Os riffs mais difíceis de Eddie Van Halen, segundo Joe Satriani e Sammy Hagar

Nas palavras de Satriani, introdução de certa música presente no disco "Fair Warning" (1981) é "impossível de tocar"

Sammy Hagar, juntamente do guitarrista Joe Satriani, do baixista Michael Anthony e do baterista Jason Bonham, excursionará pelos Estados Unidos no ano que vem. Como anunciado, a turnê “Best of All Worlds” terá repertório focado no catálogo do Van Halen, a ser “profundamente” explorado na série de shows.

­

- Advertisement -

Sendo assim, os envolvidos têm feito uma “imersão” na discografia da banda. Durante participação no programa de Howard Stern (via Guitar World), os músicos apresentaram cinco faixas do grupo e aproveitaram para discutir alguns aspectos das músicas.

Um deles é a dificuldade em replicar certos riffs executados pelo saudoso guitarrista Eddie Van Halen. Na opinião do Red Rocker, por exemplo, os riffs de “5150” e “Summer Nights” – ambas do álbum “5150” (1986) – estão entre os mais complicados. Já para Satriani, a intro de “Mean Street” – do disco “Fair Warning” (1981) – é “impossível de tocar”. 

Em relação à última faixa citada e à responsabilidade de Joe, Hagar complementou:

“Essa é do início da carreira. Toda vez que Eddie tocava e toda vez que Joe toca… é insano […]. A razão pela qual Joe está nesta banda para esta turnê é porque, se você for se aprofundar nas coisas que Eddie fez e no catálogo do Van Halen, você precisa de um cara como Joe Satriani, que não esteja apenas imitando Eddie. Muitos jovens pegam uma guitarra, mas não sabem necessariamente o que estão tocando. Eles estão apenas imitando Eddie porque ele é muito distinto. Joe sabe o que está tocando, Joe tem capacidade de fazer algo assim e saber o que isso significa.”

Sammy Hagar, Van Halen e “The Best of All Worlds”

Sete anos após o último show completo do Chickenfoot, Joe Satriani se reunirá com Sammy Hagar e Michael Anthony para uma nova turnê. Porém, Chad Smith (Red Hot Chili Peppers) não estará na bateria – embora, a julgar pelo que ele tem feito no Brasil, seja bem possível que compareça em algum momento. Em seu lugar estará Jason Bonham, que já vem tocando com o vocalista e o baixista no The Circle.

Leia também:  Por que até Ritchie Blackmore deixava Yngwie Malmsteen entediado artisticamente

Intitulada “The Best of All Worlds”, a turnê está sendo promovida com os sobrenomes dos quatro envolvidos. Organizado pela Live Nation, o giro conta com 28 datas pelos Estados Unidos entre julho e agosto. Datas e mais detalhes podem ser conferidos no site RedRocker.com.

Aproveitando o recente lançamento do box-set “The Collection II”, contendo todos os álbuns do Van Halen na era popularmente conhecida como Van Hagar, o repertório será concentrado nas músicas do período. Diz o frontman em material promocional:

“É uma loucura pensar que já se passaram 20 anos desde que Mikey e eu tocamos essas músicas com o Van Halen na turnê ‘Best Of Both Worlds’. Com Joe a bordo, podemos mergulhar mais fundo naqueles anos. Vamos abordar alguns sucessos de toda a minha carreira, mas ver fãs antigos e novos realmente abraçarem a nova coleção desencadeou algo em nós. Na minha festa de aniversário, em Cabo, nos entreolhamos e decidimos que era a hora. A obra que criamos vai sobreviver a todos nós. Vamos oferecê-la aos fãs enquanto ainda podemos.”

O músico australiano Rai Thistlethwayte acompanhará o quarteto tocando teclados e fazendo backing vocals. Os canadenses do Loverboy serão a atração de abertura em todas as datas.

Leia também:  Com direito a surpresas, Bruce Dickinson encanta com estreia solo em Porto Alegre

Sobre Eddie Van Halen

Nascido em 26 de janeiro de 1955, em Amsterdã, nos Países Baixos, Eddie Van Halen veio de família musical, visto que seu pai tocava piano, clarinete e saxofone. Mudou-se para os Estados Unidos em 1962.

Na década seguinte, formou com seu irmão, o baterista Alex Van Halen, a banda que carregava o sobrenome de ambos. A formação clássica também incluía David Lee Roth nos vocais e Michael Anthony no baixo.

Eddie chamou a atenção com seu estilo de guitarra inovador, introduzindo novas formas não apenas de tocar, como também de configurar e utilizar equipamentos. Além de grande curioso pela parte eletrônica, era também pianista, o que influenciou sua abordagem no instrumento.

Em 1978, o Van Halen assinou um contrato de gravação com a Warner e lançou seu álbum de estreia homônimo, que não demorou a se tornar um sucesso. A partir daí, uma trajetória de sucesso foi consolidada, seja com Roth ou com seu substituto nos vocais, Sammy Hagar.

Além de seu trabalho com o grupo que carrega seu sobrenome, Eddie Van Halen colaborou com outros artistas renomados, como Michael Jackson, Brian May (projeto Star Fleet), Gene Simmons (Kiss), Black Sabbath, Roger Waters, entre outros.

Faleceu em 6 de outubro de 2020, aos 65 anos, após uma longa batalha contra o câncer. Em seus últimos anos, apesar da reclusão e ausência dos palcos, planejou fazer uma turnê final com todos os músicos que haviam passado pelo Van Halen.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesOs riffs mais difíceis de Eddie Van Halen, segundo Joe Satriani e...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades