Como o sucesso de Steve Vai no filme “Crossroads” o afetou

Guitarrista acredita que atingiu nível maior de fama ao atuar no longa-metragem como o personagem Jack Butler

Para além dos trabalhos na música, Steve Vai atuou no filme “Crossroads” (“Encruzilhada” no Brasil), disponibilizado em 1986. Na trama, inspirada pela vida do músico de blues Robert Johnson, o guitarrista interpretou o personagem Jack Butler, que representa o demônio no duelo contra o protagonista Eugene Martone (Ralph Macchio). 

Quando o longa-metragem saiu, Vai passava por um momento intenso profissionalmente. Isso porque, ao assumir a guitarra na banda solo de David Lee Roth quase no mesmo período, ganhou mais atenção do público e da mídia.

- Advertisement -

Como explicou no podcast Vintage Rock Pod (transcrição via Ultimate Guitar), ele passou cerca de um ano e meio trabalhando com Roth em segredo, antes de sentir na pele o impacto real de colaborar com o vocalista no lançamento do álbum “Eat ‘Em and Smile” (1986) . As gravações de “Crossroads” apresentaram certa semelhança.

“Eu ia para o estúdio e gravava o filme. Então voltava para casa, como uma pessoa normal. De repente, o filme foi lançado e todo mundo assistiu. Aí você sai de casa e as pessoas te reconhecem. É preciso se adaptar.”

Segundo o guitarrista, estrelar o longa-metragem trouxe um reconhecimento diferente do que tinha experienciado na música. 

“Você pode fazer discos de sucesso até ficar exausto, mas quando você aparece em um filme de sucesso, mesmo que seja em uma pequena parte, todo mundo vai te reconhecer em todos os lugares que você for. Então precisei me acostumar. Foi divertido. Minha fama com as bandas anteriores nunca foi grande ao ponto em que eu não pudesse levar uma vida normal. Mas foi muito bom ser reconhecido pela minha contribuição.”

Conversando com a Guitar World em 2004, Vai opinou sobre o sucesso da produção. Para ele, o personagem Jack Butler representou uma personalidade chamativa aos olhos dos jovens.

“Acho que as pessoas gostaram de Jack Butler porque eu projetei muita intensidade no personagem. Os jovens gostam desse tipo de coisa. Dê uma olhada na maioria dos videogames, filmes de sucesso, lançamentos de discos de rock contemporâneo, clipes de rock. A maioria dessas coisas está centrada no sexo e na violência. Esses elementos instigam os sentidos. Acredito que a música em ‘Crossroads’ e a ideia do duelo foi cheia de energia e bem estruturada, os jovens gostam disso também.”

“Crossroads” e cinema

Crossroads” faturou mais de 5 milhões de dólares em bilheteria à época do lançamento. Steve Vai realizaria outras participações em trilhas sonoras, como a de “Bill & Ted’s Bogus Journey” (“Bill & Ted – Dois Loucos no Tempo” na versão nacional). Mais recentemente, gravou passagens de guitarra em “Studio 666”, filme protagonizado pelo Foo Fighters.

Leia também:  O convidado que faltou no álbum solo de Slash, segundo o próprio

Sobre Steve Vai

Além da carreira solo, Steve Vai se destacou ao ser revelado por Frank Zappa, no início dos anos 1980. A seguir, substituiu Yngwie Malmsteen no Alcatrazz. A consagração definitiva veio ao assumir a guitarra na banda solo de David Lee Roth logo após o vocalista deixar o Van Halen. Posteriormente, ainda integraria de forma breve o Whitesnake.

No momento, segue promovendo “Inviolate”, seu 10º álbum solo de estúdio, lançado em janeiro do ano passado. Com a “Inviolate World Tour”, excursiona pela América do Norte até o fim de agosto e, então, pela Ásia e Oceania. Passou pelo Brasil em junho, no festival Best of Blues and Rock, em São Paulo.

Leia também:  Os guitarristas pouco lembrados que Jimmy Page cita como inspiração

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo o sucesso de Steve Vai no filme “Crossroads” o afetou
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades