Por que imagem é importante para a música, segundo Rob Halford

Com o Judas Priest, Metal God foi responsável por estabelecer o visual que define o heavy metal em sua essência

A despeito de alguns resquícios da sonoridade em artistas anteriores, o Black Sabbath foi a banda que estabeleceu os conceitos da sonoridade que passaria a ser conhecida como heavy metal. Porém, em se tratando dos aspectos visuais, o pioneirismo ficou a cargo de outro grupo que também surgiu na cidade inglesa de Birmingham: o Judas Priest, do vocalista Rob Halford.

Foi no final dos anos 1970 que o Priest incorporou vestuário altamente concentrado no couro, além de spikes, tachinhas e tudo que pudesse ser considerado agressivo ao cidadão comum. A temática, para desespero da turma do “metal é coisa de machão”, teve alta influência na cena gay da época, além dos motoqueiros.

- Advertisement -

Em entrevista para a mais recente edição da Metal Hammer, Halford ressaltou a importância do movimento. E refutou a ideia de que a música não precise de um acompanhamento fashion.

“Desde os Beatles vestindo ternos e adotando um tipo específico de penteado, a música tem ligação com a identidade visual. Olhe para os headbangers – jeans e couro, todo mundo sabe que você é um deles. No caso do Priest, foi um esforço consciente de nossa parte – estávamos nos sentindo pesados e soando pesados, mas não parecíamos isso. Encontrei uma imagem outro dia em que Ian [Hill, baixo] está todo de branco, Ken [Downing, guitarra] parece um mosqueteiro, estou com uma jaqueta de couro e Glenn [Tipton, guitarra] está vestindo algo que parece umas cortinas. O ponto de inflexão foi depois do álbum ‘Stained Class’, de 1978 – o esforço consciente que fizemos ajudou a identificar como era o metal.”

Sendo assim, Rob não tem qualquer constrangimento ao admitir se sentir honrado por ser o Metal God.

“Não posso dizer que vou ao banheiro e fico pensando: ‘Ooh, eu sou o Metal God’. Mas tudo surgiu com a música ‘Metal Gods’, do álbum ‘British Steel’ (1980). Comecei a ver na imprensa e imediatamente entendi que era importante. Isso me lembra quem eu sou e o trabalho que tenho que fazer. É um termo carinhoso. É essa parte ‘metal’ que realmente me atrai – é um ponto de foco.”

Rob Halford e Judas Priest atualmente

Atualmente com 71 anos, Rob Halford trabalha no próximo disco do Judas Priest. O lançamento deve acontecer no primeiro semestre do ano que vem.

Leia também:  Bruno Mars fará show no Morumbi ainda em 2024

A banda tem uma turnê britânica com Uriah Heep e Saxon marcada para março de 2024.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que imagem é importante para a música, segundo Rob Halford
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades