O som que Andrew Watt quis extrair dos Rolling Stones em “Hackney Diamonds”

Produtor, que já trabalhou com nomes como Iggy Pop e Ozzy Osbourne, adotou uma tática específica para conseguir resultado esperado

No próximo mês de outubro, os Rolling Stones lançarão um novo álbum de inéditas, “Hackney Diamonds”. Andrew Watt – que trabalhou recentemente com Iggy Pop, Ozzy Osbourne e Pearl Jam e que também assinou a produção do disco – tinha uma pretensão muito específica para a sonoridade do material. 

Conversando com o jornal The New York Times, o produtor explicou que as gravações no estúdio aconteceram de forma semelhante a uma performance no palco. Todos os integrantes tocaram juntos, com as guitarras de Keith Richards posicionadas à esquerda e as de Ronnie Wood à direita, pois a banda ouve uns aos outros dessa forma nos shows. 

- Advertisement -

Havia um propósito por trás da atitude, como destacou: 

“Eu queria que [o álbum] soasse enorme. Porque eles são maiores do que a vida. Eles são os Stones, [palavrão]. Ao ouvir esse álbum, você deve imaginar os Stones tocando em um estádio, porque é isso que eles são.”

Wood complementou a resposta, mencionado a química musical entre os membros: 

“Quando a banda se reúne e essa mágica começa a acontecer, quem sabe aonde ela pode chegar?”

Andrew Watt e a parceria com os Rolling Stones

Em entrevista à Rolling Stone, o guitarrista Ronnie Wood revelou que Andrew Watt foi recomendado por outra lenda após problemas de disponibilidade com o produtor de longa data dos Stones, Don Was.

“O processo estava saindo dos trilhos e eu falei que a gente precisava de um árbitro. Eu estava jantando com Paul McCartney e ele perguntou como estavam indo as coisas. Eu falei que a gente precisava de alguém pra mandar na gente. E ele falou: ‘bem, tem esse cara jovem em Nova York, Andrew Watt, tentem ele’.”

Curiosamente, Mick Jagger já estava em contato com Watt, pois havia sido apresentado ao jovem produtor — por Was, inclusive — alguns anos antes. Quando foi feito o convite para que o profissional comandasse as gravações, a resposta foi entusiasmada e retórica:

“Urso c@ga no mato?”

De acordo com Wood, o produtor era exatamente de quem a banda precisava. O trabalho foi iniciado com uma espécie de esquadrinhamento de mais de 100 canções compostas para selecionar as melhores.

“[Andrew] veio, mandou na gente, ouviu o material, arrumou tudo e selecionou as melhores. As escolhas foram incríveis.”

Uma opção que pareceria natural em retrospecto foi convencer Mick Jagger e o guitarrista Keith Richards a fazer uma versão acústica, só com os dois, da música responsável por dar nome à banda: “Rollin’ Stone”, de Muddy Waters. O vocalista falou sobre a experiência:

“Foi uma coisa legal de fazer com Keith. Nunca havíamos tocado essa canção, então foi preciso aprendê-la. Há tantas músicas do Muddy Waters. Aquela, a que deu o nome à banda, a gente nunca tinha feito. E eu não sei o porquê.”

Sobre “Hackney Diamonds”

“Hackney Diamonds” sai no próximo dia 20 de outubro. É o 24º trabalho da discografia britânica da banda – 26º na americana.

Leia também:  O artista que nunca mais voltará ao Rock in Rio, segundo Roberto Medina

Anteriormente, já havia sido confirmado que o baterista Charlie Watts, falecido em 2021, havia gravado duas faixas: “Mess it Up” e “Live By the Sword”. A segunda ainda conta com Bill Wyman, baixista do grupo de sua fundação até o início dos anos 1990. Porém, também há participantes externos.

A própria “Live by the Sword” ainda conta com Elton John ao piano, função que o Rocket Man também exerce em “Get Close”. Aparentemente, o músico fez as pazes com Keith Richards após décadas de trocas de alfinetadas através da imprensa.

Também revelado outrora, Paul McCartney comparece com seu baixo em “Bite My Head Off”. E a especulação da presença de Ringo Starr ficou apenas na sessão de boatos mesmo. Finalizando, “Sweet Sounds of Heaven” inclui uma dobradinha, com Lady Gaga nos vocais e Stevie Wonder no piano.

Leia também:  A banda que definiu o heavy metal, na opinião de Roger Glover

Steve Jordan, que vem excursionando com Mick Jagger e companhia, registrou a bateria na ausência de Charlie.

De acordo com informação do colunista social e apresentador Amaury Júnior, os Rolling Stones devem passar pelo Brasil em março de 2024. Será a quinta vinda da banda ao país. Anteriormente, eles passaram por aqui nos anos de 1995, 1998, 2006 e 2016.

Rolling Stones — “Hackney Diamonds”

  1. Angry
  2. Get Close (feat. Elton John)
  3. Depending On You
  4. Bite My Head Off (feat. Paul McCartney)
  5. Whole Wide World
  6. Dreamy Skies
  7. Mess It Up (feat. Charlie Watts)
  8. Live By The Sword (feat. Charlie Watts, Bill Wyman & Elton John)
  9. Driving Me Too Hard
  10. Tell Me Straight
  11. Sweet Sounds Of Heaven (feat. Lady Gaga & Stevie Wonder)
  12. Rolling Stone Blues

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO som que Andrew Watt quis extrair dos Rolling Stones em “Hackney...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades