Como músico, ele é muito bom em estúdio. Mas nunca o vi tocar bem ao vivo. Ele é muito desleixado. Toca como se tivesse a mão quebrada e tivesse dois anos.”

Ok, é uma manifestação bem forte em se tratando de dois instrumentistas que fizeram história. Ao mesmo tempo, o pai de Wolfang também reconhecia as contribuições do colega de Plant, Jones e Bonham.

Leia também:  Por que o Iron Maiden não tocará no Rock in Rio 2024, segundo Bruce Dickinson

Na já lendária entrevista ao Smithsonian National Museum of American History, em 2015, Eddie falou sobre como passou a usar a famosa técnica do tapping, que consiste em usar as duas mãos nos braços da guitarra. De saída, já fez questão de deixar claro algo que muitos sabem: ele não foi o criador do malabarismo.

“Sabe, antes da internet ninguém conseguia pesquisar coisas assim. Ultimamente todo mundo está dizendo: ‘oh, Eddie Van Halen não inventou o taping, o hammer-on e o pull-off, e isso e aquilo. E eu nunca afirmei que tinha inventado! Sei como e quando descobri como fazer. E, além disso, nunca ouvi ninguém fazer com isso o que eu fiz, que são peças musicais de verdade.”

É aí que entra a influência de Page e seus comparsas.

Leia também:  A clássica música do Led Zeppelin desacreditada por John Paul Jones

“Nunca esquecerei que Alex (Van Halen, baterista) e eu íamos a todos os shows no The Forum, em Los Angeles. Um dia o Led Zeppelin estava tocando e Jimmy Page estava tirando sons da guitarra, mas com a mão direita no ar! Basicamente, eu apenas passei a usar as duas mãos. Assim, você não pode dizer qual dedo estou usando.”

Van Halen e Led Zeppelin

Desde os tempos de clubes, o Van Halen incorporou músicas do Led Zeppelin ao seu repertório. Mesmo depois do sucesso, “Rock and Roll”, clássico do álbum “Led Zeppelin IV” (1972), compareceu. Como na turnê de “5150” (1986), primeiro disco a contar com Sammy Hagar nos vocais.

A versão aparece no home vídeo “Live Without a Net”, lançado no ano seguinte.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo o Led Zeppelin levou Eddie Van Halen a desenvolver o tapping
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades