Axl Rose faz rara menção a Izzy Stradlin ao tocar “Mr. Brownstone” com o Guns N’ Roses

Última menção ao ex-guitarrista havia ocorrido durante uma apresentação em setembro de 2021, com relato sobre origem da música "Don't Cry"

Izzy Stradlin foi uma das principais forças criativas no auge do Guns N’ Roses, mas desde sua saída em 1991, menções ao guitarrista têm sido esporádicas. Especialmente raros são os episódios em que o vocalista Axl Rose fala do ex-companheiro.

Durante show em Montreal, no Canadá, na última terça-feira (8), fãs filmaram o momento em que Rose introduziu um clássico do grupo, “Mr. Brownstone”, com uma história envolvendo Stradlin. O guitarrista compôs a música ao lado do colega de instrumento Slash. Conforme transcrito pelo site, o cantor afirmou:

“Eu lembro quando a gente começou a tocar essa canção, ensaiando, e perguntei pro Izzy, eu estava tipo, ‘Que p#rra que você tá falando? Levantar ou acordar em torno das 7’. E ele fala ‘Da noite, cara, da noite’.”

- Advertisement -

Para quem não conhece, o trecho da letra de “Mr. Brownstone” citado por Axl diz (via Letras):

“I get up around seven
Get outta bed around nine
And I don’t worry about nothin’, no
Because worryin’ is a waste of my time
Show usually starts around seven
We go on stage around nine
Get on the bus about eleven
Sippin’ a drink and feelin’ fine”

[“Eu acordo por volta das sete
Saio da cama por volta das nove
E não me preocupo com nada, não
Porque preocupação é perda do meu tempo
O show normalmente começa por volta das sete
Nós vamos para o palco por volta das nove
Pegamos o ônibus por volta das onze
Bebendo um gole e nos sentindo bem”]

Esta não é a primeira vez em que Axl Rose fala de Izzy Stradlin, que não participa da atual formação ao lado de Slash e do baixista Duff McKagan por ter recusado a proposta financeira feita pelo grupo. Apesar da relação conturbada ao longo dos anos, Rose contou uma história envolvendo Stradlin ao tocar “Don’t Cry”, em setembro de 2021, na cidade americana de Atlantic City.

Na ocasião, o vocalista relembrou a história que deu origem à canção, reatando uma amizade com o guitarrista.

“Esta próxima música foi a primeira composta para o Guns N’ Roses. Fui até a casa de Izzy e joguei algumas pedras em sua janela. Ele veio até a janela e estava preocupado que eu tivesse ido lá para chutar o traseiro dele. Estávamos em uma briga por alguns meses. Era como os Blues Brothers: ‘temos que reunir a banda novamente’. Nós nos sentamos e eu disse ‘ei, eu tenho uma letra depressiva aqui’ e ele disse ‘eu tenho uma melodia realmente depressiva de guitarra’, e eu disse ‘perfeito, deu certo’.”

Izzy Stradlin fora do Guns N’ Roses

Axl Rose, Slash e Duff McKagan confirmaram em mais de uma ocasião que convidaram Izzy Stradlin para voltar ao Guns N’ Roses junto dos dois últimos citados, em 2016. As negociações foram iniciadas um ano antes.

Leia também:  “Rock é atitude”, diz Roberta Medina ao explicar sertanejos no Rock in Rio

Na época, Axl Rose chegou a dizer em entrevista ao “Fantástico”, da TV Globo, que nem ele sabia explicar a ausência do amigo:

“Não sei exatamente o que dizer sobre Izzy. É como se você pudesse ter uma conversa e achar que é de um jeito e, então, no outro dia já é de outro jeito. E eu não estou tentando provocar Izzy. É só que o que acontece com ele é algo meio dele, seja lá o que isso for.”

A entrevista repercutiu tanto que Izzy Stradlin voltou ao Twitter, rede social que ele praticamente não atualiza, para rebater. Em uma postagem removida pouco tempo depois, ele disse:

“Besteira. Eles não queriam dividir o dinheiro igualmente. Simples assim. Indo em frente…”

Por estar bem sumido da mídia e das redes sociais, não dá para saber com precisão o que Izzy Stradlin faz da vida nos dias de hoje. Porém, temos conhecimento de algumas coisas.

Leia também:  Jeff Beck planejava álbum colaborativo com Mark Knopfler antes de morrer

Em entrevista ao Wall Street Journal, em 2018, o músico destacou que apenas aproveita a vida como pode:

“Quando criança, crescendo em uma cidade pequena (Lafayette, nos Estados Unidos), percebi que, se eu pudesse criar música… um dia, eu poderia estabelecer uma conexão com outras pessoas ao redor do mundo. Hoje em dia, componho músicas constantemente, viajo um pouco e aproveito o máximo de cada dia. A vida não é permanente. Tento manter isso em mente enquanto faço meu caminho.”

Na mesma época, Steven Adler, parceiro de Izzy nos tempos iniciais de Guns N’ Roses, foi mais claro ao falar sobre o assunto em outra entrevista. Segundo o batera, Stradlin dedica boa parte de seu tempo a comprar e reconstruir carros e a viajar pelos Estados Unidos.

“Conversei com Izzy há dois meses. Ele só compra carros antigos, os conserta, dirige pelo país até seu rancho. Ele tem um rancho em Indiana ou algo assim. Ele tem um talento para viver. Viver requer um talento e ele tem talento para a vida.”

Alan Niven, empresário do Guns entre 1986 e 1991, contou que, em 2017, Izzy Stradlin reconsiderou sua decisão de ficar fora da reunião. Segundo ele, o guitarrista chegou a viajar a uma das cidades onde a banda tocaria e a participar de uma passagem de som.

“Ele saiu após uma passagem de som, não queria ter nada a ver com aquilo.”

Niven apontou que o fato ocorreu “em 2017, em algum lugar no meio-oeste (dos Estados Unidos), quando estavam fazendo shows em estádios”.

“Obviamente, estava indo bem e todos estavam felizes, havia um pouco daquela irmandade. Estou certo de que ele teria ficado com isso. No entanto, algo deve tê-lo aborrecido, pois ele saiu logo após a passagem de som e nunca surgiu para outra performance. Acho que, agora, ele está desapontado (com a banda).”

Curiosamente, Stradlin foi, até o momento, o único integrante da formação clássica do Guns N’ Roses a não participar de qualquer show da “Not In This Lifetime… Tour”. Além do retorno permanente de Slash e Duff McKagan, Steven Adler chegou a tocar algumas músicas em certas apresentações feitas pela banda.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasAxl Rose faz rara menção a Izzy Stradlin ao tocar “Mr. Brownstone”...
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como Rock'n'Beats e Scream & Yell.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades